Estudantes que foram isentos da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, não compareceram às provas e desejam solicitar a isenção do valor para o Enem 2020 devem justificar o motivo da ausência, entre os dias de 17 a 28 de maio, para a que o Inep avalie se há a possibilidade de uma nova isenção.
A justificativa de ausência deve ser feita na mesma página em que são realizados os pedidos de isenção do Enem, na Página do Participante. Confira as etapas para justificar a falta no Enem 2020:
1º - O estudante precisa informar CPF, data de nascimento e marcar a figura de segurança solicitada para acessar a área de validação de informações.
2º - O sistema automaticamente identifica se você conseguiu a isenção no ano passado e não compareceu aos dois dias de provas.
3º - Depois, é necessário conferir se possui os documentos necessários para justificar a ausência e, se a resposta for sim, clique em "Li e concordo" para continuar.
4º - Informe o motivo da ausência. Cada opção de justificativa conta com a documentação necessária descrita na própria página.
5º - Caso não tenha justificativa, assinale a opção "Não tenho justificativa para comprovar minha ausência" e clique em continuar.
6º - Faça o upload da documentação nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB.
Os motivos para a justificativa de ausência no Enem 2020 que são descritas no site são:
- Acidente de Trânsito;
- Assalto ou furto;
- Casamento;
- Morte na família;
- Acompanhamento de cônjuge;
- Saúde ou emergência médica;
- Maternidade;
- Paternidade;
- Privação de liberdade (prisão);
- Trabalho;
- Intercâmbio acadêmico;
- Atividade curricular.
Veja os documentos que podem ser apresentados para cada justificativa de ausência no Enem.
Como a justificativa é feita no mesmo local que a solicitação da isenção, o Inep exige o preenchimento de algumas etapas para que o participante possa pedir a gratuidade da taxa. É necessário conferir se você está entre os grupos que podem solicitar a isenção e, após, informar os dados de escolaridade e dados socioeconômicos (incluindo informar se possui o NIS do CadÚnico).
A isenção pode ser solicitada por estudantes que estejam no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas; participantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral em colégio particular, tendo renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família; inscritos no CadÚnico com NIS próprio.
Os resultados das justificativas e da isenção sairão em 9 de junho, enquanto os recursos serão recebidos entre os dias 14 a 18 de junho. O Inep analisará os motivos e documentos dos recursos e divulgará a versão final do resultado em 25 de junho.