Topo
pesquisar
Em 06/06/2018 08h57, atualizado em 06/06/2018 08h57

Como justificar a ausência no Enem

Enem

Em 2018, estudantes que conseguiram isenção no Enem 2017, mas não compareceram, devem apresentar justificativa para conseguir o benefício novamente. Por Rafael Batista
PUBLICIDADE

Os estudantes que conseguiram a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, mas não compareceram às provas, podem solicitar nova isenção no Enem 2018, desde que justifique a ausência. Para isso, o candidato deve ficar atento ao prazo de isenção, que este ano é entre 2 e 15 de abril.

A justificativa de ausência deve ser feita na mesma página em que são realizados os pedidos de isenção do Enem, na Página do Participante. Será necessário validar os dados pessoais, informando CPF, data de nascimento e endereço. Em caso de divergência de informações, o candidato deve entrar em contato com Inep por telefone.

Motivos

Clique para ampliar as instruções para justificativa de ausência

O próximo passo será informar a razão que o impediu de comparecer à aplicação do Enem em 2018. Os motivos pelos quais serão aceitos justificativas são os seguintes:

- Acidente de Trânsito;
- Assalto ou furto;
- Casamento;
- Morte na família;
- Acompanhamento de cônjuge;
- Saúde;
- Maternidade;
- Paternidade;
- Trabalho.

Nessa etapa, será possível marcar também a opção: Não tenho justificativa para comprovar minha ausência. Os motivos deverão ser acompanhados da documentação comprobatória, que deve ser anexada em formato PDF, PNG ou JPG, e ter tamanho máximo de 2MB.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja os documentos que podem ser apresentados para cada justificativa de ausência no Enem.

Dados escolares e socioeconômicos

As próximas informações que devem ser fornecidas são sobre as condições em que o estudante concluiu ou está concluindo o ensino médio, se em escola pública ou privada. Caso possua o Número de Identificação Social (NIS), o participante deverá indicá-lo no campo próprio.

O sistema disponibilizará um questionário com dados socioeconômicos do candidato e de seu grupo familiar. Segundo o Inep, essas informações serão usadas em estatísticas sobre a educação brasileira.

De acordo com as regras do Enem 2018, o participante pode ser eliminado a qualquer momento, caso seja identificado que declarou alguma informação falsa. 

Resultado

Após a análise, que será feita pelo Inep, o resultado das justificativas e dos pedidos de isenção no Enem 2018 será publicado no dia 23 de abril. Em caso de indeferimento, os estudantes poderão recorrer da decisão até dia 29 de abril.

A isenção no Enem 2018 não garante a participação no exame. Todos os estudantes deverão se inscrever entre os dias 7 e 18 de maio de 2018.

Saiba como fazer a inscrição no Enem 2018

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola