Em 23/11/2018 14h46 , atualizado em 23/11/2018 14h49

Fies juros zero tem 100 mil vagas confirmadas para 2019

Notícias

Modalidade é destinada para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019 terá oferta de 100 mil vagas anuais para a modalidade com juros zero. A informação faz parte de uma resolução publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) desta sexta-feira, 23 de novembro. 

Saiba tudo sobre o Fies

O número de vagas definido para o Fies é a mesma do último ano. De acordo com a resolução, esta é a quantidade que será adotada também nos anos de 2020 e 2021, constituindo o plano trienal do Fies. 

A oferta de vagas é condicionada ao orçamento de R$ 500 milhões do Fundo Garantidor do Fies, o qual é proveniente do Ministério da Educação (MEC).

Quem poderá concorrer?

O Fies juros zero foi adotado na edição de 2018 como parte do "Novo Fies". Esta modalidade é destinada aos estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, a juros zero (com correção pela inflação), mantido pelo Fundo Garantidor (Tesouro Nacional). 

Além do pré-requisito de renda, os participantes precisam comprovar média de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em qualquer edição a partir de 2010. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Prioridades

O MEC anunciou em 20 de novembro a prioridade da oferta do Fies 2019. Serão prioritárias as mesorregiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o que beneficiará estados do Norte e Nordeste. 

Em relação aos cursos, serão priorizados os que estiverem nas áreas de Saúde, Engenharia e Computação e licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior, o que equivale a 60% das oportunidades. 

As instituições com nota 5 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) permanecem com a prioridade de atendimento pelo Fies. 

P-Fies

O Novo Fies teve outra modalidade de financiamento: P-Fies, ou seja, categoria em que os juros são definidos pelos bancos parceiros do fundo. No entanto, a ideia não emplacou, sendo que de 75 mil vagas para o primeiro semestre de 2018, apenas 800 foram contratadas. 

O Ministério da Educação (MEC) não tem previsão do número de vagas para a modalidade P-Fies para o ano de 2019. 

O P-Fies foi destinado aos participantes com renda familiar de até 5 salários mínimos por pessoa, priorizando as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. 

Relacionados
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019 é um programa do Governo Federal que utiliza a pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes que desejam financiar mensalidades de cursos de graduação oferecidos por instituições particulares de ensino superior. 
Visando aumentar o número de contratos do P-FIES em 2019, o MEC promoveu uma mudança na modalidade. Agora, a média no Enem não será mais usada para fins de classificação, mas apenas como um requisito.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) receberão inscrições entre os dias 5 e 23 de fevereiro de 2019. O cronograma do Edital do Fies 2019 foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 9 de janeiro.
O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União uma portaria com as regras do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e P-Fies, referente ao primeiro semestre de 2019.
Com previsão de 310 mil vagas, o Novo FIES terminou 2018 com menos de 85 mil contratos fechados. É o pior desempenho do programa desde 2010. No ano passado, foram ocupadas 175 mil vagas pelo Fundo de Financiamento Estudantil, mais que o dobro do registrado esse ano.
O Ministério da Educação (MEC) publicou na edição de hoje, 20 de novembro, do Diário Oficial da União as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) para 2019.
O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira, 24 de setembro, as inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2018/2. Os prazos de cadastro variam conforme a modalidade em que o participante está incluso. 
Após prorrogação, o Ministério da Educação (MEC) encerra as convocações da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2018/2 nesta sexta-feira, 14 de setembro. Estudantes devem acessar o site oficial para acompanhar a pré-seleção.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES