Pedagogia

Ter certa vocação para ensinar e criar mecanismos de transmissão do conhecimento são importantes características para quem deseja estudar Pedagogia
Por Érica Caetano

O curso de Pedagogia é uma das graduações que mais forma profissionais todos os anos.
O curso de Pedagogia é uma das graduações que mais forma profissionais todos os anos.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Pedagogia é a ciência que estuda a educação, o ensino e a aprendizagem. Ela é considerada como o conjunto de saberes que compete à educação, que recebe influência de diversas ciências como a Psicologia, a Sociologia, a Antropologia, a Filosofia, a História, a Medicina, entre outras.

O termo Pedagogia vem da união das palavras gregas antigas “paidós” e “agodé”, que significam “da criança” e “conduzir”, respectivamente. Ou seja, Pedagogia seria algo como conduzir a criança.

A Pedagogia pode ser categorizada segundo vários critérios. Mas o que é chamado de Pedagogia geral é o que está relacionado com questões universais e globais da investigação e da ação sobre a educação.

O profissional em Pedagogia, chamado de pedagogo ou pedagoga, coordena e planeja as atividades escolares em conjunto com a equipe administrativa e professores. Também é o pedagogo que auxilia na identificação das dificuldades de aprendizagem dos alunos e realiza o acompanhamento de casos específicos, fazendo o encaminhamento para atendimento especializado.

Público-alvo

Para cursar Pedagogia é interessante gostar de lidar com pessoas, principalmente crianças. Ser criativo, dinâmico e ter paciência são características importantes para quem deseja seguir a carreira.

Ter certa vocação para ensinar, gostar de ler e de estudar também são habilidades e características que casam bem com a profissão de pedagogo.

Tópicos deste artigo

O curso

O curso de Pedagogia é um dos que mais formam profissionais por ano no Brasil. É o primeiro em relação aos cursos de licenciatura e o segundo no geral, ficando atrás somente de Administração, de acordo com o Censo da Educação Superior 2021.

A duração do curso varia entre 4 e 5 anos. No entanto, algumas áreas de atuação exigem qualificações complementares, como cursos de extensão e até mesmo pós-graduação, o que aumenta o tempo de estudo. 

A graduação também exige atualizações e estudo frequentes, uma vez que é preciso lidar com pessoas e sociedade, e o ser humano está sempre em constante evolução.

É mais comum que a habilitação do curso de Pedagogia seja em licenciatura, já que isto amplia a gama de opções de atuação, sendo esta a formação exigida para que o pedagogo atue dentro de sala de aula. 

Há a possibilidade do aluno se formar com grau de bacharelado. Neste caso, é provável que ele se dedique a pequisa e análise de teorias e de práticas pedagógicas. 

Leia também: A diferença entre licenciatura e bacharelado

No entanto, muitas instituições procuram mesclar aulas teóricas e práticas, uma vez que a prática nesta graduação é extremamente importante para que o trabalho possa ser executado de forma assertiva no futuro.

A graduação também possui a modalidade a distância que, inclusive, é bastante procurada. Quando oferecida pela plataforma Universidade Aberta do Brasil (UAB), os estudantes podem fazer o curso gratuitamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Disciplinas

A grade curricular do curso de Pedagogia é formada por matérias relacionadas à História, Psicologia, Sociologia e Filosofia, e também com noções básicas de Economia e Administração, além, claro, das matérias básicas e específicas voltadas à educação, como Didática e Gramática.

Geralmente, a grade básica possui quatro metodologias mais comuns, sendo elas: Ciências Sociais, Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Naturais. Assim, todo pedagogo poderá trabalhar em qualquer uma dessas áreas.

A quantidade das disciplinas e profundidade das mesmas pode variar de uma faculdade para outra. Abaixo você confere algumas que são comuns em grade curricular do curso de Pedagogia.

  • História da Educação
  • Sociologia da Educação    
  • Arte e Educação
  • Sociedade, Cultura e Infância
  • Psicologia da Educação
  • Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
  • Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental
  • Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental
  • Alfabetização e Letramento
  • Políticas Educacionais e Educação Básica
  • Cultura, Currículo e Avaliação
  • Filosofia da Educação
  • Pedagogia da Educação Infantil
  • Fundamentos e Metodologia de Ciências Naturais
  • Educação, Comunicação e Mídias
  • Práticas Curriculares
  • Tecnologias da Educação
  • Educação Especial e Inclusão
  • Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
  • Estágio

Estágio

No final do curso, o estudante passa por um período de estágio supervisionado para que tenha, ainda antes de se formar, o contato e experiência com a rotina do trabalho. O estágio é obrigatório e representa uma parte considerável da carga horária da faculdade.

Durante o estágio, o estudante auxiliará nas aulas de educação infantil e fundamental, poderá elaborar e corrigir atividades e provas e realizar pesquisas e estudos para aplicação de matérias em sala de aula.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para pedagogos no Brasil é concorrido devido à grande quantidade de pessoas que formam na graduação todos os anos. Apesar da importância, considerando que é uma profissão que atua diretamente com crianças, a carreira ainda não é tão valorizada financeiramente no país.

A maior parte dos profissionais de Pedagogia atua como professor em escolas de educação infantil e ensino fundamental. Alguns trabalham fora do ambiente escolar, mas exercendo atividades essencialmente relacionadas à educação e às suas características de “licenciado”, isto é, de quem se graduou num curso de formação de professores. 

