Whatsapp
Em 31/05/2019 10h50 , atualizado em 31/05/2019 10h50

Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem – o que é e para que serve

Enem

Documento apresenta informações importantes, como o local onde o participante fará as provas Por Silvia Tancredi
Cartão de confirmação do Enem é liberado cerca de 20 dias antes das provas
Cartão de confirmação do Enem é liberado cerca de 20 dias antes das provas
PUBLICIDADE

O cartão de confirmação do Enem é um documento que comprova a inscrição no exame educacional. O comprovante indica, entre outras coisas, os dias, o horário e o local das provas. 

O documento é personalizado, ou seja, somente pode ser acessado pelo participante. Nele constam todas as informações necessárias para o estudante fazer as provas com tranquilidade e segurança.

Confira o que contém o cartão de inscrição do Enem:

    • Nome completo do participante
    • Número da inscrição
    • Número do CPF
    • Língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)
    • Datas e horários das provas
    • Horário e abertura dos portões
    • Local de realização do exame
    • Número da sala de prova
    • Endereço do local de prova
    • Cidade de realização do exame

Como acessar o cartão?

Até 2014, os participantes recebiam o cartão impresso, em suas casas, por meio dos Correios. No ano seguinte, o Ministério da Educação (MEC) mudou a sistemática, passando a disponibilizar o documento na página do participante no site do Enem.

Veja um exemplo de cartão de confirmação de inscrição do Enem

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
No cartão de confirmação do Enem, você encontrá o local onde fará as provas (clique para ampliar)

Atendimento especial

Caso você precise de algum atendimento específico e especializado no Enem, essa informação deve constar no cartão de inscrição do Enem. Alguns exemplos de informações que podem constar nesse campo são tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), guia-intérprete para pessoa com surdocegueira, auxílio para leitura, auxílio transcrição, entre outros. 

Instruções

O cartão também apresentará, embaixo dos dados pessoais, recomendações aos participantes, como o horário de chegada ao local de prova. 

Há ainda a lista de obrigações dos inscritos, como portar documento de identidade, levar caneta preta, aguardar 30 minutos para início das provas, entre outras.

Saiba como funcionam as provas do Enem

É necessário imprimir?

A organização do Enem não exige que você apresente o cartão no dia da prova, porém é interessante que você o leve impresso. Com o cartão em mãos, você poderá visualizar o número da sala, do prédio e da escola onde fará as provas. Assim, o acesso ao local será mais rápido. 

Artigos Relacionados
Confira detalhes sobre 10 filmes para estudar para vestibulares e Enem, suas sinopses, importância histórica e muito mais
Saiba como estudar atualidades para o Enem e principais vestibulares, como Fuvest e Unicamp. As provas contam com uma característica cada vez mais interdisciplinar, abordando temas da atualidade. Veja dicas para se manter informado.
Veja como acessar o boletim do Enem e o que fazer com as informações. O Boletim do Enem é divulgado na área do candidato, fornecendo as notas obtidas em cada uma das áreas avaliadas no exame.
Você, estudante, pode montar planos de estudos para o Enem em sites e aplicativos para celulares. Com essas ferramentas, você vai otimizar seus estudos, organizando seu tempo e as disciplinas que deves estudar.
Fique ligado para não desrespeitar os direitos humanos na redação do Enem. Incitação ao ódio, preconceito e apologia ao crime ferem os direitos humanos e faz com que o estudante perca pontos na redação do Enem.
Veja dicas de como se vestir adequadamente para as provas do Enem. O que pode e o que não pode usar durante as provas do Enem. Será que pode usar qualquer roupa? Participantes devem ficar atentos para não serem barrados quando forem entrar nos locais de prova.
Saiba o que é auxílio transcrição no Enem, quem pode solicitar o recurso, como pedir, os benefícios e como funciona. O auxílio transcrição no Enem é um atendimento especial para quem não pode escrever.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES