As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 começam a ser aplicadas neste domingo, 3 de novembro. Exame contou com a inscrição de 5.095.308 participantes. Segundo dia será no próximo domingo, 10 de novembro.
Hoje os candidatos terão 5h30 para responder 90 questões e produzir a redação. A prova será dividida em 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira) e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia) e a redação.
Horários e locais de prova
A aplicação das provas começará às 13h30, mas os portões dos locais serão fechados às 13h (horário de Brasília). Para não perder o horário os estudantes devem verificar o fuso de cada região, já que o Enem será aplicado em 1.727 municípios de todo o país.
Mais: O que fazer e levar para as provas do Enem 2019
Veja os horários em cada estado:
Para o acesso os participantes deverão levar documento de identificação original com foto e caneta de tubo transparente e tinta preta. O Cartão de Confirmação de Inscrição é opcional, mas ajuda na identificação do prédio e sala de prova. Após entrar no local de prova, os estudantes deverão aguardar em seus lugares para a realização dos procedimentos de segurança e início das provas às 13h30.
Para sair com os cadernos de prova do local neste domingo os participantes devem aguardar até as 18h30. Para quem não quiser aguardar os 30 minutos finais, é possível ir embora após duas horas do início do exame sem levar o caderno.
Procedimentos de Segurança
Os participantes não poderão utilizar os celulares, que devem ser guardados na embalagem plástica que será distribuída na entrada da sala de provas. O pacote deverá ser lacrado e colocado embaixo da cadeira junto com os outros objetos levados pelos estudantes, como chaves e moedas.
Não será autorizado entrar no local com objetos cortantes, materiais didáticos e escolares, relógios de pulso, armas e outros itens que foram descritos no edital.
Veja também: O que vestir no Enem
O Enem não traz restrição quanto a vestimenta, mas proíbe a utilização de alguns acessórios, como: óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares que cubram cabelos e orelhas. Os artigos religiosos, como burca e quipá, também precisam passar por revistas do aplicador de provas para que possam ser utilizados dentro da sala. Além disso, os lanches também podem ser revistados pelos fiscais caso haja necessidade.
Mais: Veja dicas de alimentação para o Enem
Neste ano também houve a mudanças da identificação biométrica. O exame utilizava uma lâmina de grafite individual para a coleta da digital de cada participante. A partir de agora, o fiscal utilizará uma esponja que permite coletar mais de três mil digitais.
Acessibilidade
Esta edição do Enem também vai atender mais de 38 mil participantes que solicitaram os recursos de acessibilidade. Mais de 1,3 mil farão videoprovas em Libras e 14,8 mil terão tempo adicional para finalizar a prova. Os participantes também terão o auxílio de ledores de prova, recurso que será oferecido a mais de 6 mil inscritos.
As gestantes, lactantes, idosos e pessoas em situação hospitalar e outras condições contarão com o atendimento específico, sendo que nesta edição 8 mil participantes devem ser atendidos.
Correção comentada
A partir das 19h o Brasil Escola, em parceria com o Colégio Oficina do Estudante, fará a correção comentada da prova do Enem 2019 em tempo real. A publicação das respostas será feita aqui no site do Brasil Escola e no Twitter. No segundo domingo a correção começará às 18h30.
Clique aqui para acompanhar a correção
Segundo dia de provas
No próximo domingo, 10 de novembro, os estudantes participam do segundo dia de provas do Enem. Serão 5h de duração para responder 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).
No dia 13 de novembro os gabaritos oficiais do Enem serão divulgados pelo Inep. O resultado ainda não tem data definida para ser publicado, mas deve ser feito em janeiro de 2020. As notas dos estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio serão informadas somente em março, assim como os espelhos da redação.
Para mais informações acesse a Página do Enem 2019 no Brasil Escola.