Novidades e mudanças do Enem 2020

A principal novidade do Enem 2020 é a aplicação do Enem Digital para cerca de 100 mil estudantes.
Por Silvia Tancredi

Agora, no momento da inscrição, os estudantes precisam anexar uma foto
Agora, no momento da inscrição, os estudantes precisam anexar uma foto
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Enem 2020 traz algumas mudanças e novidades para os participantes. As alterações incluem a realização do exame em época de pandemia e seus desafios, a aplicação do Enem Digital e uma nova medida de segurança. 

Inicialmente, o Enem seria realizado em novembro, mas confirmou o adiamento do exame em decorrência da pandemia da Covid-19. Em julho foram divulgadas as novas datas. As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Entenda a situação!

Tópicos deste artigo

Enem Digital

A principal novidade do Enem 2020 é que, a partir desta edição, também será realizado o Enem Digital. A medida visa reduzir custos e tornar o exame mais moderno. 

No momento da inscrição no Enem, os estudantes poderão escolher entre fazer provas impressas ou pelo computador. Serão destinadas 100 mil vagas para quem optar pela segunda opção.

Somente poderão fazer o Enem Digital estudantes que estão cursando ou já terminaram o terceiro ano do ensino médio e que não necessitam de atendimento especial. As provas digitais serão realizadas em todos os estados e no Distrito Federal.

O formato das provas do Enem Digital será o mesmo da versão impressa, com a diferença de conter questões interativas e algumas até no estilo de games. A redação continua sendo impressa.

Saiba tudo sobre o Enem Digital

Foto

Uma das alterações em relação ao Enem do ano passado é que, a partir desta edição, no momento da inscrição os estudantes terão que, obrigatoriamente, anexar uma foto digital atual. 

Conforme o Edital do Enem 2020, a foto tem que ser nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros e de rosto inteiro. Na foto, o inscrito não pode usar óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).

O Inep poderá utilizar a foto anexada no sistema de inscrição para procedimento de identificação nos dias de realização do Exame.

Veja como fazer sua inscrição no Enem 2020

Coronavírus

O Edital do Enem 2020 prevê que participantes que forem diagnosticados com doenças infectocontagiosas um dia antes das provas poderão solicitar reaplicação do exame, inclusive infectados com o novo coronavírus (covid19).

Além do coronavírus, são consideradas doenças infectocontagiosas a Coqueluche, Difteria, Doença Invasiva por Haemophilus Influenza, Doença Meningocócica e outras meningites, Varíola, Influenza humana A e B, Poliomielite por poliovírus selvagem, Sarampo, Rubéola e Varicela.

Estude com o Brasil Escola

Aproveite e estude para o Enem 2020 no Brasil Escola! Aqui você encontra conteúdos importantes de todas as disciplinas exigidas nas provas, como, por exemplo, Biologia e História. Você também pode acessar dicas de estudo e o canal de atualidades.

Leia também: como estudar para o Enem 2020

Como você já sabe, mandar bem na redação é fundamental. Para isso, recomendamos que você saiba como é elaborada essa prova e, com isso, treine produzir textos para estar preparado. Você pode mandar sua redação para o Banco de Redações do Brasil Escola. Vamos corrigi-la gratuitamente.

Por fim, se a prática leva a perfeição, que tal fazer bastantes exercícios no nosso simulado gratuito do Enem? Ah, e não se esqueça de acessar nosso canal do YouTube e nosso Instagram. Nos dois, você vai achar dicas pra lá de valiosas. Bons estudos!