Confira 11 filmes do Oscar 2022 para estudar para vestibulares e Enem

Produções apresentam temas como racismo, xenofobia, comunismo, capitalismo e guerras importantes
Em 25/03/2022 17h30 , atualizado em 25/03/2022 18h21 Por Silvia Tancredi

Oscar 2022
Oscar 2022 será transmitido neste domingo (27)
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Xenofobia, Comunismo, Guerra Fria, Capitalismo e Racismo. Esses cinco temas caem com frequência em vestibulares e no Enem. Os assuntos também são abordados em filmes que estão concorrendo a uma estatueta do Oscar 2022.

A maior premiação do cinema do mundo está marcada para as 22h do próximo domingo, 27 de março, no Teatro Dolby, em Hollywood, nos Estados Unidos (EUA). O Oscar 2022 está na 94ª edição.

Conheça a história do Oscar

Para vestibulandos, assistir a filmes é uma ótima opção para relaxar, mas também para adquirir conhecimento ou até revisar algum conteúdo já visto na escola. E, unindo o prazer aos estudos, fica mais fácil preparar-se para as provas.

Então, prepare a pipoca e confira esta lista com 11 filmes que estão concorrendo a uma estatueta do Oscar 2022 para estudar para vestibulares e Enem. 

A Filha Perdida

=> Concorre ao Oscar de melhor atriz (Olivia Colman), melhor atriz coadjuvante (Jessie Buckley) e melhor roteiro adaptado.

Enredo

O filme mostra a história de uma mulher de meia-idade cujas filhas viajam para ficar com o pai durante as férias. A personagem principal resolve viajar sozinha para uma cidade na Grécia para tentar curtir a sua solitude. Inicialmente, ela sente vergonha de estar sozinha, mas depois começa a gostar.

Nessa viagem, a mulher conhece uma família jovem que a faz lembrar de quando ela iniciou a jornada de ser mãe. Nesse encontro, ela acaba refletindo sobre as dores e delícias de ser mãe. 

Por que assistir?

O filme discute as expectativas sobre a maternidade e a pressão que a sociedade exerce sobre as mães. Algumas cenas têm a intenção de quebrar a ideia da perfeição materna. 

Alguns temas importantes que podem ser trabalhados em provas de vestibulares e Enem: maternidade, pressão social, solitude, culpa e individualidade.

Onde assistir?

O filme "A filha perdida" pode ser visto na plataforma Netflix.
 

Amor, sublime amor

=> Concorre ao Oscar de Melhor filme, melhor atriz coadjuvante (Ariana DeBose), melhor diretor, melhor fotografia, melhor direção de arte e melhor figurino.

Enredo

O longa-metragem é uma adaptação de um musical da Broadway (EUA), que também foi inspirado em Romeu e Julieta. A produção, retratada em 1957, mostra dois jovens que, embora sejam de gangues rivais, se apaixonam. Enquanto a moça é porto-riquenha e de família rica, o rapaz é de Nova York e pobre. Ambos enfrentam as famílias para ficarem juntos.

Saiba mais: Romeu e Julieta - romance ou história?

Por que assistir?

O romance mostra assuntos cobrados com frequência em provas de geografia e atualidades, tais como xenofobia e migração.

Onde assistir?

A previsão é que o filme "Amor sublime Amor" seja liberado no streaming Disney +.

Apresentando os Ricardos

=> Concorre ao Oscar de melhor atriz (Nicole Kidman), melhor ator (Javier Bardem) e melhor ator coadjuvante (J.K. Simmons).

Enredo

O filme retrata a história do casal composto pela atriz norteamerica Lucille Ball e pelo ator cubano Desi Arnaz. A produção se passa entre os anos de 1930 e 1950, em meio à Guerra Fria. Na década de 50, houve perseguição aos comunistas - período conhecido como Macartismo.

