Enem 2018: Página do Participante aceitará pedidos de reaplicação de prova

A solicitação é para quem comprovar ter sido prejudicado por problemas logísticos ou de infraestrutura.
Em 27/09/2018 12h52 , atualizado em 27/09/2018 14h09 Por Adriano Lesme

Crédito da Imagem: inep
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou nesta quinta-feira, 27 de setembro, durante o Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um novo processo para solicitação de reaplicação de prova.

No Enem 2018, estudantes poderão solicitar a reaplicação das provas dentro da Página do Participante. Em anos anteriores, o pedido era realizado pelo Fale Conosco. De acordo com o Inep, o objetivo é ter fluxos e prazos bem definidos.

Veja também: MEC pede o adiamento do Horário de Verão por causa do Enem

Poderão solicitar a reaplicação os participantes que comprovarem terem sido prejudicados por problemas logísticos ou de infraestrutura, como falta de energia no local de prova e enchentes. Em caso de reaplicação, as notas das provas dos dias 4 e 11 de novembro serão desconsideradas.

O pedido de reaplicação deverá ser feito até 16 de novembro, conforme instruções do Edital do Enem 2018. O participante que conseguir a reaplicação será avisado por e-mail e/ou mensagem no celular.

A reaplicação do Enem 2018 ocorrerá nos dias 18 e 19 de dezembro, terça e quarta-feira, mesma data do Enem para Privados de Liberdade (PPL). 

Segurança

As provas do Enem 2018 já estão em direção aos postos de armazenamento. Elas ficarão armazenadas sob vigia do Exército até os dias do exame, quando serão transportadas com escolta policial para as 1.725 cidades de aplicação.

O Inep, por meio da diretora de Gestão e Planejamento, Eunice Santos, também anunciou que o Enem 2018 terá cinco vezes mais detectores de pontos eletrônicos em relação ao ano passado. “O recurso será usado para localizar e identificar, com precisão e sem a necessidade de busca pessoal, os participantes que tentarem usar pontos eletrônicos ou aparelhos de transmissão”, explicou a diretora.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O esquema de segurança do Enem também envolve detectores de metal em todos os banheiros e corredores, prova personalizada com código de barras, nome e número de inscrição do participante, coleta de dado biométrico, lacres eletrônicos nos malotes de provas e cadernos de questões com cores distintas.

Enem 2018

A partir do dia 22 de outubro, os participantes do Enem 2018 terão acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição. O documento informa o local das provas dos dias 4 e 11 de novembro, com endereço e número de sala.

Simulado Enem 2018

O primeiro dia de provas terá cinco horas e meia de duração, e o segundo cinco horas. As provas começarão às 13h30, horário de Brasília, mas os participantes deverão chegar até meia hora antes.

Dia 4/11: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação.
Dia 11/11: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. 

Com as notas do Enem 2018, os estudantes podem ingressar em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O exame também é usado em universidades privadas, oferecendo bolsas de estudos com o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e financiando as mensalidades por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).