Fuvest 2020: o que esperar da prova de Matemática

Professor do Oficina do Estudante lista os principais temas que podem ser cobrados na prova de matemática da 1ª fase
Em 21/11/2019 14h57 , atualizado em 21/11/2019 17h49 Por Oficina do Estudante

Rod é professor de Matemática do Oficina do Estudante
Rod é professor de Matemática do Oficina do Estudante
Crédito da Imagem: Oficina do Estudante
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A primeira fase do Vestibular 2020 da Fuvest ocorre no próximo domingo, 24 de novembro, com 11 questões de matemática entre as 90 de múltipla escolha. Ao analisar os últimos cinco anos desse vestibular, o que esperar em relação aos conteúdos matemáticos?

Uma prova com intenso conteúdo, que conversam na linha da interdisciplinaridade com outras disciplinas como a química e a física.

Leia: locais de prova e concorrência da 1ª fase da Fuvest

Longe de querer prever qual questão pode aparecer, abaixo seguem alguns assuntos, com algumas dicas que são recorrentes nesse exame, na expectativa de elucidar seus estudos.

Assuntos recorrentes na 1° fase da FUVEST e algumas dicas:

- Funções (1° e 2° graus, função composta e logarítmica) – gráficos e expressões.

- Situações problema com porcentagens.

- Sistemas Lineares (leitura, interpretação, escrita e resolução de problemas)

- Áreas de Figuras Planas (triângulos: com destaque para ½ de a.b sen ϴ; círculo e suas partes; trapézio)

- Geometria Espacial com destaque para pirâmides (sobretudo tetraedro regular), cilindros, cones, esferas, prismas, paralelepípedos e cubos. Muito comum aparecer tetraedro regular inscrito em cubo. (para esses sólidos é muito comum pedirem para relacionar arestas, volume, área total)

- Teorema (Lei) dos Senos e Cossenos (comum em questões que relacionem o uso desses teoremas com trigonometria e pedir o seno ou tangente de um ângulo, tendo encontrado o cosseno)

- Em Trigonometria, as razões trigonométricas (seno, cosseno e tangente) em muitas provas, apareceram  relacionadas com o conceito de adição de arcos e arco-duplo.

- Progressão Geométrica (P.G) e Aritmética (P.A) também são assuntos com certa frequência – destaque para P.A de três termos que pode ser escrita (a-r ; a ; a+r) , em que r é a razão, sobretudo relacionado a triângulo retângulo e teorema de Pitágoras. Lembre-se também que uma PG de três termos pode ser escrita por (a ; aq; aq2), em que q é a razão. 

- Em Geometria Analítica, dois assuntos de alta incidência nesse exame são: equação reduzida da circunferência (saber passar da forma geral para reduzida, com o objetivo de encontrar o centro e o raio) associados geralmente à equação da reta que contenha o centro dessa circunferência.

- Logaritmos (com destaque para propriedades operatórias na resolução de problemas) também é um assunto muito comum na prova e possui forte interlocução com a química no cálculo de PH e POH, e com Física em escalas Ritcher e intensidade de níveis sonoros, por exemplo.

- Equações Polinomiais, principalmente de 3° grau, aparecem com muita frequência. Geralmente é possível encontrar uma raiz por pesquisa e aplicar Briot-Ruffini para achar as outras (lembre-se que se um número complexo é raiz, seu conjugado também é).

- Análise Combinatória (com destaque para princípio fundamental da contagem) e Probabilidade são temas que nos últimos anos tiveram espaço garantido na prova.

Professor Red (Rodrigo Serra) é mestre em Educação e professor de Matemática do Colégio Oficina do Estudante