Whatsapp
Em 15/10/2021 11h01 , atualizado em 15/10/2021 11h11

Enem 2021: confira filmes e séries para aumentar seu repertório

Notícias

Produções nacionais e internacionais podem ser encontradas em plataformas de streaming. Por Silvia Tancredi
Produções têm conteúdos que podem cair no Enem 2021
Produções têm conteúdos que podem cair no Enem 2021
PUBLICIDADE

Que tal assistir a um filme ou a um documentário para relaxar? Ou talvez se deliciar com uma série? Ótima pedida para os finais de semana ou para os momentos livres, certo? Melhor ainda se, durante esse descanso, você também aumentar seu repertório cultural e conhecimento sobre alguns eventos históricos.

Com a popularização das plataformas de streaming, opções de filmes e séries não faltam. Comédia, terror, drama, biografias, musicais... são tantas categorias à disposição em um mesmo local que a escolha por apenas uma produção torna-se difícil. 

Para ajudar você, estudante, a separar os longa-metragens mais interessantes para este momento da sua vida de estudos para o Enem 2021, conversamos com o coordenador editorial do Sistema Positivo de Ensino, Norton Nicolazzi Junior. O também professor de história fez uma seleção de filmes, séries e documentários com temas que entretêm e, ao mesmo tempo, são uma boa ferramenta para estudar para as provas.

Filmes para o Enem

Radioactive

O filme, lançado em 2019 e estrelado pela atriz Rosamund Pike, é uma cinebiografia de Marie Curie, cientista nascida na Polônia em 1867. Famosa por ter feito estudos sobre a radioatividade e descoberto dois elementos químicos da tabela periódica (polônio e rádio), Curie ganhou dois prêmios Nobel, sendo um de física e um de química.

=>Por que assistir? o filme é interessante para conhecer não só a vida da brilhante cientista, mas, também, de acordo com o coordenador editorial Nicolazzi, para entender como a pesquisa científica é importante para que a humanidade faça avanços nas mais diversas áreas. 

=>Onde assistir? O filme Radioactive pode ser encontrado na plataforma Netflix.

Saiba mais: A radioatividade presente em nosso cotiadiano

Doutor Gama

Esta produção nacional retrata a vida e a obra do líder, poeta, jornalista e advogado Luiz Gama (1830-1882), nascido no estado de Salvador, e um dos três grandes abolicionistas brasileiros. Considerado o patrono da Abolição da Escravidão no Brasil, Gama lutou pelos direitos dos escravos e para que eles obtivessem a sua carta de alforria.

=>Por que assistir? Nicolazzi ressalta que o líder Gama foi um dos grandes nomes que combateram a discriminação e o preconceito no Brasil – temas discutidos no Enem e nos vestibulares, assim como o racismo. “Gama conseguiu ser alforriado na adolescência e dedicou sua vida a fazer o mesmo por outras pessoas escravizadas, sempre usando as vias judiciais. Em síntese: o filme mostra como a questão racial é um tema antigo no Brasil”, comenta.

=>Onde assistir? O filme Doutor Gama pode ser visto na plataforma de streaming GloboPlay.

Leia também: Como ficou a vida dos ex-escravos após a Lei Áurea?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Séries

Ponto de virada: 11/9 e a Guerra do Terror 

Esta série, lançada neste ano, retrata os bastidores e os ataques da organização terrorista islâmica Al-Qaeda, liderada por Osama Bin Laden, no dia 11 de setembro de 2001, ao World Trade Center, em Nova York, nos Estados Unidos. A série ganhou os holofotes em 2021, quando se completam 20 anos de uma das mais impactantes tragédias, na qual morreram mais de 3 mil pessoas. Por esse motivo também, o assunto pode ser abordado no Enem 2021.

=>Por que assistir? O professor analisa que, desde o atentado às também conhecidas Torres Gêmeas, ataques terroristas se tornaram uma constante no mundo ocidental - assunto que pode ser trabalhado nas provas. “Embora o retorno do Talibã seja muito recente e, por isso, dificilmente seja cobrado, esse filme ajuda a conhecer mais a respeito do 11 de setembro e a estabelecer relações entre aquele acontecimento e o que vimos ao longo das duas últimas décadas”, explica o professor. 

=>Onde assistir? A série Ponto de virada: 11/9 e a Guerra do Terror está disponível no Netflix.

