Dia do Cinema Brasileiro: 5 filmes para estudar para vestibulares e Enem

Filmes nacionais retratam momentos históricos e problemas sociais do Brasil.
Em 19/06/2022 02h00 Por Adriano Lesme

Dia do Cinema Brasileiro
Em 19 de junho é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Neste domingo, 19 de junho, é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro. A data foi escolhida em homenagem ao italiano Afonso Segreto, que capturou as primeiras imagens do Brasil feitas a partir da tecnologia do cinematógrafo.

As imagens de 19 de junho de 1898 capturaram o cenário da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e foram feitas por Segreto a bordo do navio Brésil, que havia saído de Boudeaux, na França.

Muitos filmes nacionais narram momentos históricos e problemas sociais do nosso país. Esses temas costumam aparecer nas provas de vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, por isso, uma boa dica aos vestibulandos é separar algumas horas da semana para consumir filmes nacionais.

Ao assistir filmes, o estudante aumenta seu repertório cultural para a prova de redação e pode visualizar momentos históricos e situações que caem na prova de Ciências Humanas (História,Geografia, Filosofia e Sociologia).

Veja 5 filmes nacionais para estudar para Enem e vestibulares

Cabra marcado pra morrer (1984)

diretor: Eduardo Coutinho
classificação: 12 anos

Durante a realização de um documentário sobre o assassinato de um líder camponês na Paraíba, ocorre o Golpe Militar de 1964, levando parte da equipe a ser presa e as filmagens serem interrompidas. 17 anos depois, a equipe de filmagem retorna a região para reecontrar as pessoas que participaram das filmagens em 1960. O filme retrata os efeitos da ditadura nos confins sertanejos do país, expondo estes 20 do governo militar como um hiato cultural e político na vida dos brasileiros, mesmo os mais distantes dos centros urbanos.

Retratos de Identificação (2014)

diretora: Anita Leandro
classificação: 12 anos

Com a abertura dos arquivos da ditadura durante a Comissão da Verdade, o longa traz fotos e documentos produzidos pelo exército durante os 20 anos no poder. O filme organiza depoimentos dos sobreviventes ao serem confrontados com as inéditas imagens de como os presos eram tratados durante a Ditadura Militar no Brasil. Por questões ideológicas, o tema Ditadura no Brasil não está aparecendo no Enem, mas constantemente cai em questões de vestibular.

Martírio (2016)

diretor: Vincent Carelli
classificação: 12 anos

O épico do indigenista Vincent Carelli resgata a história indígena no Brasil, desde o início da colonização, passando pela Guerra do Paraguai e o governo Vargas até os dias atuais. Retrata como o projeto de extermínio indígena brasileiro é constantemente atualizado ao longo da história. O assunto é bastante atual em um período de invasão de terras indígenas e crimes contra pessoas que defendem a Amazônia e os direitos dos povos indígenas.

O Nó do Diabo (2017)

diretores: Ramon Porto Mota, Ian Abé, Jhésus Tribuzi, Gabriel Martins
classificação: 16 anos

Uma antologia de horror que reúne cinco contos, cada um ocorrendo em um período diferente da história brasileira, cujo tema central é como a violência da escravidão no Brasil. Os negros foram escravizados por mais de 300 anos no Brasil, fato que reverbera até hoje na nossa sociedade. De acordo com o IBGE, 75% da população mais pobre do país é negra.

O filme está disponível na Amazon Prime.

Baile Perfumado (1996)

diretores: Lírio Ferreira e Paulo Caldas
classificação: 14 anos

A história real de um fotógrafo libânes que nos anos 30 se junta ao bando de Lampião e registra a vida cotidiana do cangaço. É um filme sobre a transformação de um homem em uma lenda ao mesmo tempo que desmistifica o que era o cangaço. Entraves da sociedade brasileira, como a desigualdade social, a pobreza e a falta de acesso à Justiça e a outros serviços fornecidos pelo Estado, foram fundamentais para o surgimento do cangaço.