A partir desta segunda-feira, 1º de junho, os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem solicitar o atendimento pelo nome social no dia das provas. O prazo para fazer o pedido vai até sexta-feira, dia 5.
Inicialmente, os pedidos seriam recebidos entre 25 e 29 de maio, mas o período foi adiado depois que as inscrições para o Enem 2020 forram prorrogadas.
Como funciona o atendimento por nome social no Enem?
A medida foi adotada pelo Inep em 2014 visando garantir direitos iguais aos participantes travestis e transexuais no Enem. Com isso, o participante se inscreve no exame com o nome civil e, posteriormente, faz a solicitação para que o nome social possa ser utilizado nas listas de salas nos dias de prova, além da possibilidade de escolherem entre os sanitários masculino ou feminino.
Como solicitar o atendimento?
A solicitação só pode ser feita após o estudante ter realizado a inscrição no exame. Com a inscrição confirmada, é necessário acessar a Página do Participante para enviar a documentação e solicitar o atendimento. Veja os documentos exigidos pelo Inep:
- Fotografia atual nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
- Cópia digitalizada da frente e do verso de um dos documentos de identificação oficial com foto;
- Cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação de atendimento pelo nome social disponibilizado na Página do Participante.
Mais: Entenda o atendimento por nome social no Enem
É importante que o participante esteja ciente de que a confirmação da solicitação é condicionada ao envio da documentação. Por isso, os documentos comprobatórios devem ter todas as informações solicitadas e legíveis para análise e deferimento.
Os dados de contato também devem estar atualizados e todas as informações complementares devem ser atendidas quando solicitadas pelo Inep.
Resultado
O Inep informa o resultado individualmente na Página do Participante. Se o pedido não for aceito, o participante será informado por e-mail e terá três dias para enviar um novo documento comprobatório. Se o documento não estivar conforme o solicitado pelo Inep, o nome civil será utilizado no dia da prova.
Enem 2020
De acordo com dados divulgados pelo Inep no dia 28 de maio, o Enem 2020 recebeu 6.121.363 inscrições, sendo 6.020.263 para a versão impressa e 101.100 para a versão digital.O número de inscritos é o menor desde 2010 e ainda deve diminuir após as agências bancárias terminarem o registro do pagamento da taxa de inscrição. Com isso, o Inep informará o número de inscrições confirmadas no exame.
Em consequência da pandemia do coronavírus o Enem 2020 vem passando por muitas alterações no cronograma. Assim como o período de inscrições foi alterado na última sexta-feira, as datas de provas também passaram por mudanças duas vezes.
Mais: Saiba tudo sobre as mudanças no Enem 2020
O Inep havia programado a aplicação das provas na versão impressa e digital para novembro, mas suspendeu as datas após o período ser contestado por estudantes, órgãos públicos e até mesmo por um Projeto de Lei aprovado no Senado.
Em junho o Inep pretende realizar uma enquete com os participantes inscritos para decidir sobre a aplicação das provas.
Para mais informações acesse a Página do Enem 2020 no Brasil Escola.