O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou na segunda-feira, 29 de março, as notas dos participantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.
Das 2.795.978 pessoas que fizeram a prova, apenas 28 conseguiram alcançar a tão sonhada nota mil na redação.
O Enem 2020 trouxe três temas de redação, já que houve três aplicações da prova. A primeira foi a prova tradicional impressa, seguida pela estreia do Enem Digital e, posteriormente, houve a reaplicação das provas para quem não pode comparecer às principaisa e o Enem PPL. Veja os temas:
Enem Impresso: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”
Enem Digital: “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”
Reaplicação e Enem PPL: “A falta de empatia nas relações sociais no Brasil”
Alcançar uma nota máxima na redação do Enem é motivo de grande satisfação para os estudantes e contribui muito na hora da classificação em processos seletivos, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Conversamos com alguns dos participantes que conseguiram a nota 1000 na redação do Enem 2020. Veja as dicas:
- Adrielly Dias (18 anos), de Conselheiro Lafaiete/MG
A jovem fez a prova impressa do Enem 2020 e conseguiu nota máxima. Ela comentou que inicialmente, mesmo tendo estudado e se preparado bastante, não conseguia acreditar que tinha conseguido uma nota tão alta.
Desde fevereiro de 2020 ela seguiu a rotina de fazer uma redação por semana e contou com professores especialistas para ajudá-la com as correções. Ela acredita que a prática contribuiu muito para o bom resultado. Adrielly também relembrou parte da sua proposta de intervenção na redação. Veja um trecho:
“Destarte, medidas são necessárias para resolver o problema discutido. Isto posto, cabe à escola, forte ferramenta de formação de opinião, realizar rodas de conversa com os alunos sobre a problemática do preconceito com os transtornos mentais, além de trazer informações científicas sobre a temática.”
Veja mais: Como é feita a correção da redação do Enem
- Júlia Sampaio (18 anos), de Imperatriz/MA
Também no Enem impresso, Julia tirou nota mil na redação. Ela atribuiu a realização à força de vontade e dedicação, contando que melhorou a escrita quando começou a produzir duas redações por semana.
Em seu texto, ela utilizou a melhora na qualidade dos tratamentos aos transtornos mentais pelo envio de mais medicamentos e contratação de mais profissionais e realização de palestras acerca dos malefícios das falsas concepções de prazer e da importância do acolhimento às pessoas doentes e vulneráveis como proposta de intervenção.
Leia aqui a redação nota 1000 da Júlia
- Maria Júlia Passos (20 anos), de Niterói/RJ
Maria Júlia, conhecida entre os amigos como Maju, sugeriu na sua proposta de intervenção que as Secretarias de Educação deveriam desenvolver projetos nas escolas com palestras e dinâmicas que levassem profissionais da psiquiatria e pacientes para debaterem sobre a preconceito que enfrentam. Ela também propôs que o Ministério da Fazenda distribua mais verbas para a área da saúde pública.
A estudante de Niterói aconselha os estudantes a treinar a redação durante sua preparação. Manter uma rotina de estudos e produzir pelo menos uma redação por semana ajuda bastante, de acordo com a estudante. Com isso, ela acredita que o estudante fique apto a escrever sobre qualquer tema e se adequar às cinco competências da prova de redação.
Maria Julia já é acadêmica do curso de Medicina em uma faculdade particular e com a nota do Enem pretende tentar uma vaga em uma universidade pública.
Pratique sua redação e chegue preparado no Enem
- Isabela Saraiva (21 anos), de Brasília/DF
Estudante do cursinho pré-vestibular Reciclagem Educacional, Isabela também fez a tradicional prova impressa. Ela conta que escreveu cerca de 50 redações durante o ano e, por isso, chegou bem treinada na hora do Enem.
“Hoje comemoro, com muito orgulho, esse resultado tão almejado. Ao ver minha nota hoje, veio, em minha mente, a retrospectiva de todo esse processo de dedicação, esforços, frustrações e recomeços. Fé no pai que o mil sai!”
- Savicevic Ortega (20 anos), de Recife/PE
O jovem, que é estudante bolsista do curso de Direito na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), optou por fazer o Enem Digital. Mesmo com a prova feita em computador, a redação continuou sendo manuscrita e Savicevic também se surpreendeu com a nota, acreditando que teria uma boa pontuação, mas não esperava que seria máxima.
Em sua produção de texto ele apontou para que o Ministério do Desenvolvimento Regional criasse um plano estratégico de redistribuição de investimentos para as regiões, de forma que uma não se sobressaia a outra para que o Brasil possa avançar uniformemente.
Como dica, ele também reforçou a prática e indicou aos estudantes que escrevam sobre muitos temas e áreas para enriquecer o repertório.