Fuvest: mais de 129 mil candidatos farão 1ª fase do Vestibular 2020 no domingo (24)

Processo seletivo oferece 8,3 mil vagas. Maior concorrência é para Medicina em São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto.
Em 22/11/2019 09h00 , atualizado em 22/11/2019 11h00 Por Giullya Franco

Crédito: Divulgação/USP
Crédito: Divulgação/USP
Crédito da Imagem: Divulgação/USP
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Com 129.148 inscritos, a Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest) aplica no próximo domingo, 24 de novembro, das 13h às 18h, as provas da 1ª fase do Vestibular 2020 da Universidade de São Paulo (USP). 

Veja os locais de prova

Baixe as provas anteriores da Fuvest

O maior vestibular do país vai receber 117.019 candidatos aos cursos da USP e 12.129 treineiros (estudantes que não concluíram o Ensino Médio) para fazer as provas no Estado de São Paulo.

As provas serão aplicadas em São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra, Araçatuba, Barretos, Botucatu, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Itapeva, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Vestibular 2020

Provas

1ª Fase: Serão 90 questões objetivas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.
Resultado: No dia 9 de dezembro será divulgada a classificação para a 2ª fase do vestibular.

Confira: O que esperar da prova de Matemática da Fuvest 2020

Habilidades Específicas: Os cursos de Artes Visuais, Música e Artes Cênicas exigem que os candidatos passem pelas provas de Habilidades Específicas, com caráter eliminatório e classificatório. Provas serão aplicadas somente aos classificados na 1ª fase. As datas e locais de aplicação das provas variam de acordo com cada curso e serão realizadas no período entre 17 de dezembro e 10 de janeiro de 2020.

2ª Fase: Será realizada nos dias 5 e 6 de janeiro de 2020. No primeiro dia as provas terão 10 questões discursivas de Português e uma redação. No segundo dia serão 12 questões discursivas de duas, três ou quatro disciplinas específicas ao curso escolhido.

Obras Literárias: A Fuvest vai cobrar para o vestibular a leitura de nove obras literárias, que serão abordadas na prova de Língua Portuguesa e Literatura. Clique aqui para conferir todas as obras.

Orientações

No dia da prova os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h. Os candidatos devem chegar com antecedência e, além disso, a Fuvest recomenda a visita ao local de prova com um dia de antecedência. 

Para realizar as provas é necessário levar documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta azul para responder as questões. No rascunho os candidatos também podem fazer o uso de lápis, borracha, apontador e régua transparente.

Resultado

A Fuvest vai divulgar o resultado do Vestibular 2020 no dia 24 de janeiro de 2020. De acordo com o cronograma do processo seletivo, mais duas chamadas regulares devem ser realizadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem convocados nas duas primeiras chamadas poderão manifestar interesse na lista de espera de 10 a 12 de fevereiro. A Fuvest fará as convocações posteriores conforme a disponibilidade de vagas e a divulgação será de 26 de fevereiro a 6 de março.

Vagas

Para 2020 a oferta da Fuvest é de 8.317 vagas na USP. A instituição reserva 45% das vagas de cada curso e turno para candidatos de escolas públicas (EP). Na porcentagem das cotas para escola pública também há a reserva de vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI), equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo, que é de 37,5%, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No caso as vagas serão divididas da seguinte forma: 5.424 para Ampla Concorrência (AC); 1.857 para Escola Pública (EP); 1.036 para EP/Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

Saiba mais: Como são as cotas da USP

Concorrência

Este ano a Fuvest registrou um aumento no número de inscritos no vestibular. A edição de 2020 recebeu 129.148 inscrições, 1.362 a mais do que as 127.786 do ano passado.

Medicina é curso mais concorrido do vestibular, ocupando as três primeiras posições. A graduação de São Paulo é a mais concorrida, com 129,46 candidatos por vaga. Bauru vem em seguida com 124,21 e Ribeirão Preto com 89,04.

Veja a concorrência completa

Os cursos menos concorridos são Engenharia de Biossistemas (Pirassununga), Biblioteconomia e Ciência da Informação (Ribeirão Preto) e Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (São Paulo, Butantã).

Para mais informações acesse o Site da Fuvest ou consulte o Manual do Candidato.