Whatsapp
Em 06/06/2018 08h57 , atualizado em 03/05/2021 15h27

Como justificar a ausência no Enem

Enem

Estudantes que tiveram isenção em 2020 e não compareceram ao exame terão que justificar ausência para pedir a gratuidade no Enem 2021. Por Lorraine Vilela Campos
Crédito da Imagem: Shutterstock
PUBLICIDADE

Estudantes que foram isentos da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, não compareceram às provas e desejam solicitar a isenção do valor para o Enem 2020 devem justificar o motivo da ausência, entre os dias de 17 a 28 de maio, para a que o Inep avalie se há a possibilidade de uma nova isenção.

A justificativa de ausência deve ser feita na mesma página em que são realizados os pedidos de isenção do Enem, na Página do Participante. Confira as etapas para justificar a falta no Enem 2020:

1º - O estudante precisa informar CPF,  data de nascimento e marcar a figura de segurança solicitada para acessar a área de validação de informações.

2º - O sistema automaticamente identifica se você conseguiu a isenção no ano passado e não compareceu aos dois dias de provas.

- Depois, é necessário conferir se possui os documentos necessários para justificar a ausência e, se a resposta for sim, clique em "Li e concordo" para continuar.

4º - Informe o motivo da ausência. Cada opção de justificativa conta com a documentação necessária descrita na própria página.

5º - Caso não tenha justificativa, assinale a opção "Não tenho justificativa para comprovar minha ausência" e clique em continuar.

6º - Faça o upload da documentação nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB. 

Motivos

Os motivos para a justificativa de ausência no Enem 2020 que são descritas no site são:

- Acidente de Trânsito;
- Assalto ou furto;
- Casamento;
- Morte na família;
- Acompanhamento de cônjuge;
- Saúde ou emergência médica;
- Maternidade;
- Paternidade;
- Privação de liberdade (prisão);
- Trabalho;
- Intercâmbio acadêmico;
- Atividade curricular.

Veja os documentos que podem ser apresentados para cada justificativa de ausência no Enem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Isenção

Como a justificativa é feita no mesmo local que a solicitação da isenção, o Inep exige o preenchimento de algumas etapas para que o participante possa pedir a gratuidade da taxa. É necessário conferir se você está entre os grupos que podem solicitar a isenção e, após, informar os dados de escolaridade e dados socioeconômicos (incluindo informar se possui o NIS do CadÚnico).

A isenção pode ser solicitada por estudantes que estejam no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas; participantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral em colégio particular, tendo renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família; inscritos no CadÚnico com NIS próprio. 

Resultado

Os resultados das justificativas e da isenção sairão em 9 de junho, enquanto os recursos serão recebidos entre os dias 14 a 18 de junho. O Inep analisará os motivos e documentos dos recursos e divulgará a versão final do resultado em 25 de junho. 

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Saiba quais dados podem ser alterados durante e depois das inscrições para o Enem. Para se inscrever no Enem o estudante deve prestar diversas informações pessoais, escolares e socioeconômicas. Alguns dados, depois de salvos, não podem ser modificados, mas há aqueles que são passíveis de alteração.
Estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e pessoas carentes têm direito a isenção da taxa de inscrição do Enem. Saiba como não pagar a taxa de inscrição do Enem.
Descubra se sua inscrição no Enem foi confirmada. Há duas mensagens que aparecem no final da inscrição do Enem. Uma indica que a inscrição foi confirmada. Estudantes precisam pagar o boleto do Enem ou ganhar isenção da taxa.
O primeiro passo para participar do Enem 2018 é fazer a inscrição corretamente. Confira passo a passo como se inscrever no Enem 2018! Onde e como se inscrever no Enem 2018 e como funciona o sistema de inscrição do Enem.
Confira todas as regras do Enem 2018 para se dar bem nas provas e não ser eliminado no Enem.
Os estudantes aprovados no Encceja Exterior também podem solicitar isenção no Enem 2018. O resultado foi publicado ontem (10) e o prazo para isenção de taxa termina no próximo dia 15.
O Enem 2018 será realizado nos dias 4 e 11 de novembro em 2018. Para garantir a segurança na realização das provas o Ministério da Educação (MEC) anunciou algumas mudanças para a edição deste ano.
Prazo para os estudantes pedirem a isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 e fazer a justificativa de ausência na edição anterior termina nesta quarta-feira. O período começou dia 1º de abril.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES