Whatsapp
Em 05/01/2021 09h39 , atualizado em 05/01/2021 11h17

Cartão com locais de prova do Enem 2020 já pode ser acessado

Notícias

Documento possui os locais de prova do exame e instruções para as provas. Acesso é individual e feito na Página do Participante. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou hoje, 5 de janeiro, o Cartão de Confirmação da Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O documento contém as principais informações sobre a aplicação da prova impressa.

Acesse o cartão do Enem 2020

As provas do Enem 2020 na versão impressa serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro. Os locais de prova do Enem Digital só serão liberados em 15 de janeiro, exame este previsto para 31/01 e 7 de fevereiro.

Como acessar o Cartão?

Para conferir o cartão o participante deve entrar na Página do Participante e informar o CPF e a senha. O estudante pode optar por acessar o cartão do computador ou por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets, utilizando o aplicativo oficial do Enem.

Nos dias das provas, o Inep não exige que o participante leve o cartão, porém, é recomendado que ele seja levado impresso para facilitar o acesso ao local de prova.

Quais as informações estão disponíveis no Cartão?

- Nome completo
- Número da inscrição
- CPF
- Opção de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
- Atendimento especializado e/ou específico (se solicitado)
- Datas e horários das provas
- Local de aplicação do exame
- Número da sala
- Cidade de realização do exame
- Instruções sobre a Covid-19
- Obrigatoriedade do uso da máscara
- Necessidade de levar a própria água

Mais: Para que serve o cartão do Enem?

Cartão do Enem 2020
CLIQUE PARA AMPLIAR

Quais alterações podem ser feitas?

Se as informações no cartão estiverem incorretas, o participante deve entrar em contato com o Inep por telefone, antes da aplicação das provas, para solucionar o problema. O telefone de contato do Inep é 0800 616161.

Nos casos dos locais de prova, atendimento especializado e opção de língua estrangeira, não é possível promover mudanças. A alteração só permitida durante o período das inscrições.

Declaração de Comparecimento

Os participantes também podem, a partir de hoje, imprimir a Declaração de Comparecimento do primeiro dia do Enem 2020. O documento é usado para abonar a falta ao trabalho de estudantes que estão fazendo as provas.

Enem 2020

A pandemia do coronavírus afetou a rotina de todas as pessoas durante o ano de 2020 e, com a paralização obrigatória das atividades presenciais nas escolas e demais instituições de ensino, a aplicação de diversos vestibulares e do Enem acabou passando por alterações.

Com isso, a definição de novas datas para o Enem 2020 passou por uma série de discussões e até mesmo uma enquete foi realizada com os participantes. Em julho, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep informaram que o exame só seria aplicado em janeiro e fevereiro de 2021.

Veja mais: Provas do Enem 2020 começam a ser distribuídas pelo país

A partir da definição, o Inep passou a planejar a melhor forma de aplicar o exame durante esse período e quais seriam as medidas de segurança sanitária adotadas para a realização do Enem 2020, que registrou para a edição 5.783.357 inscrições confirmadas.

Também para a edição 2020 haverá como novidade a aplicação das provas digitais, nas quais os estudantes resolverão as questões do exame em computadores e somente a redação será manuscrita. Do total de inscritos, 96.086 optaram por essa modalidade.

Mais: Saiba como será o Enem Digital

O que levar e o que não levar no dia de prova?

Para levar: Obrigatoriamente, os participantes devem levar o documento de identificação original com foto e a caneta preta. Para esta edição, a máscara de proteção facial também é exigida para a participação no exame.

Para NÃO levar: É proibido usar no dia do Enem acessórios como óculos escuros, bonés e gorros, materiais escolares como lápis, borracha e anotações, e equipamentos eletrônicos.

