Em 05/05/2020 13h09 , atualizado em 05/05/2020 15h30

Temas para a redação do Enem 2020

Enem

Importância do SUS, Fake News, Movimento Antivacina e Saúde Mental podem aparecer na redação do Enem 2020. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

Milhões de estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficam ansiosos para saber qual será o tema da redação. Como não dá para adivinhar o tema, professores trabalham com seus alunos alguns assuntos que, na visão deles, têm mais chance de ser abordados.

O Brasil Escola ouviu a professora e coordenadora de redação do Poliedro São Paulo, Vivian Bernardo, o professor de redação Guga Valente e a equipe de redação do Colégio Oficina do Estudante sobre as apostas de temas para a redação do Enem 2020. Confira!

1) Valorização do SUS

Em 2020, o Sistema Único de Saúde (SUS) entrou em evidência pela sua importância nos atendimentos e ações durante a pandemia de covid-19. Tradicionalmente lembrado pela demora no atendimento e falta de equipamentos médicos e de recursos humanos, a mídia tem destacado o quanto o SUS é importante para a saúde pública, indo além da crise do novo coronavírus

Nos Estados Unidos, por exemplo, não existe um sistema público de saúde e a população às vezes deixa de ir ao médico ou hospital por não ter condição financeira de pagar consultas, exames e cirurgias. 

Médica
Pandemia trouxe à tona a importância do SUS para o Brasil

2) Os impactos das fake news na sociedade brasileira

O combate as fake news é um dos grandes desafios da atualidade. As notícias falsas geram “desinformação” e prejudicam, por exemplo, medidas de prevenção contra o coronavírus. 

O conteúdo falso publicado em favor próprio ou para prejuízo de adversário saiu da esfera pessoal e corriqueira, tomando o cenário político e investigações policiais. O estudante deve focar na abordagem dos impactos que as Fake News podem causar na sociedade brasileira. 

3) O acesso à informação na sociedade brasileira

Hoje é mais fácil acessar informações, mas isso significa que a informação é melhor? "O acesso à informação em questão na sociedade brasileira" é um tema que dá ao estudante a possibilidade de abordar a qualidade do que se consome nos veículos de comunicação e na internet. 

O aumento do acesso à informação trouxe também a facilidade em acessar e compartilhar conteúdos falsos. Brasileiros estão compartilhando textos, imagens e vídeos sem verificar a autenticidade e sem uma avaliação crítica do conteúdo. 

4) Saúde mental

Dois temas foram sugeridos pelos professores para a abordagem de saúde mental:

  • Os cuidados com a saúde mental no Brasil

Depressão e Transtornos de Ansiedade ou Humor são doenças potencializadas pelo estilo de vida contemporâneo. Os altos índices diagnosticados estão ligados não só às causas físicas ou genéticas, mas também relacionados com a influência de fatores externos como ambiente de estudo ou trabalho; cobrança de familiares; exigência por desempenho; estresse cotidiano com trânsito; violência urbana; doenças que desestabilizam a sociedade (como o covid-19); e impactos econômicos. 

É preciso abordar a necessidade de se cuidar, deixar o preconceito de lado e buscar ajuda profissional quando for necessário. Ao mesmo tempo, é necessário que o acesso à saúde pública seja facilitado para que não haja exclusão no tratamento das camadas mais pobres da população. 

  • Os impactos psicológicos do uso das redes sociais pelos jovens

Jovens entre 14 e 24 anos representam cerca de 90% dos usuários de rede social no mundo, segundo dados de uma pesquisa realizada no Reino Unido em 2019. O estudo do Instituto de Saúde Pública do Reino Unido constatou que o uso contínuo das redes sociais vicia mais do que álcool e cigarro. 

Como é comum postar a sua melhor versão na internet, o risco de se comparar com outros e as cobranças podem gerar frustração, ansiedade e depressão, por exemplo. Por isso, abordar os impactos psicológicos neste contexto tão comum ao estudante brasileiro é uma boa proposta de redação para o Enem 2020. 

5) Saúde nutricional no Brasil em debate

A saúde nutricional é um assunto bastante debatido na sociedade atual. Há um interesse maior da população por uma alimentação saudável, no entanto os preços elevados de alimentos naturais - principalmente os orgânicos - se contrapõem ao barateamento e facilidade de compra e consumo das refeições prontas (processados, na maior parte). 

O debate deve girar em torno da qualidade nutricional da alimentação atual no Brasil e as soluções que podem ser encontradas para que o consumo de comidas saudáveis seja facilitado para as diferentes camadas sociais. 

Alimentação
Alimentação e obesidade pode ser o tema da redação do Enem 2020

6) Brasil acima do peso: o que fazer?

Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em 2019 mostra que o índice de obesidade no Brasil cresceu 67,8% de 2006 a 2018 e, além disso, mais da metade da população brasileira foi identificada como acima do peso. O tema permite ao estudante abordar as causas da obesidade e do sobrepeso e propor soluções para que as pessoas possam reduzir seu peso e melhorar a qualidade de vida.