Lucille Ball torna-se uma atriz renomada e passa a trabalhar no programa de TV "I Love Lucy" que se torna um grande sucesso. Em uma noite, quando o programa estava sendo gravado ao vivo, a atriz é acusada de ser comunista. A atriz assume sua preferência política, mas o marido não, o que acaba causando conflitos.

Por que assistir?

O longa-metragem aborda o tema Guerra Fria, que, de acordo com professores de história, sempre cai em vestibulares e no Enem. Há também abordagem do Comunismo. O filme faz referência ainda ao Macartismo, um episódio importante nos EUA.

Onde assistir?

O filme "Apresentando os Ricardos" estará disponível no Prime Video em breve.

Ascension

=> Concorre ao Oscar de melhor documentário.

Enredo

O documentário mostra o capitalismo na China, detalhando como é a produção industrial, o mercado de trabalho, a produtividade e a inovação. A produção ressalta a competitividade dos chineses.

A produção foca no chamado sonho chinês de tentar conseguir prosperar com muita dedicação e atingir o objetivo de crescer financeiramente, mesmo que haja diferença gritante entre as classes sociais. Há ênfase ainda no consumismo e na riqueza do país.

Por que assistir? 

O filme aborda a China, um país muito comentado após o surgimento da pandemia do coronavírus. São trabalhados temas relevantes como capitalismo, consumismo, diferenças sociais, etc.

Onde assistir?

Ainda não está disponível em plataformas de streaming.

Ataque dos cães

=> Concorre ao Oscar de Melhor filme, melhor ator, melhor diretor, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor trilha sonora original, melhor direção de arte e melhor montagem.

Enredo

Retratado no início do século XX, no “Velho Oeste” americano, o filme apresenta a história dos dois irmãos Brubank que cuidam de uma fazenda que ganharam de herança. 

Um dos irmãos é o típico cauboi de faroeste, machista e preconceituoso, enquanto o outro é leve e dócil. O último se casa com um mulher que tem um filho. O outro irmão faz de tudo para provocar o casal e perturba o adolescente.

Por que assistir?

Temas como machismo, desconstrução da masculinidade, homofobiapreconceito estão presentes nesta produção. O filme é um dos mais cotados para levar a estatueta de Oscar 2022 de melhor filme.

Onde assistir?

O filme "O ataque dos cães pode ser visto no Netflix".

Attica

=> Concorre ao Oscar de melhor documentário.

Enredo

Este concorrente à estatueta do Oscar 2022 de melhor documentário apresenta a revolta de 1971 na Penitenciária de Attica, nos Estados Unidos. O evento durou cinco dias entre negros e latino e chamou muito atenção na época.

Embora a produção tenha se passado há mais de 50 anos, traz à luz a reflexão sobre a necessidade de uma reforma prisional urgente. 

Por que assistir:

Violência e racismo são assuntos muito discutidos e que podem cair, por exemplo, em redações de vestibulares e do Enem. 

Onde assistir?

O documentário ainda não está disponível no Brasil.

Belfast

=> Concorre ao Oscar de Melhor filme, melhor atriz coadjuvante, melhor diretor, melhor ator coadjuvante e melhor roteiro original.

Enredo

A produção foca em um menino de 9 anos e na sua família que moram em Belfest, capital da Irlanda do Norte, na década de 60. Na época, protestantes almejavam que esse país seguisse sob o domínio do Reino Unido. Já católicos queriam a independência da Irlanda.

O longa mostra o garoto Buddy assistindo à guerra civil e ambicionando dias melhores para si e sua família. Esta última precisa correr atrás para pagar as suas dívidas. 

Por que assistir?

Repleto de história, a produção trabalha temas como guerra civil, luta de classes e intolerância religiosa.

Onde assistir? 

O filme Belfast está em cartaz no cinema e ainda não chegou às plataformas de streaming.

Não olhe para cima

=> Concorre ao Oscar de Melhor filme, melhor roteiro original, melhor trilha sonora original e melhor montagem.