Confira mais detalhes sobre os atentados de 11 de setembro

Explicando

É uma série de entretenimento para pessoas curiosas e que gostam de assistir capítulos curtos e com linguagem visual atraente. Explicando foi lançada em 2018 e aborda um tema a cada episódio. Os assuntos são variados e passeiam pela cultura pop. Já foram feitos programas sobre moedas digitais, fracasso das dietas e mundo K-pop, por exemplo.

=>Por que assistir? A principal vantagem, de acordo com Nicolazzi, é que a série favorece a construção de um repertório cultural que pode auxiliar o estudante a melhor organizar sua argumentação, principalmente quando se pensa na redação do Enem

=>Onde assistir? A série Explicando pode ser vista na Netflix.

Veja temas para a redação do Enem 2021

Documentários

Seremos História?

Este documentário de 2016, apresentado pelo ganhador do Oscar 2016 de melhor ator, Leonardo DiCaprio, aborda temas ligados ao clima no mundo. O ator, que foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como mensageiro da paz para as mudanças climáticas, entrevistou líderes mundiais como Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, e membros da ONU e da Nasa, agência americana de aeronáutica e espaço.

=>Por que assistir? O professor de história lembra que, recentemente, especialistas têm alertado sobre a necessidade urgente de antecipar medidas para frear essas mudanças climáticas antes que elas sejam irreversíveis. Vale destacar que temas da atualidade podem ser abordados no Enem e nos vestibulares.

=>Onde assistir? O documentário Seremos história? Pode ser visto no streaming Disney+

Leia também: Incêndios na Europa e discussões climáticas em 2021

AmarElo - É tudo para ontem

Este documentário de 2020 é sobre o disco AmarElo, do rapper e compositor Emicida, lançado um ano antes. No filme, além de mostrar os bastidores do álbum, o cantor, conhecido por debater a desigualdade racial e social na sua obra, destaca as contribuições que os negros trouxeram para a sociedade. 

=>Por que assistir? O professor Nicolazzi explica que o documentário aborda o histórico de constituição da sociedade brasileira. “A produção traz uma visão muito interessante para o estudante perceber como determinados grupos foram excluídos ao longo de mais de 500 anos e passaram a encontrar seu lugar de atuação social e a se destacar como sujeitos históricos com representatividade”, comenta. 

=>Onde assistir? O documentário AmarElo - É tudo para ontem pode ser visto na Netflix.

Confira também: 8 dicas para estudar para atualidades em vestibulares e Enem

Enem 2021

As provas do Enem 2021 serão aplicadas em 21 e 28 de novembro em todo o Brasil. Estima-se que mais de 3 milhões de estudantes de todo o Brasil façam as provas, tanto impressas quanto digitais, nesses dois dias.

No primeiro dia, os inscritos deverão elaborar uma redação e responder 90 questões objetivas de linguagens e códigos e ciências humanas. Já no segundo dia será a vez de mais 90 perguntas, sendo 45 de matemática e 45 de ciências da natureza.

Pré-Enem

Se você é um dos mais de 3 milhões de participantes do Enem 2021, participe do Pré-Enem do Brasil Escola. De segunda a sexta-feira, transmitimos aulas ao vivo no YouTube. Além disso, temos listas de exercícios, grupo no Telegram, turma no Classroom e e-book.

Saiba mais sobre o Pré-Enem 2021 do Brasil Escola

Relacionados
Veja 10 filmes para estudar Geografia para o Enem. Assistir os longas-metragens ajuda a ter conhecimento e ampliar bagagem cultural.
Confira a seleção de filmes que têm como temas momentos importantes da história e que geralmente são cobrados em provas de vestibulares e no próprio Enem.
Em parceria com o Poliedro Educação e o Curso e Colégio Oficina do Estudante, o Brasil Escola vai divulgar a Correção Comentada do Enem 2021
Os cartões com os locais de prova do Enem 2021 estão disponíveis para consulta. Exame será realizado em 21 e 28 de novembro.
Listamos sete podcasts gratuitos do Spotify para chegar bem informado e relaxar nesses dias que antecedem às provas do Enem 2021.
As inscrições para trabalhar no Enem 2021 foram reabertas. Cadastro pode ser feito na Rede Nacional de Certificados (RNC) até terça-feira, 26 de outubro.
O Oscar 2021 ocorrerá no dia 25 de abril. Assistir aos filmes que concorrem à estatueta é uma oportunidade para estudar para vestibulares e Enem.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES