Em 07/08/2018 12h46 , atualizado em 07/08/2018 12h52

Como funciona o Sistema Fies

FIES

Boa parte dos procedimentos relativos ao Fies é feito pela internet, por meio de um sistema gerenciado pelo MEC. Por Rafael Batista
A maioria das operações relacionadas ao Fies são realizadas pela internet.
A maioria das operações relacionadas ao Fies são realizadas pela internet.
PUBLICIDADE

Inscrever-se para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um processo rápido e simples. O Ministério da Educação (MEC) deixa à disposição do candidato e das instituições um sistema composto por três sites: SisFies Portal, SisFies Aluno e SisFies Mantenedora.

Tire suas dúvidas sobre inscrições no Fies

O Sistema Fies Portal (SisFies Portal) oferece, especialmente aos candidatos, todas as informações do programa. Nesta página, o estudante pode ainda simular o financiamento, fazer renegociação das parcelas em atraso e, dentro do prazo previsto, solicitar o aditamento de contrato.

Por ser uma página generalista, por meio do SiSFies Portal os usuários podem ser direcionados para outros sites específicos, com é o caso do SisFies Aluno e o SisFies Mantenedoras. Em alguns casos, a página pode ser de acesso restrito, exigindo do usuário um login e senha.

SisFies Aluno

O SisFies Aluno é página usada pelos beneficiários do programa para atualizar informações, acompanhar as solicitações e realizar aditamento de contratos.

Muitos links da primeira página do SisFies Portal levam a uma página de login, pois é necessário que o estudante valide os dados pessoais para ter acesso a informações restritas, é o caso do SisFies Aluno. No entanto, é importante saber que este sistema informatizado só pode ser acessado por estudantes que já contrataram o financiamento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A página de inscrições para novos contratos é outra, neste caso o fies.mec.gov.br. Para esta, as informações para login são as mesmas usadas para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mantenedora

Paras as instituições que aceitam financiamento de cursos superiores pelo Fies, o SisFies Mantenedora oferece a possibilidade de acompanhar as operações relacionadas à faculdade dentro do programa. Além disso, nesta página é possível iniciar o processo de adesão ao Fies.

O Sistema Fies para as entidades mantenedoras também permite a atualização cadastral e consulta ao saldo do Certificado Financeiro do Tesouro (CFT) e extrato de repasse. Não é possível que outras pessoas, a não ser gestores das mantenedoras, tenham acesso a este sistema.

Artigos Relacionados
O Ministério da Educação (MEC) que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) passará por reformulação a partir de 2020. Veja quais são!
A pré-seleção da lista de espera do Fies 2019/1 termina nesta quarta-feira. O período começou no dia 27 de fevereiro, apenas para a modalidade Juros Zero, que ofereceu 100 mil vagas.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019 é um programa do Governo Federal que utiliza a pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes que desejam financiar mensalidades de cursos de graduação oferecidos por instituições particulares de ensino superior. 
Visando aumentar o número de contratos do P-FIES em 2019, o MEC promoveu uma mudança na modalidade. Agora, a média no Enem não será mais usada para fins de classificação, mas apenas como um requisito.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) receberão inscrições entre os dias 5 e 23 de fevereiro de 2019. O cronograma do Edital do Fies 2019 foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 9 de janeiro.
O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União uma portaria com as regras do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e P-Fies, referente ao primeiro semestre de 2019.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019 terá oferta de 100 mil vagas anuais para a modalidade com juros zero. A informação faz parte de uma resolução publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) desta sexta-feira, 23 de novembro. 
O Ministério da Educação (MEC) publicou na edição de hoje, 20 de novembro, do Diário Oficial da União as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) para 2019.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES