Como acessar as notas do Enem

Com as notas do Enem, aluno pode ingressar no ensino superior
Por Rafael Batista , Silvia Tancredi

Para conferir o Boletim do Enem o estudante deve acessar a página do participante.
Para conferir o Boletim do Enem o estudante deve acessar a página do participante.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Para acessar as notas do Enem, o estudante precisar entrar na Página do Participante do Enem. Nesse local, o inscrito terá acesso às notas das cinco provas do exame educacional.

Saiba como acessar a página do participante do Enem

No sistema é possível ver as notas em cada uma das quatro áreas avaliadas com questões objetivas e também o desempenho na redação. Além disso, no tempo previsto, o Inep disponibiliza nesta mesma área o acesso ao espelho da correção da redação.

Antigamente, as notas do Enem eram enviadas ao participante em casa, via Correios. No entanto, agora só é possível acessá-lo pela internet. Vale lembrar que, se o estudante esquecer a senha de acesso à página do Enem, é possível recuperá-la. 

Veja como recuperar a senha do Enem

Tópicos deste artigo

Como usar as notas do Enem

Com as notas do Enem em mãos, o estudante pode participar dos programas de acesso à educação superior coordenados pelo Ministério da Educação (MEC). Confira abaixo:

  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);

  • Programa Universidade para Todos (ProUni);

  • Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

No caso do Fies, o candidato precisa ter feito uma das edições do Enem a partir de 2010, com média igual ou maior a 450 nas provas e nota acima de zero na redação. Para este programa, o inscrito deve ainda comprovar renda junto ao agente financeiro, conforme a modalidade em que se inscreveu.

Já as bolsas oferecidas pelo ProUni são para estudantes que fizeram a última edição do exame. No Boletim do Enem é preciso constar média mínima de 450 pontos, sem ter zerado a redação. Os candidatos também precisam comprovar renda, origem escolar, entre outros requisitos.

Para concorrer a uma das vagas oferecidas pelo SiSU, o estudante precisa ter feito a última edição do exame, sem ter zerado a nota da redação. Neste caso, após o primeiro dia de inscrições, o sistema  indica uma nota de corte para cada curso, com base nas inscrições realizadas.

Média no Enem

Calcular a média do exame é muito simples, basta acessar o Boletim do Enem, somar as notas das cinco áreas e depois dividir por cinco. Quando a universidade estabelece peso para determinada área, basta somar as cinco notas e dividir pela soma dos pesos.

Calcule a média aqui