Whatsapp
Em 10/07/2008 18h57 , atualizado em 14/06/2022 17h10

Química

Guia de Profissões

A partir dos estudos químicos é possível produzir fármacos, equipamentos eletrônicos e alimentos processados, por exemplo. Por Lucas Afonso
química
Os químicos desempenham papéis fundamentais nas análises de componentes e materiais utilizados em diferentes tipos de indústrias.
PUBLICIDADE

A Química é a ciência que estuda a composição da matéria, suas transformações e propriedades. Os trabalhos desenvolvidos pela Química são essenciais para melhorar a qualidade de vida das pessoas. É por meio dos estudos desta área que se produz medicamentos, itens da alimentação, de cuidado pessoal, entre outros.

O químico, profissional formado nesta área, é responsável por investigar os elementos, suas reações e características com o objetivo de formular produtos que atendam demandas essenciais da humanidade, bem como para contribuir em processos científicos e industriais. 

Como nessa área as investigações visam a produção de sintéticos, sem a Química não haveria, por exemplo, os aparelhos celulares, computadores, cosméticos, contraceptivos ou mesmo o papel. 

O ensino de fármacos nos cursos de Medicina, bem como o estudo de aspectos da química inorgânica nas Engenharias são algumas das atividades que deram origem ao curso de Química. Entretanto, não há um consenso sobre quando de fato tenha surgido a disciplina universitária de Química.

Conheça algumas curiosidades da Química

O surgimento dos cursos de Química no Brasil aconteceu no início da década de 1910. O primeiro foi o curso de Química Industrial, que começou como nível técnico no Mackenzie College, mas se tornou superior em 1915. Neste mesmo ano foi criada a Escola Superior de Química Oswaldo Cruz. 

A Sociedade Brasileira de Química, que é a principal instituição da área no país, foi fundada em 1977. São responsabilidades dessa organização lidar com aspectos epistemológicos, metodológicos, pragmáticos e científicos da área. 

O curso

A formação em Química tem duração média de quatro anos e é ofertada em grau bacharelado ou licenciatura. A diferença essencial é que o licenciado poderá atuar no ensino, isto é, como professor de química nos diferentes níveis da educação, já o bacharel atuará em demandas de pesquisa, consultoria e indústria.

É possível cursar tanto na modalidade presencial quanto pelo formato de ensino a distância (EaD). Várias instituições ofertam o curso de licenciatura em Química a distância, inclusive públicas, ou seja, é possível fazer um curso gratuito.

Fazem parte das disciplinas básicas que compõem o curso de Química: Matemática, Física e Mineralogia, bem como disciplinas que abrangem temas e conteúdos tradicionais da área como Química Geral, Orgânica, Inorgânica, Analítica e Físico-Química.

Os estudantes da licenciatura aprendem ao longo da graduação temáticas sobre os aspectos pedagógicos, já que a finalidade desta modalidade é lecionar. Entre as disciplinas específicas para este grau estão: Filosofia da Educação, Psicologia da Aprendizagem e Didática.

Entenda sobre a relação do ensino da Química e a cidadania

Para um melhor aprofundamento e aproveitamento do curso é fundamental que o estudante de Química se engaje em atividades extracurriculares. Entre essas oportunidades estão a participação em projetos de extensão universitária, grupos de trabalho e pesquisa, participação em congressos científicos, monitorias, entre outros.

Levando em consideração que a pesquisa científica é algo intensamente presente na área profissional da Química, poder participar de projetos de iniciação científica é uma excelente oportunidade para qualificar e ampliar a formação do estudante. Nessas iniciativas os estudantes vivenciam a rotina da pesquisa científica ao lidar, de maneira prática, com a produção de um trabalho a fim de investigar e resolver um problema. 

Saiba as atribuições da Engenharia Química e o que a diferencia da Química

Os estágios são espaços importantes para vivências de trabalho profissional. Na licenciatura, os estudantes poderão planejar aulas e ministrá-las nos níveis fundamental e médio de ensino. Já no bacharelado, os estagiários poderão atuar em laboratórios de pesquisa e em indústrias farmacêuticas, por exemplo. A presença do supervisor de estágio é primordial para sanar dúvidas práticas das rotinas de trabalho. 

