Enem terá etapa com provas específicas com o novo ensino médio

Previsão é que estudantes façam provas de acordo com a área vinculada ao curso superior que eles pretendem seguir
Em 20/11/2018 18h35 , atualizado em 20/11/2018 18h40 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministro da Educação (MEC), Rossieli Soares, anunciou na tarde de hoje, 20 de novembro, em coletiva de imprensa sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Ensino Médio, que o Enem também terá mudanças. 

Segundo o órgão, a expectativa é que Enem passe a ser realizado em duas etapas. No primeiro dia, seriam provas mais gerais, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já no segundo, os inscritos fariam provas de acordo com a área vinculada ao curso superior que eles pretendem seguir.

Novo Enem deve ter duas etapas

As provas do Enem do primeiro dia, segundo a BNCC, seriam de:

  • Linguagens
  • Matemática
  • Ciências da Natureza
  • Ciências Humanas 
  • Formação técnica e profissional

 

Por outro lado, as provas específicas seriam de disciplinas específicas voltadas às áreas de biológicas, exatas e humanas. Por exemplo, caso o estudante fosse seguir esta última área, os testes teriam mais foco em Língua Portuguesa, História e Geografia.

Enem hoje

Principal prova educacional brasileira, o Enem hoje conta dois dias provas. No primeiro, os participantes produzem uma redação e respondem 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No dia seguinte, o Enem conta com 90 questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza. Neste ano as provas foram aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro.

Confira os gabaritos oficiais Enem 2018

Veja também a correção comentada

Com as notas do Enem em mão, as quais estão previstas para serem divulgadas em 18 de janeiro de 2019, os estudantes podem se inscrever no SiSU, no ProUni e no Fies

Novo Ensino Médio

Conforme a DCNs homologada, o Novo Ensino Médio se dividirá em duas etapas: formação geral básica e itinerários formativos.

A formação geral básica terá 1.800 horas de carga horária. As disciplinas desta primeira fase do ensino médio são compostas por competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os itinerários formativos constituirão até 1.200 horas do ensino médio. As escolas não serão obrigadas a oferecer todas as áreas que compõem tais itinerário

Outra mudança anunciada pelo MEC é que, com o novo Ensino Médio, os estados poderão oferecer até 30% da carga horária na modalidade de educação a distância (EaD).


Relacionados

Cartão com locais de prova da segunda aplicação do Enem 2018 está disponível
Inep liberou nesta quarta-feira, 5 de dezembro, o acesso ao Cartão de Inscrição da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O cartão informa o local, prédio e sala de prova.
Notícias
Enem 2018: economia brasileira foi o tema da redação da segunda prova
Terminou no final da tarde de hoje, 12 de dezembro, a aplicação das segundas provas do Enem 2018. Participaram privados de liberdade e pessoas que tiveram direito à reaplicação do exame educacional. 
Notícias
Enem 2018: segundo dia tem prova de química mais difícil de todas as edições
O último dia do Enem 2018 teve como destaque a prova de Química mais difícil de todos os anos, na opinião de professores da área. Em sua 20º edição, o exame trouxe Ciências da Natureza e Matemática neste segundo dia, 11 de novembro.
Notícias
Enem deve mudar em 2024 com o Novo Ensino Médio
O MEC apresentou o cronograma nacional de implementação do Novo Ensino Médio. A estimativa é mudar o formato do Enem a partir de 2024.
Notícias
Inep anula questão da prova de Matemática do Enem 2018
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na noite da última segunda-feira, 12 de novembro, que uma questão da prova de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi anulada.
Notícias
MEC divulga regras e datas do SiSU 2019
O Ministério da Educação informou as regras e as datas do SiSU 2019. O documento foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 22 de novembro. Saiba quando as inscrições para o SiSU 2019 serão abertas.
Notícias
O que fazer depois do Enem 2018
Aproveite a divulgação do gabarito oficial do Enem e saiba o que fazer depois do Enem 2018. Resultado será liberado apenas em 18 de janeiro de 2019 e, até lá, há opções para segurar a ansiedade pela nota.
Enem