Dentre as atividades a serem desenvolvidas pelo pedagogo estão:

- Ambiente escolar
Como professor de educação infantil ou de séries iniciais do Ensino Fundamental, além de gestor escolar, supervisor, coordenador ou orientador educacional pedagógico em escolas.

- Órgãos públicos ligados a educação
Como representante educacional pedagógico nestes órgãos.

- ONGs
Trabalhando em Organizações não Governamentais (ONGs) que atuam com crianças e adolescentes (creches, orfanatos, escolas públicas etc).

- Empresas de orientação vocacional
Auxiliando nos testes e triagem de estudantes para melhor definição de qual carreira seguir.

- Departamentos de RH
Monitorando os processos de recrutamento junto com profissionais específicos da área, na aplicação de provas e demais testes.

-Pedagogia Hospitalar
Atendimento escolar que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, seja devido a internação, como tradicionalmente conhecida, ou em serviços de atenção integral à saúde mental.

-Mídias educativas
Organizando, planejando e desenvolvendo materiais e métodos voltados à educação.

-Museus e bibliotecas
 Aplicando diferentes métodos de ensino conforme o contexto e a situação, tendo sensibilidade para associar o aprendizado à realidade e às questões sociais envolvidas.

Salário

De acordo com a agência de empregos Catho, a média salarial de um pedagogo no Brasil é de R$ 1.706. A remuneração depende dos títulos do professor, como especialista, mestre e, até mesmo, doutor.

Faculdades de Pedagogia

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB, UniDF, Uniceub. IESB, UCB, Estácio.
Goiás: UFG, UFCat, UFJ, UEG, PUC Goiás, Universo, UniAnhanguera, Alfa, UniAraguaia.
Mato Grosso: UFMT, Unemat, UNIVAG, Faculdade Alta Floresta, Faculdade Cathedral, Faculdade La Salle.
Mato Grosso do Sul: UFMS, UEMS, UNIGRAN, FACSul, FIPAR, UCDB.

Região Nordeste
Alagoas
: Uneal, Ufal, UNES, Cesmac, FMN.
Bahia: UEFS, Uneb, Uesc, Fib, UFBA, UCSal, Uesb, UFRB, Faculdade Adventista da Bahia,
Ceará: Urca, UECE, UFC, UVA, FAC, FACTIVA, FMB, FLATED, FAMEC.
Maranhão: Uema, UFMA, UNIBALSAS, FAP, Faculdade Santa Fé.
Paraíba: UFCG, UEPB, UFPB, Faculdade Internacional da Paraíba, FIP.
Pernambuco: UFPE, Unicap, UPE, FACIG, Faculdade dos Guararapes, Faculdade Joaquim Nabuco, FAJOLCA.
Piauí: UESPI, UFPI, Faculdade Piauiense, ISEPRO.
Rio Grande do Norte: Uern, UFRN, INAES, Universidade Potiguar.
Sergipe: UFS, Faculdade São Luís de França, Faculdade Serigy.

Região Norte
Acre: Ufac, Faculdade Meta
Amazonas: Ufam, Esbam, Uninorte, CIESA, Fametro, Faculdade Salesiana Dom Bosco
Amapá: Unifap, FAAT, FTA, IESAP, UEA
Pará: UFPA, Uepa, Ufopa, Faculdade de Castanhal, FADESA, IFPA
Rondônia: Unir, Faculdade de Educação de Jaru, UNIRON, Faculdade de Rolim de Moura
Roraima: UERR, UFRR, FACETEN
Tocantins: UFT, Unirg, Faculdade de Palmas, FAG, Unitins

Região Sudeste
Espírito Santo:
UFES, UNESA, Centro Universitário São Camilo, Faculdade Novo Milênio, FAESA, UFSJ, UVV.
Minas Gerais: PUC-Minas, UEMG, UFMG, Uni-BH, Unimontes, UFJF, UFSJ, Uniube, UFU, UFV, UFOP.
Rio de Janeiro: UERJ, UENF, Unigranrio, UFRRJ, PUC-Rio, UFRJ, Unirio, Estácio, UFF, Universo, Faculdade Internacional Signorelli, UCP, UniverCidade, UVA.
São Paulo: USP, Unesp, Unicamp, UFSCar, Unifesp, Unip, PUC-SP, PUC-Campinas, Uninove, Mackenzie, UNISEB-Estácio, Unicid, UniFran, Anhanguera, Unimar, Unimes.

Região Sul
Paraná: UEM, PUCPR, UEL, UEPG, UFPR, Unioeste, UENP, Unicentro, UNOPAR, Anhanguera, Unicesumar, UP.
Rio Grande do Sul: Uergs, Ulbra, Feevale, UFPel, UCPel, PUCRS, UFRGS, Furg, UFSM, Anhanguera, Metodista, UniRitter, Ulbra, URI.
Santa Catarina: Udesc, UFSC, Furb, UFFS, Anhanguera, FAI, Faresc, IFC, Univille, UNC, UFFS.

Cursos a distância

É possível fazer o curso de Pedagogia a distância e gratuito em várias universidades públicas por meio da plataforma UAB. Pesquise aqui as opções.

Assista às nossas videoaulas