Fuvest divulga locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2020

Maior vestibular do país vai aplicar as provas da 1ª fase no dia 24 de novembro para mais de 129 mil estudantes.
Em 14/11/2019 13h01 , atualizado em 14/11/2019 18h37 Por Giullya Franco

Crédito: Divulgação/USP
Crédito: Divulgação/USP
Crédito da Imagem: Divulgação/USP
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest) divulgou nesta quinta-feira, 14 de novembro, os locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2020 da Universidade de São Paulo (USP). A informação pode ser consultada na Área do Candidato.

Confira os locais de prova da Fuvest

A 1ª fase do processo seletivo será realizada no dia 24 de novembro, das 13h às 18h. As provas serão aplicadas em São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra, Araçatuba, Barretos, Botucatu, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Itapeva, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Orientações

Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h30 e fechados às 13h e os candidatos devem chegar com antecedência. A Fuvest também recomenda a visita ao local de prova com pelo menos um dia de antecedência. 

No dia da prova, os candidatos devem levar documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta azul para responder as questões. Os candidatos também podem fazer o uso de lápis, borracha, apontador e régua transparente no rascunho.

Mais: Fuvest registra aumento de inscritos no Vestibular 2020

Vestibular 2020

O maior vestibular do país contou com 129.148 inscritos nesta edição. Serão 117.019 candidatos aos cursos da USP e 12.129 treineiros (estudantes que não concluíram o Ensino Médio). A seletiva será realizada em duas fases, veja como serão as provas:

  • 1ª Fase: Serão 90 questões objetivas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

No dia 9 de dezembro, a Fuvest vai informar os candidatos classificados para a 2ª fase do vestibular.

  • 2ª Fase: Será realizada nos dias 5 e 6 de janeiro de 2020. No 1º dia as provas terão 10 questões discursivas de Português e uma redação. No 2º dia serão 12 questões discursivas de duas, três ou quatro disciplinas específicas ao curso escolhido.
  • Habilidades Específicas: Os cursos de Artes Visuais, Música e Artes Cênicas exigem que os candidatos passem pelas provas de Habilidades Específicas. O exame é de caráter eliminatório e classificatório e será aplicado somente aos classificados na 1ª fase. As datas e locais de aplicação das provas variam de acordo com cada curso e serão realizadas no período entre 17 de dezembro e 10 de janeiro de 2020.
  • Obras Literárias: A Fuvest vai cobrar para o vestibular a leitura de nove obras literárias, que serão abordadas na prova de Língua Portuguesa e Literatura. Clique aqui para conferir todas as obras.

Vagas e Concorrência

A oferta da Fuvest é de 8.317 vagas na USP. Entre as oportunidades, 45% das vagas de cada curso e turno são reservadas para candidatos de escolas públicas (EP). Na porcentagem das cotas para escola pública também há a reserva de vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI), equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo, que é de 37,5%, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Veja a quantidade de vagas para cada modalidade de concorrência:

  • Ampla Concorrência (AC): 5.424
  • Escola Pública (EP): 1.857
  • EP/Pretos, Pardos e Indígenas (PPI): 1.036

Saiba mais: Como são as cotas da USP

De acordo com a Fuvest, Medicina é curso mais concorrido, ocupando as três primeiras posições. A graduação mais concorrida tem 129,46 candidatos por vaga e é oferecida em São Paulo. Bauru vem em seguida com 124,21 e Ribeirão Preto com 89,04. Já os cursos menos concorridos são Engenharia de Biossistemas (Pirassununga), Biblioteconomia e Ciência da Informação (Ribeirão Preto) e Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (São Paulo, Butantã).

Veja os 15 cursos mais concorridos do Vestibular 2020:

15 cursos mais concorridos do Vestibular 2020 da Fuvest

Clique aqui para acessar a concorrência completa

Resultado

No dia 24 de janeiro de 2020 a Fuvest deve divulgar o resultado do Vestibular 2020. Outras duas chamadas regulares estão previstas para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem convocados nas duas primeiras chamadas poderão manifestar interesse na lista de espera de 10 a 12 de fevereiro. A Fuvest fará as convocações posteriores conforme a disponibilidade de vagas e a divulgação será de 26 de fevereiro a 6 de março. 

Para mais informações acesse o Site da Fuvest ou consulte o Manual do Candidato.