Público alvo

Fazem parte do perfil do estudante e do profissional de Química características como: a curiosidade, a observação atenta, o interesse em conceitos e questões relacionados às Ciências da Natureza, organização e paciência nos processos de investigação.

Algumas disciplinas do curso (grade curricular)

  • Química Geral
  • Biologia Geral
  • Vetores e Geometria Analítica
  • Química Experimental
  • Fundamentos matemáticos aplicados à Química
  • Química Inorgânica
  • Química Analítica Qualitativa
  • Cálculo Diferencial e Integral
  • Instalações Industriais e Desenho Técnico
  • Física
  • Álgebra Linear
  • Cinética Química
  • Química Analítica Quantitativa 
  • Bioquímica
  • Química Orgânica
  • Análise Instrumental
  • Métodos Espectroscópicos
  • Físico-Química Experimental
  • Análise Instrumental Experimental
  • Eletroquímica
  • Mineroquímica
  • Análise Orgânica      

Confira as disciplinas específicas do curso de grau licenciatura:

  • Filosofia da Educação
  • Estrutura e Função da Educação Básica
  • Didática
  • Educação em Direitos Humanos
  • Avaliação Educacional
  • Planejamento
  • Gestão Escolar
  • Metodologia de Ensino
  • Educação Ambiental e Sustentabilidade
  • Teorias da Aprendizagem
  • Psicologia da Educação

Mercado de trabalho

Para quem é licenciado, a demanda para atuar na docência é alta devido à falta de professores. É comum a procura por professores de Química tanto pela rede privada quanto pela pública de ensino.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para os bacharéis, entre os setores importantes para a contratação de químicos estão o petrolífero e as indústrias farmacêutica e alimentícia. 

As indústrias, que são espaços que empregam os químicos em diferentes áreas, estão distribuídas pelos estados seguindo a tendência de disponibilidade de recursos, logística e distribuição. É interessante observar quais são as principais demandas da sua região.

Os concursos públicos são alternativas para licenciados que queiram ingressar na carreira como professores e pesquisadores de instituições públicas. Mas, há oportunidades também para bacharéis para atuar em departamentos e órgãos que possuem esse tipo de demanda.

Áreas de atuação

Ensino

Nesta área poderão atuar exclusivamente os licenciados em Química. As atividades de ensino poderão ocorrer em diferentes níveis: fundamental, médio e superior. Os professores poderão trabalhar tanto na rede pública quanto privada. 

Para atuar no ensino superior é essencial ter continuado os estudos em pós-graduação, mestrado ou mesmo doutorado. 

Laboratórios e Indústria

A principal atividade desenvolvida nos espaços de laboratórios são as análises químicas, já nas indústrias os trabalhos se concentram nos processos produtivos de diversos tipos de produtos.

Confira quais são as possibilidades de trabalho nestes espaços: 

Química ambiental: desempenha análise do meio ambiente para avaliação de riscos de acordo com as normas estabelecidas como as da Organização Internacional da Normalização (ISO). Nos laboratórios com essa finalidade são feitas análises de solo, água e gases atmosféricos.

Química de alimentos e bebidas: realiza as análises necessárias dos componentes utilizados na produção de alimentos e bebidas e certificação de protocolos específicos de segurança. 

Química de materiais: responsável pela análise de materiais como os polímeros, aço, ferro, grafeno e petróleo. Esse procedimento possibilita a compreensão e viabilização de processos essenciais para as demandas sociais e de mercado. Como, por exemplo, análise do grafeno para a produção de baterias de equipamentos. 

Química farmacêutica: analisa aspectos químicos para a produção de fármacos. 

Química forense: combina conhecimentos químicos e da toxicologia para contribuir nos processos de investigações de crimes. 

Entre as tarefas desempenhadas nos setores acima, os químicos podem atuar em cargos de direção, supervisão, programação, coordenação e de responsabilidade técnica. 

Diferentes tipos de serviços poderão ser prestados em suas respectivas áreas de atuação, entre eles: assistência, assessoria, divulgação, comercialização e vistoria. 

