Whatsapp
Em 11/07/2018 07h56 , atualizado em 11/07/2018 07h56

Como acessar o boletim do Enem e para que serve

Enem

Acessando o Boletim do Enem, o estudante pode conferir suas notas e a possibilidade de participar do SiSU, ProUni e FIES. Por Rafael Batista
Para conferir o Boletim do Enem o estudante deve acessar a página do participante.
Para conferir o Boletim do Enem o estudante deve acessar a página do participante.
PUBLICIDADE

Depois que o estudante realiza as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ansiedade é pela divulgação do boletim de desempenho. Como não há uma lista de aprovados, o acesso ao Boletim do Enem é o que dá ao estudante uma noção de como foi sua participação nas provas. Trata-se do resultado com as notas de todas as áreas avaliadas nas provas do Enem. 

Para consultar o boletim do Enem, o estudante precisa logar na Página do Participante, informando CPF e senha. 

Saiba como recuperar a senha do Enem

No sistema é possível ver as notas em cada uma das quatro áreas avaliadas com questões objetivas e também o desempenho na redação. Além disso, no tempo previsto, o Inep disponibiliza nesta mesma área o acesso ao espelho da correção da redação.

Antigamente, o Boletim do Enem era entregue ao participante em casa, via Correios. No entanto, agora só é possível acessá-lo pela internet.

Como usar o Boletim do Enem

A partir do acesso ao Boletim do Enem, o estudante pode analisar a possibilidade de participar dos programas que dependem da nota no Enem. É importante ter acesso a este resultado, pois é com base nessa nota que o Ministério da Educação (MEC) seleciona para:

  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
  • Programa Universidade para Todos (ProUni);
  • Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

No caso do Fies, o candidato precisa ter feito uma das edições do Enem a partir de 2010, com média igual ou maior a 450 nas provas e nota acima de zero na redação. Para este programa, o inscrito deve ainda comprovar renda junto ao agente financeiro, conforme a modalidade em que se inscreveu.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já as bolsas oferecidas pelo ProUni são para estudantes que fizeram a última edição do exame. No Boletim do Enem é preciso constar média mínima de 450 pontos, sem ter zerado a redação. Os candidatos também precisam comprovar renda, origem escolar, entre outros requisitos.

Para concorrer a uma das vagas oferecidas pelo SiSU, o estudante precisa ter feito a última edição do exame, sem ter zerado a nota da redação. Neste caso, após o primeiro dia de inscrições, o sistema  indica uma nota de corte para cada curso, com base nas inscrições realizadas.

Média no Enem

Calcular a média do exame é muito simples, basta acessar o Boletim do Enem, somar as notas das cinco áreas e depois dividir por cinco. Quando a universidade estabelece peso para determinada área, basta somar as cinco notas e dividir pela soma dos pesos.

Calcule a média aqui

Artigos Relacionados
Saiba tudo sobre o cartão de confirmação de inscrição do Enem. No documento, o participante encontra informações pessoais, língua estrangeira e o local onde vai fazer as provas.
O cursinho da UFF de Niterói recebe inscrições de preparatório para o Enem 2018. Candidatos de escolas públicas e baixa renda da região podem se inscrever até 11 de agosto. Aulas irão até o dia 3 de novembro, véspera do exame.
Veja dicas de como se vestir adequadamente para as provas do Enem. O que pode e o que não pode usar durante as provas do Enem. Será que pode usar qualquer roupa? Participantes devem ficar atentos para não serem barrados quando forem entrar nos locais de prova.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES