O profissional da Fonoaudiologia é aquele capacitado para promover, diagnosticar, orientar e tratar da comunicação oral e escrita, voz, audição e funções de mastigação, deglutição e respiração. A profissão é marcada por inúmeras interações entre áreas do saber e campos do mercado de trabalho. Entre as características de um fonoaudiólogo é importante destacar a observação e a minuciosidade.
Mercado de trabalho
Entre outras coisas o profissional da área exerce as seguintes atividades: diagnostica distúrbios de audição e da fala em recém-nascidos, crianças, adultos e idosos, cria e desenvolve programas de problemas auditivos, previne distúrbios da comunicação oral e escrita e trata distúrbios da comunicação.
O fonoaudiólogo pode ainda atuar em clínicas, escolas, hospitais, asilos, creches e postos de saúde. Sendo que as melhores oportunidades estão voltadas para a área da saúde. Outra área que tem crescido é a de atuação junto a profissionais que atuam com a voz, como atores, políticos e professores que procuram com frequência os consultórios profissionais.
Curso
A graduação em Fonoaudiologia é estruturada em três ciclos: Básico, Integrado Profissionalizante e Prático Profissionalizante. O currículo é composto de disciplinas de áreas diversas: biológicas e da saúde, bem como psicologia e pedagogia, sociologia e linguística. No entanto, boa parte da formação é direcionada para conteúdos específicos do curso como motricidade oral, linguagem, audiologia e voz, entre outras. O estágio é obrigatório e geralmente ocorre no último ano.
Duração: 8 semestres (4 anos).
Ganhos iniciais: R$ 2.100, segundo a agência Catho.
Principais faculdades
Região Norte
Amapa: Seama
Amazonas: UniNorte, Fametro
Rondônia: Faculdade São Lucas
Região Nordeste
Alagoas: UNCISAL.
Bahia: UNEB, UFBA.
Ceará: UniFor.
Maranhão: UNICEUMA.
Paraíba: UFPB, Unipê.
Pernambuco: UFPE, Unicap.
Piauí: NOVAFAPI.
Rio Grande do Norte: UFRN, UNP.
Sergipe: UFS.
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB.
Goiás: PUC-Goiás.
Mato Grosso: Univag
Mato Grosso do Sul: UCDB
Região Sudeste
Espírito Santo: UFES, UVV.
Minas Gerais: UFMG, PUC-Minas, Uniube.
Rio de Janeiro: UFF, UFRJ, UCP, Veiga de Almeida.
São Paulo: Unicamp, USP, Unifesp, Unesp, FCMSCSP, PUC-SP, FACIS, PUC-Campinas.
Região Sul
Paraná: UNICENTRO, UDC.
Rio Grande do Sul: UFRGS, UFCSPA, Feevale, Ulbra, UFSM.
Santa Catarina: UFSC, Univali.