Pesquisa

Os químicos podem desenvolver pesquisas científicas em centros de iniciativas privadas e públicas. As universidades públicas são espaços que produzem muitos trabalhos de impacto e que possuem parcerias com diferentes organizações para o fortalecimento da produção científica.

Nesse sentido, os químicos podem desenvolver ensaios, pesquisas em geral, desenvolver métodos, produtos, padronização e controle de qualidade bem como realizar diferentes tipos de análises: química, físico-química, químico-biológica, bromatológica e toxicológica. 

Salário

A média salarial do químico no Brasil, segundo a plataforma Catho, é de R$3.122. Para professor de Química em colégios a média cai para R$ 1.760. A remuneração varia de acordo com a área de atuação, cargo ocupado e tempo de carreira. 

Faculdades de Química (onde cursar)

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB, UCB, IFB
Goiás: UFG, UFCat, UFJ, UEG, PUC Goiás, IF Goiano, IFG
Mato Grosso: UFMT, Unemat, IFMT
Mato Grosso do Sul: UFMS, UEMS, UFGD, IFMS

Região Nordeste
Alagoas: Uneal, Ufal, IFAL
Bahia: UFBA, Uesc, Uneb, IFBA, Uesb, UFRB, IF Baiano
Ceará: UFC, UFCA, UECE, UVA, IFCE
Maranhão: Uema, UEMASUL, IFMA, UFMA.
Paraíba: UEPB, UFCG, UFPB, IFPB
Pernambuco: UFPE, UFRPE, Unicap, IFPE
Piauí: IFPI, UESPI, UFPI.
Rio Grande do Norte: Uern, UFRN, IFRN
Sergipe: UFS, IFS

Região Norte
Acre: Ufac, IFAC
Amapá: Unifap, IFAP
Amazonas: Ufam, UEA, IFAM
Pará: UFPA, UFOPA, Unifesspa, UEPA, IFPA
Rondônia: Unir, IFRO
Roraima: UFRR, UERR
Tocantins: UFT, IFTO

Região Sudeste
Espírito Santo: Ufes, IFES, Faesa.
Minas Gerais: UFMG, UFVJM, UFJF, Ufla, Ufop, UFSJ, UFU, UFV, Unifal, Cefet-MG, IFNMG, IFSudesteMG
Rio de Janeiro: Uenf, UFF, Estácio, Uerj, UFRJ, Unigranrio, UFRRJ, PUC-Rio, IFRJ
São Paulo: Unesp, PUC-Campinas, Unicamp, Unifesp, USP, UFSCar, Mackenzie, IFSP, UFABC

Região Sul
Paraná: UEL, UEM, UEPG, UFFS, PUCPR, UFPR, UTFPR, Unioeste, Unicentro, IFPR
Rio Grande do Sul: Unipampa, Ulbra, UFPel, PUCRS, UFRGS, IFRS, Furg, UFSM, IFSul, IFFar, UFFS
Santa Catarina: Furb, UFSC, Udesc, IFSC, IFC.

Cursos a distância

Várias universidades públicas oferecem o curso de licenciatura em Química a distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Esses cursos, portanto, são gratuitos. A lista de polos pode ser consultada aqui.

O curso de bacharelado em Química não é oferecido a distância em instituições públicas, mas é possível encontrá-lo em faculdades particulares.

 

Artigos Relacionados
Conheça o curso de Engenharia Química, saiba quais são as competências do profissional e como é o mercado de trabalho e o salário do engenheiro químico.
Farmácia é a área de formação acadêmica do farmacêutico, profissional com amplo conhecimento químico e biológico. Conheça o curso e o mercado de trabalho.
O IFMT abriu hoje (2) as inscrições para 720 vagas em Vestibulares 2018/2 de cursos a distância. Uma seleção é para Pedagogia e a outra para Química e Matemática. O prazo acaba em 15 de agosto. O mesmo período é vale para pedidos de isenção da taxa.
Saiba qual a diferença entre Química, Engenharia Química e Química Industrial, como são os cursos e o mercado de trabalho.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES