Fies juros zero tem 100 mil vagas confirmadas para 2019

Modalidade é destinada para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.
Em 23/11/2018 14h46 , atualizado em 23/11/2018 14h49 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: mec
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019 terá oferta de 100 mil vagas anuais para a modalidade com juros zero. A informação faz parte de uma resolução publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) desta sexta-feira, 23 de novembro. 

Saiba tudo sobre o Fies

O número de vagas definido para o Fies é a mesma do último ano. De acordo com a resolução, esta é a quantidade que será adotada também nos anos de 2020 e 2021, constituindo o plano trienal do Fies. 

A oferta de vagas é condicionada ao orçamento de R$ 500 milhões do Fundo Garantidor do Fies, o qual é proveniente do Ministério da Educação (MEC).

Quem poderá concorrer?

O Fies juros zero foi adotado na edição de 2018 como parte do "Novo Fies". Esta modalidade é destinada aos estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, a juros zero (com correção pela inflação), mantido pelo Fundo Garantidor (Tesouro Nacional). 

Além do pré-requisito de renda, os participantes precisam comprovar média de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em qualquer edição a partir de 2010. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Prioridades

O MEC anunciou em 20 de novembro a prioridade da oferta do Fies 2019. Serão prioritárias as mesorregiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o que beneficiará estados do Norte e Nordeste. 

Em relação aos cursos, serão priorizados os que estiverem nas áreas de Saúde, Engenharia e Computação e licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior, o que equivale a 60% das oportunidades. 

As instituições com nota 5 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) permanecem com a prioridade de atendimento pelo Fies. 

P-Fies

O Novo Fies teve outra modalidade de financiamento: P-Fies, ou seja, categoria em que os juros são definidos pelos bancos parceiros do fundo. No entanto, a ideia não emplacou, sendo que de 75 mil vagas para o primeiro semestre de 2018, apenas 800 foram contratadas. 

O Ministério da Educação (MEC) não tem previsão do número de vagas para a modalidade P-Fies para o ano de 2019. 

O P-Fies foi destinado aos participantes com renda familiar de até 5 salários mínimos por pessoa, priorizando as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. 


Relacionados

Após prorrogação, pré-seleção da lista de espera do Fies 2018/2 acaba hoje (14)
Após prorrogação, o Ministério da Educação (MEC) encerra as convocações da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2018/2 nesta sexta-feira, 14 de setembro. Estudantes devem acessar o site oficial para acompanhar a pré-seleção.
Notícias
Como funciona o Sistema Fies
Entenda como funciona e saiba como acessar o Sistema Fies. Para se inscrever, renegociar parcelas, aditar contratos ou outras atividades relativas ao Fies, o estudante precisa conhecer cada parte do Sistema Fies.
Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior)
Enem, SiSU, ProUni e FIES – entenda a diferença
Entenda a diferença entre o Enem, SiSU, ProUni e FIES e saiba qual o melhor programa para você.
Enem
FIES 2019: confira o cronograma para o primeiro semestre
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) receberão inscrições entre os dias 5 e 23 de fevereiro de 2019. O cronograma do Edital do Fies 2019 foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 9 de janeiro.
Notícias
FIES termina ano com o menor número de novos contratos desde 2010
Com previsão de 310 mil vagas, o Novo FIES terminou 2018 com menos de 85 mil contratos fechados. É o pior desempenho do programa desde 2010. No ano passado, foram ocupadas 175 mil vagas pelo Fundo de Financiamento Estudantil, mais que o dobro do registrado esse ano.
Notícias
Fies 2019
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019 é um programa do Governo Federal que utiliza a pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes que desejam financiar mensalidades de cursos de graduação oferecidos por instituições particulares de ensino superior. 
Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior)
Fracasso em 2018, modalidade do FIES com juros terá mudança em 2019
Visando aumentar o número de contratos do P-FIES em 2019, o MEC promoveu uma mudança na modalidade. Agora, a média no Enem não será mais usada para fins de classificação, mas apenas como um requisito.
Notícias
MEC abre inscrições para vagas remanescentes do Fies 2018/2
O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira, 24 de setembro, as inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2018/2. Os prazos de cadastro variam conforme a modalidade em que o participante está incluso. 
Notícias