Celular: Levar o celular não é proibido, mas, se for possível, é melhor deixá-lo em casa. Caso o participante leve o aparelho, ele deve ser desligado e guardado no envelope entregue na entrada da sala. Durante a prova o aparelho não pode ser usado e também não pode emitir nenhum tipo de som, caso contrário, o participante pode ser eliminado do Enem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja todas as informações sobre o que levar para o Enem

Prevenção ao coronavírus

Em julho, o Inep divulgou novos editais contendo algumas medidas de prevenção ao coronavírus e, desde então, tem liberado mais informações sobre novas medidas de proteção aos participantes e todo o público que envolve a aplicação das provas. Veja abaixo as principais informações:

  • Os participantes deverão, obrigatoriamente, usar máscara de proteção facial desde a entrada no local de prova até a saída, assim como os acompanhantes de mães que estiverem amamentando. A máscara deverá cobrir a boca e o nariz do participante, que poderá ser eliminado do Enem caso não respeite a determinação;
  • Os procedimentos de fiscalização, como identificação do participante, vistoria de materiais, lanches e artigos religiosos, serão realizados respeitando o isolamento entre as pessoas;
  • A ida ao banheiro será controlada e os estudantes terão que higienizar as mãos na entrada e saída dos banheiros;
  • Sala especial aos participantes que fazem parte do grupo de risco ao contagio do Covid-19. As salas especiais terão, no máximo, 12 pessoas. Se encaixam no grupo os seguintes participantes: gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e oncológicas;
  • Haverá aumento na quantidade de locais de aplicação da prova e diminuição do número de pessoas em uma única sala de aula. A estimativa é que a aplicação seja feita em 205 mil salas, distribuídas por 14 mil pontos de aplicação em todo o país;
  • Pessoas que estiverem com Covid-19 ou outras doenças transmissíveis nos dias do Enem 2020 poderão solicitar a reaplicação das provas. O pedido será recebido antes do exame, pela Página do Participante.

As provas do Enem 2020

O Inep manteve a estrutura das provas do Enem. Nos dois dias de prova ,os participantes vão ter que responder 180 questões e produzir uma redação

Os portões dos locais de prova serão fechados às 13h, horário de Brasília, e as provas serão aplicadas a partir das13h30. É importante saber qual o fuso horário do estado onde será feito o exame para saber a hora de chegar ao local.

Veja a divisão de conteúdos e o tempo para cada dia de prova:

  • 1º dia: 5h30 de duração

- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira)
- 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia)
- Redação

  • 2º dia: 5h de duração

- 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física)

Veja também: O que mais cai no Enem em cada disciplina

Como estudar para o Enem 2020?

O Brasil Escola preparou muitos conteúdos gratuitos para ajudar os estudantes a se prepararem para o Enem. Veja algumas opções:

Videoaulas: No canal do Brasil Escola no YouTube, professores especialistas no Enem oferecem diversas aulas com dicas para o exame e resolvem exercícios para esclarecer as dúvidas. Assista as videoaulas!

Simulado: Aproveite que a prova está chegando e teste seus conhecimentos com questões reais e personalizadas da prova, cronômetro e correção comentada das questões. O simulado é uma ótima opção para fazer uma avaliação dos seus conhecimentos antes do dia da prova. Simule o exame!

Provas Anteriores: É importante chegar no exame tendo conhecimento de como será a avaliação. Todas as provas do Enem que foram aplicadas desde 2009 estão disponíveis no Brasil Escola. Acesse a página e confira também os gabaritos e correções.

Veja também alguns artigos:

Para mais informações acesse a Página do Enem 2020 do Brasil Escola.

Relacionados
O mundo deu a largada na vacinação em massa contra a Covid-19 no mês de dezembro de 2020. Veja essa e outras notícias no Atualidades do Brasil Escola.
Começou o envio e distribuição de provas do Enem 2020 para os estados brasileiros e Distrito Federal. Serão entregues mais de 11,4 milhões de provas.
Faltando cinco dias para o Enem 2020, estudantes não conseguem consultar os locais de prova. Participantes não conseguem resposta do Inep.
O Inep anunciou hoje, 23 de dezembro, a data de divulgação do cartão com os locais de prova do Enem 2020.
O manual "A redação do Enem 2020: cartilha do Participante" foi divulgado pelo Inep para auxiliar os mais de 5,7 milhões de inscritos para as provas.
Circula nas redes sociais uma imagem informando que tocar na parte frontal da máscara causará a eliminação do Enem 2020 o que não é verdade.
A Uncisal anunciou a substituição do Vestibular pelo SiSU para ingresso em 2021. Pandemia foi o motivo da decisão.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES