Enem 2022: veja dicas de estudo e diversão para o fim de semana

Assitir a filmes, ouvir música e ler são boas opções
Em 05/11/2022 08h07 , atualizado em 05/11/2022 08h32 Por Silvia Tancredi

estudos e diversão enem 2022
estudos e diversão enem 2022
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A diversão pode, sim, ser aliada na hora dos estudos para o Enem 2022, ainda mais neste último fim de semana que antecede as provas. O exame educacional começa no próximo domingo (13) e segue no dia 20 de novembro em todo o Brasil.

Especialistas em educação recomendam que, nos últimos dias que antecedem as provas do Enem, os alunos evitem sobrecarregar-se estudando conteúdos que ainda não viram. A dica dos profissionais é justamente ao contrário: os participantes devem confirmar os temas que mais dominam, fazendo revisões e exercícios. 

Há várias formas de revisar o conteúdo para o Enem 2022 e, ao mesmo tempo, garantir momentos de lazer, que podem ajudar a relaxar e a distrair a cabeça. Entre as ideias mais efetivas, estão conciliar os estudos com atividades culturais e relaxantes. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Confira abaixo dicas de estudo e de diversão para o último fim de semana antes das provas do Enem 2022:

Assistir a filmes e documentários

Ver filmes pode ajudar a estudar para o Enem

Ver filmes neste fim de semana. Essa é ótima pedida para os inscritos no Enem. O estudante pode assistir aos filmes sozinho ou com amigos, no cinema ou em casa mesmo. 

A ideia é escolher filmes ou documentários cujos temas possam ser abordados no Enem 2022. A maioria dos longa-metragens cujos temas podem cair nas provas envolvem história, mas também há alguns que trabalham assuntos de geografia, física e biologia.

Como o foco são os estudos e as revisões para as provas, o objetivo é aprender com os filmes. Por ser uma atividade que ajuda a distrair a mente, também diverte. Além disso, assistir a filmes e documentários ajuda a ampliar o repertório cultural para o Enem 2022.

Veja abaixo a lista que preparamos de filmes que podem cair no Enem:

Enem: confira filmes e séries para aumentar seu repertório

Veja 11 filmes do Oscar 2022 para estudar para vestibulares e Enem

10 filmes para estudar para Vestibulares e Enem

Dia do Cinema Brasileiro: 5 filmes para estudar para vestibulares e Enem

20 filmes para estudar História para o Enem

10 filmes para estudar Geografia para o Enem

Ouvir música

Ouvir música é atividade relaxante

Ouvir música também pode ajudar nos estudos para o Enem 2022. A atividade, considerada relaxante pela maioria, também amplia o repertório cultural do estudante assim como os filmes e os documentários. 

As letras de canções da Música Popular Brasileira (MPB), por exemplo, são recorrentes nas provas e, além de estampar questões da prova de Linguagens, podem abordar o contexto histórico em que foram compostas.

Vale lembrar que nomes e obras de cantores e compositores brasileiros como Chico Buarque, Vinícius de Moraes e Tom Jobim já foram citados em questões do Enem. 

Leia também: um ano sem Marília Mendonça - conheça a biografia da Rainha da Sofrência 

Ler livros

Ler também é uma forma de estudar e se divertir

Ler livros pode estar ligado não só aos estudos para o Enem 2022 mas, também, a momentos de lazer e de diversão. A leitura pode ser de livros de ficção, de não ficção, de romances, de poesias, etc.

Trechos de livros de autores brasileiros consagrados, como Machado de Assis, Lima Barreto, Clarice Lispector e outros, sempre aparecem nas provas do Enem. 

Vale a pena também conhecer a história dos principais autores cujos livros mais caem em vestibulares e no Enem e saber em qual contexto da história da literatura brasileira eles estão situados.

Veja também: livros que viraram filmes

Acessar a internet

A internet ajuda nos estudos e diverte

E a internet, ajuda nos estudos para o Enem? Com certeza, afirmam especialistas em educação, desde que seja bem usada. Na etapa final de preparação para o Enem 2022, a internet pode ser aliada na revisão de conteúdos e, ao mesmo tempo, dar um tom interativo e, por que não, divertido para os estudantes.

Um exemplo é o Instagram, rede social que preza por imagens e vídeos. Há vários perfis de estudo para você conferir nesta reta final para as provas.

Saiba como estudar para o Enem pelo Instagram 

Outro exemplo é o Canal do Brasil Escola do YouTube, onde você encontra vídeos de vários temas que caem no Enem. Os professores de todas as disciplinam falam de forma simples e dinâmica tornando o conteúdo mais leve e rápido.