A teologia é a ciência que estuda e analisa as religiões e seus efeitos sociais e antropológicos. O teólogo é o profissional que procura compreender não somente as religiões, seus dogmas e fundamentos, mas principalmente, seus efeitos sobre a sociedade e sobre o próprio ser humano.
Para fazer essa associação entre práticas e crenças religiosas e o desenvolvimento do homem e sociedade, o teólogo procura fazer uma ligação entre religião e outras áreas do conhecimento, principalmente na área das ciências humanas, como a Antropologia e a Sociologia.
Esse profissional atua, na maioria das vezes, como professor, além da possibilidade de atuar como pesquisador ou assessor de grupos religiosos e ONG’s com apelo religioso. Em algumas instituições religiosas, a formação em teologia é um requisito necessário para alguém que pretende ser um líder religioso.
As principais vagas para esses profissionais se encontram em colégios, principalmente particulares, atuando como professor de educação religiosa, ou em universidades, nesse caso sendo necessária a pós-graduação do profissional. Devido ao aumento do número de editoras especializadas em religião, muitos teólogos têm encontrado novas oportunidades nesse ramo.
Não existe uma definição de grade curricular única para o curso. Assim, cada instituição de ensino possui seu próprio modo de desenvolver o curso, dando ênfase, às vezes, no estudo da análise sociológica da religião ou nos próprios textos sagrados. O curso dura em média quatro anos.
Instituições de ensino
Região Centro-Oeste
Goiás: PUC-Goiás
Região Nordeste
Alagoas: CESMAC
Bahia: UCSal
Ceará: FCRS
Pernambuco: Unicap
Região Sudeste
Minas Gerais: PUC-Minas; Católica de Uberlândia; FAJE
Rio de Janeiro: PUC-Rio
São Paulo: PUC-SP; PUC-Campinas; Mackenzie; Metodista; FIC; UniSal; Dehoniana
Região Sul
Paraná: PUCPR; FATADC; FEPAR
Rio Grande do Sul: PUCRS; UCPel; ULBRA; URI