Leia também: os perigos do sobrepeso na infância

7) A disseminação da violência urbana no Brasil

O “Atlas da Violência 2019”, organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), constatou um aumento da violência em cidades pequenas e médias do país, crescimento responsável por aumentar o índice nacional nos últimos 20 anos. "Diante de um contexto de crise econômica global iminente e da perspectiva de aumento do desemprego no Brasil, é urgente incentivarmos a reflexão sobre caminhos para controlar a disseminação da violência nas cidades brasileiras", destaca Vivian. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

8) O envelhecimento e os direitos da população idosa no Brasil

A população brasileira está envelhecendo e os direitos do idoso são colocados em discussão. Com a pandemia de covid-19, idosos ganharam destaque por serem do grupo de risco de morte pela doença e estarem entre as principais pessoas que necessitam do isolamento social. 

É possível discutir a qualidade de vida e o atendimento às necessidades desta parcela da sociedade levando em consideração ações como a Reforma da Previdência, o Estatuto do Idoso ou mesmo o projeto de lei que garante incentivos fiscais a empresários que contratarem pessoas com mais de 60 anos, aprovado no Senado Federal em fevereiro de 2020.

A valorização do idoso chegou a ser definida como tema da redação do Enem 2009, mas um vazamento na gráfica fez com as provas fossem reformuladas e a temática trocada para "O indivíduo frente à ética nacional".

idosos
Situação do idoso no Brasil está sendo muito discutida nos últimos anos

9) Os efeitos dos desastres ambientais no Brasil

No último Enem, o Ministério da Educação (MEC) trouxe um tema com menor espectro político, evitando discussões consideradas ideológicas. Seguindo por essa linha, um possível tema é "Os efeitos dos desastres ambientais no Brasil". 

A temática é atual devido aos acontecimentos recentes como o de Brumadinho, em 2019, além do seu antecessor em Mariana, ambos em Minas Gerais. O estudante pode abordar o assunto do ponto de vista social e propor soluções com base nos casos que ocorreram no Brasil. 

10) A importância e os desafios da oferta de educação financeira nas escolas do Brasil

A pandemia de covid-19 colocou em destaque a falta de planejamento financeiro que a população brasileira tem (o que pode ocorrer pelos mais diversos motivos e realidades). Muitos preferiram “furar” o isolamento social por necessidade de manter alguma renda para a sobrevivência da família.

Por isso, abordar a importância da escola na educação financeira e como isso pode ajudar em futuros períodos de dificuldade é uma boa proposta para o tema da redação do Enem 2020.

11) Movimento antivacina e ressurgimento de doenças erradicadas no Brasil 

O Brasil é conhecido internacionalmente por seu programa de imunização. No entanto, o chamado "Movimento Antivacina" tem ganhado força nos últimos anos e, como consequência, a volta de doenças consideradas já erradicas, como é o caso do sarampo. 

Leia também: 5 mitos sobre a vacina

Em tempos pandemia, na qual a vacina seria uma solução para combater o covid-19, levanta-se novamente a questão sobre a importância da vacinação, o dever dos pais sobre a imunização de seus filhos e o direito da população à vacina, além dos impactos que a negligência traz para a saúde pública.

vacina
Movimento antivacina perde força depois da pandemia de covid-19, mas ainda preocupa

12) Automedicação e cibercondria na sociedade brasileira

A automedicação é uma prática perigosa e que pode se intensificar com o fácil acesso às informações sobre medicamentos pela internet, assim como a compra facilitada de remédios que não exigem receita. Estudos apontam que 26% da sociedade brasileira procura seus sintomas e busca tratamento nos sites de pesquisa, pela internet. 

Leia: os riscos da automedicação

Como promover uma conscientização e facilitar o acesso da população aos médicos se cerca de 70% da população do Brasil não tem plano de saúde, por exemplo? Este é um problema que pode ser abordado na redação do Enem.

13) Homeschooling - vantagens e desvantagens da educação à distância para a formação básica

O Homeschooling é o modelo de educação em que os pais ensinam seus filhos em casa em vez de matriculá-los na escola. Com a pandemia do novo coronavírus e a necessidade do isolamento social, escolas de todo o Brasil foram fechadas e as aulas estão sendo realizadas pela internet, com os estudantes e professores em casa. Esse novo modelo de ensino aproximou os pais do ensino dos filhos e deu a eles uma amostra das vantagens e desvantagens do homeschooling

Confira: como estudar pela internet durante a quarentena

Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os pais não podem retirar os filhos da escola para estudarem em casa sem haver uma lei que assegure o homeschooling. Apesar disso, o tema continua em debate e a modalidade de ensino é defendida pela atual ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. 

14) Economia circular e obsolescência programada: desafios e soluções

A preocupação com a economia cresceu por causa da pandemia do novo coronavírus e seus efeitos. A obsolescência programada é tentadora e visa empregos, mas em contrapartida cobrará um preço alto por isso. O estudante deve elencar os desafios sobre os direitos trabalhistas incluso em tal cenário e propor soluções para empasses.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES