Whatsapp
Em 07/03/2022 16h50 , atualizado em 07/03/2022 17h38

Fies 2022

FIES

Fundo de Financiamento Estudantil oferece financiamentos em instituições de ensino particulares Por Silvia Tancredi
Fies 2022 ofertará mais de 110 mil financiamentos
Fies 2022 ofertará mais de 110 mil financiamentos
PUBLICIDADE

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) criado em 1999 que oferece financiamentos em cursos superiores ministrados em instituições de ensino particulares de todo o país.

Em 2022, o Fies oferecerá 110.925 financiamentos estudantis. Do total de vagas, 66.555 são para o primeiro semestre e 44.370 para o segundo.

O Fies teve aumento na oferta para 2022, já que todo o ano de 2021 contou com 93 mil vagas. O quantitativo divulgado pelo MEC é referente ao primeiro ano do plano trienal 2022-2024 e o aporte financeiro é de R$ 500 milhões, valor oriundo do Fundo Garantidor. 

O Fies 2022 disponibiliza prioritariamente vagas em cursos das seguintes áreas:

    • Engenharias
    • Saúde
    • Formação de professores (licenciaturas, Pedagogia ou Normal Superior)

Segundo as regras do Fies, depois que o aluno terminar o curso deve pagar o saldo devedor de acordo com sua realidade financeira. Mas, caso o estudante ainda não tenha renda, deverá pagar apenas o valor mínimo do financiamento.

Datas Fies 2022/1

  • Inscrições: 8 a 11 de março
  • Resultado: 15 de março
  • Complementação das informações: 16 a 18 de março
  • Convocação da lista de espera: 16 de março a 28 de abril

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem pode participar do Fies 2022?

O Fies é voltado para estudantes que já terminaram o ensino médio e que ainda não concluíram um curso de graduação. No caso do Fies 2022, poderão participar os candidatos que fizeram o Enem a partir da edição de 2010 e obtiveram, pelo menos, 450 pontos de média e nota acima de zero na redação. 

A prioridade do programa é disponibilizar financiamentos a estudantes de baixa renda. Por isso, o concorrente deve comprovar renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa. 

Leia também: confira as vantagens e desvantagens do Fies

Como fazer a inscrição no Fies 2022?

A partir de 2022 as inscrições para o Fies serão realizadas no Portal Único, onde também são recebidos os cadastros para o SiSU e ProUni.

O acesso ao Portal Único é por meio de login no portal gov.br. O candidato precisa informar o CPF e a senha. Caso não tenha conta no portal, é possível cadastrar uma nova.

Saiba como recuperar sua senha do Enem

Ao fazer o login, o candidato será direcionado para o sistema de vagas do Fies. Lá, deve completar seus dados pessoais e escolher até três cursos de graduação, dentre aqueles disponíveis no grupo de preferência.

As opções de cursos podem ser alteradas até o final da inscrição, quantas vezes quiser.

Nota de corte

A partir do segundo dia de inscrições são divulgadas as notas de corte do Fies. Elas representam a média do último classificado em determinado curso e grupo de preferência. 

A informação sobre a nota de corte ajuda o candidato a decidir se continua naquela opção de curso ou se altera para outra na qual tem mais chance.

Resultado

O resultado do Fies é divulgado no Portal Único. Os estudantes são pré-selecionados e, para garantir a vaga, precisam realizar os seguintes procedimentos:

1º fase: o pré-selecionado no Fies deve completar as informações no site oficial.

2ª fase: depois de completar as informações, todos os pré-selecionados terão que procurar Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação, dentro do prazo de cinco dias. 

3ª fase: após validar a documentação pela CPSA, o selecionado tem 10 dias (após o 3º dia da validação) para procurar o banco parceiro do Fies para o fechamento do contrato. 

Lista de espera

Os estudantes que não forem selecionados na chamada única estarão automaticamente inscritos na lista de espera do Fies.

Como não existe um novo ranqueamento, os candidatos participantes da lista de espera devem acompanhar a sua pré-seleção na página do Fies

Artigos Relacionados
O Fies é a financiamento estudantil do Governo Federal que usa o Enem como sistema de seleção. Há como financiar mensalidades com ou sem juros. Veja!
Entenda a diferença entre o Enem, SiSU, ProUni e FIES e saiba qual o melhor programa para você. Cada um tem sua função e pre-requisitos para participação. Descubra quando e como se inscrever para cada um deles.
Descubra se vale a pena financiar sua faculdade pelo FIES. O que você deve analisar antes de assumir uma dívida. Os cuidados que você deve ter com o P-FIES.
Confira tudo sobre como renegociar sua dívida no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta-feira, 18 de março, o resultado da primeira edição de 2022 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES