Topo
pesquisar
Em 17/07/2019 13h28, atualizado em 17/07/2019 13h37

5 dicas de como estudar para o Enem pelo Instagram

Enem

Além do entretenimento, rede social oferece muitos recursos e conteúdos que contribuem na hora de estudar para as provas. Por Giullya Franco
Instagram é sensação entre jovens e oferece muitos recursos para ajudar nos estudos
Instagram é sensação entre jovens e oferece muitos recursos para ajudar nos estudos
PUBLICIDADE

Já nascidos na era digital, a geração Z é caracterizada pela facilidade de lidar com as questões tecnológicas e é muito familiarizada com a internet e com as possibilidades que ela oferece. Prova disso é o sucesso do Instagram. A rede social de compartilhamento de fotos e vídeos conquistou adeptos dessa geração e, atualmente, é usada até para estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Você que está se preparando para o Enem, já parou para checar quanto tempo gasta no Instagram? Tem pessoas que passam de 5 a 6 horas diárias no aplicativo. É muito tempo! Que tal gastar parte deste tempo estudando para o Enem e vestibulares?

DICA: Se quiser saber quanto tempo passa no Instagram, basta acessar as opções do seu perfil e clicar em 'Sua Atividade' (disponível em algumas versões).

Se liga nas dicas de estudos que preparamos para você estudar para o Enem e vestibulares pelo Instagram.

1 - Separe os perfis

Se você quer estudar para o Enem utilizando o Instagram, mas quando abre seu feed pessoal está cheio de fotos de amigos, familiares e outros meios de entretenimento que podem tirar o seu foco dos estudos, que tal criar uma conta separada só para os estudos!? Assim você pode filtrar as páginas e hashtags (#) que deseja acompanhar sem precisar ficar pulando aquilo que não é necessário no momento e perdendo tempo de estudo.

E já que estamos falando em tempo, alguns aparelhos permitem que você estipule o período máximo para gastar na rede social. É só você dar uma olhadinha nas opções do seu perfil e, se a função já estiver disponível para o seu Instagram, você coloca o seu tempo e ativa a notificação para ele te avisar a hora de fechar o aplicativo.

2 - Siga Perfis de Educação

instagram brasil escola
Página do Brasil Escola disponibiliza conteúdos para todas as disciplinas do Enem

Desde os nossos melhores amigos até os artistas mais famosos do mundo, as marcas mais renomadas, as páginas de notícias e fofocas, todo mundo está no Instagram, e, com os perfis de educação não seria diferente. 

No Instagram do Brasil Escola, por exemplo, oferecemos conteúdos diariamente sobre todas as disciplinas, principais informações para quem vai fazer o Enem e os vestibulares que acontecem em todo o país.

Além disso, disponibilizamos testes, fazemos enquetes, tiramos dúvidas e oferecemos dicas de estudos. Tudo isso pelo Instagram. E se você tiver perdido alguma coisa, é só acessar os destaques das disciplinas. Nós deixamos tudo salvo para você não perder nenhuma informação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3 - #StudyGram e outras hashtags

Já ouviu falar em Studygram? O termo que une as palavras study (estudo em inglês) e Instagram foi criado para se referir aos perfis voltados para os estudos. Esses perfis, na maioria das vezes, são de estudantes que já passaram em algum vestibular e compartilham suas dicas com os que estão na fase de estudos.

Usando a #StudyGram é possível conferir milhões de postagens com diversos assuntos relacionados aos estudos.

Para quem está estudando para o Enem, a dica é usar a versão brasileira da hashtag e aproveitar os conteúdos focados nas disciplinas que serão cobradas na prova. Por meio da #StudyGramBR vocês podem conferir milhares de publicações, desde conteúdos resumidos, testes até dicas de estudos.

#studygrambr
Hashtag reúne dicas para quem quer estudar pelo Instagram

Além do #StudyGramBR, existem outras hashtags que podem te ajudar nos estudos: #Enem, #DicasEnem, #RedacaoEnem, #Matemática, #Literatura, #Vestibular etc. Aproveite e siga todas agora mesmo!

4 - Salve Posts e Crie Coleções

Imagino que você tenha um cronograma de estudos onde separa um tempo para estudar cada uma das disciplinas que o Enem cobra, não é mesmo?! Com isso, geralmente dedicamos mais tempo para aquelas matérias que nos trazem mais dificuldade, e um tempo menor para as que já somos craques e só precisamos dar aquela revisada.

DICA: Aprenda a montar o seu próprio cronograma de estudo

No Instagram, você pode salvar uma publicação que acha interessante para poder ver depois. É só clicar no marcador que fica do lado direito da publicação. Depois, você vai nas opções do seu perfil, entre na opção 'Salvos' e pode criar coleções para dividir os conteúdos de cada disciplina, além de outras opções. Por exemplo: Matemática, Biologia, História, Dicas de Redação etc.

colecoes instagram
Modelo de coleções para dividir os conteúdos salvos por disciplinas e outros

Se você separar por coleções, pode te ajudar a otimizar o tempo, já que o conteúdo estará todo separado e organizado para você estudar. Assim, você não precisa ficar procurando a postagem por minutos.

5 - Mapas Mentais

Estudar para uma prova do tamanho do Enem não é fácil, são muitos conteúdos para aprender e as vezes é complicado memorizar tudo o que precisa. Os mapas mentais estão fazendo o maior sucesso nos #StudyGrans e são uma ótima opção para auxiliar nesse momento.

Geralmente, nos mapas mentais há uma informação principal como base, que vai se dividindo para informações secundárias que ajudam a lembrar de todo o conteúdo que está relacionado através de resumos, palavras-chave, desenhos e cores.

Veja o exemplo abaixo:

mapa mental siu
Mapa mental disponibilizado pelo Brasil Escola no Instagram (clique para conferir)

O mapa mental do Sistema Internacional de Unidades (SIU), por exemplo, relacionou com as unidades básicas: metro, quilograma, segundo, ampère, kelvin, mol e candela, correspondentes, respectivamente, às grandezas fundamentais comprimento, massa, tempo, intensidade de corrente elétrica, temperatura, quantidade de matéria e intensidade luminosa.

Há mapas mentais no Instagram para várias disciplinas. O Brasil Escola sempre disponibiliza temas novos na página. É só acessar o Instagram, salvar nas suas coleções ou fazer um print para estudar depois.

Agora que você já conhece nossas dicas, não se esqueça de seguir a página do Brasil Escola no Instagram (@brasilescolaoficial) para acompanhar todo conteúdo que oferecemos sobre o #Enem2019. Bons estudos!

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola