Relações Públicas

Por Tiago Dantas

A imagem que as empresas passam delas mesmas é fundamental no mercado.
A imagem que as empresas passam delas mesmas é fundamental no mercado.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Em um ambiente extremamente competitivo, a imagem que as empresas passam delas mesmas é fundamental no mercado, se tornando um símbolo de eficiência, eficácia, produtividade e acima de tudo, uma boa aceitação na sociedade. O bacharel em Relações Públicas trabalha justamente para melhorar a imagem das empresas perante clientes, fornecedores, investidores e acima de tudo, para a sociedade em geral.

Não é a toa que vemos tantas propagandas de empresas no sentido de ter uma responsabilidade social, socio-ambiental, etc. Sem dúvida, muitas empresas têm feito bons trabalhos sociais, porém não se pode negar que isso é uma ótima estratégia usada pelos profissionais de relações públicas para melhorar a imagem de suas organizações.

Esse profissional está ligado ao fator comunicação. Ele transmite as informações para os diversos âmbitos em que a empresa está inserida, como público interno, setorial e externo. Para transmitir essas informações, este profissional conta com eficientes ferramentas: os canais de comunicação, como jornais, revistas, boletins, seminários, encontros, reuniões, etc.

É notório que a grande busca pela competitividade das organizações é um dos fatores que marcam o nosso século. Portanto, investir na boa imagem das empresas é algo extremamente importante, fazendo com que este mercado esteja em alta. Empresas de diversos setores da economia procuram cada vez mais esse profissional, sendo que as principais vagas estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste. Também há uma tendência muito grande das organizações públicas em procurar esses profissionais cada vez mais. Um exemplo disso é a Petrobras, que abriu vagas para esse profissional em seu mais recente concurso público.

O salário médio inicial desse profissional é de R$1.600 e o curso de Relações Públicas tem a duração de 4 anos. No início os acadêmicos estudam disciplinas focadas na comunicação e nos anos posteriores são estudadas outras áreas como: administração, economia, direito, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Instituições de ensino

Região Sudeste
São Paulo:
USP, Unesp PUC-Campinas, Anhembi Morumbi, UNISO, FECAP, FATEA, UNICSUL, UNITAU
Minas Gerais: UFMG, PUC-Minas, UniUbe, Uni-BH, Newton Paiva, UNA, ESAMC de Uberlândia
Rio de Janeiro: UERJ, UniFlu

Região Sul
Paraná
: UFPR, UEL, PUCPR, UNIFAMMA, UniBrasil
Rio Grande do Sul: UFRGS, UFSM, PUCRS, UniPampa, PUCRS, UCPel, Feevale, UCS, UNIJUI
Santa Catarina: Faculdade UNIBAN

Região Centro-Oeste
Distrito Federal
: UnB
Goiás: UFG, FASAM
Mato Grosso: UNIVAG

Região Nordeste
Alagoas:
UFAL
Bahia: Uneb; UCSal; FTC (Salvador, Jequié, Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista)
Ceará: FAC
Maranhão: UFMA
Paraíba: UFPB
Pernambuco: Unicap; ESURP
Piauí: UESPI

Região Norte
Amazonas:
UFAM, UniNiltonLins
Pará: UNAMA
Rondônia: FARO

Assista às nossas videoaulas