Enredo 

Um dos filmes mais comentados nos últimos meses especialmente por ser composto por atores de renome, a comédia Não Olhe Para Cima ironiza políticos e a sociedade atual em meio a um evento apocalíptico. 

A produção foca em dois astrônomos, interpretados pelos atores Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence, que descobrem um cometa dentro do sistema solar que está em rota de colisão direta com a Terra. Ambos divulgam o evento à mídia para atrair a atenção do público, especialmente nas mídias sociais.

Os astrônomos querem mostrar a colisão ao público, mas a mídia não acredita neles e tampouco tem intenção de publicar essa triste notícia.

Veja curiosidades sobre o Sistema Solar

Por que assistir? 

Além de contar com a interpretação dos dois atores, ganhadores do Oscar, o filme tem Meryl Streep, uma das atrizes mais cultuadas de todos os tempos e também vencedora de quatro estatuetas.

Outros pontos importantes do longa: crítica à desvalorização da ciência e ao modelo capitalista que coloca o lucro acima de todas as coisas. Trabalha também o negacionismo. 

Onde assistir? 

O filme "Não olhe para cima" pode ser conferido no Netflix.

No ritmo do coração

=> Concorre ao Oscar de Melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor ator coadjuvante.

Enredo 

Retrata a história de uma família dos Estados Unidos que conta com deficiência auditiva, da qual a filha é a única que escuta. Por ser somente ela a ter esse sentido desenvolvido, a jovem assume o negócio de pesca da família.

Ao adotar essas responsabilidades, a jovem é vista de forma diferente pelos colegas da escola. Em meio a isso, Ruby descobre que gosta muito de cantar e, ao ser encorajada pelo seu professor, decide ingressar em uma escola da música. Mas, nesse momento começa o conflito interno entre seguir seus sonhos ou ajudar a sua família. 

Por que assistir? 

Temas atuais como acessibilidade e problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência são trabalhados com sensibilidade nesta produção. Vale lembrar que o tema da redação do Enem 2017 foi "Desafios para Formação Educacional de Surdos".

Leia também: Inclusão Social e os desafios para os surdos no ensino superior

Onde assistir? 

O filme "No ritmo do coração" pode ser visto no Amazon Prime.

Spencer

=> Concorre ao Oscar de melhor atriz. 

Enredo 

O filme tem ganhado os holofotes pela brilhante atuação de Kristen Steward. A atriz interpreta a princesa Diana, também conhecida como Lady Di, no período em que ela pediu o divórcio ao príncipe Charles ao descobrir que este tinha uma amante.

Spencer, que é sobrenome de solteira de Diana, especula sobre como teria sido a época do divórcio e como a família real inglesa teria reagido ao evento.

Por que assistir? 

A Família Real é um assunto que chama a atenção, especialmente pela história. Outro tema muito abordado na atualidade é a vida de aparências, muito comum nas redes sociais, e que poderia ser cobrado em redações tanto do Enem quanto de vestibulares.

Onde assistir? 

O filme "Spencer" está em cartaz no cinema.

Summer of Soul 

=> Concorre ao Oscar de melhor documentário 

Enredo:

A produção destaca o Harlem Cultural Festival, que ocorreu durante seis semanas em 1969, nos Estados Unidos. O festival contou com artistas negros e focou em cultura, especialmente música e moda.

O documentário ressalta que, embora o evento não tenha tido tanta repercussão, como, por exemplo, o Festival do Woodstock, foi importante historicamente. Há entrevistas com diversos artistas afro-americanos, entre os quais Stevie Wonder, Nina Simone e B.B. King.

Por que assistir?

A importância dos negros na sociedade, o racismo pelo qual eles ainda passam e o preconceito de raça justificam por que este documentário deve ser visto.

Onde assistir?

O filme "Summer of Soul" não está disponível no Brasil.