O que é auxílio transcrição no Enem

Estudantes com deficiências físicas ou problemas de saúde podem solicitar ajuda para fazer as provas do Enem
Por Silvia Tancredi

Pessoas com dores crônicas, como fibromialgia, podem pedir ajuda para escrever nas provas do Enem
Pessoas com dores crônicas, como fibromialgia, podem pedir ajuda para escrever nas provas do Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Auxílio transcrição no Enem é um tipo de atendimento especial para participantes impossibilitados ou com dificuldades de escrever a redação ou de preencher o cartão de resposta. Nesses casos, um auxiliar escreve para o estudante.

Tópicos deste artigo

Quem pode pedir o auxílio transcrição?

Podem pedir auxílio transcrição no Enem estudantes que precisam de atendimento específico por terem algum problema de saúde que os impede de escrever as respostas e a redação como os demais participantes. 

Veja doenças mais comuns que comprometem os movimentos, músculos, nervos, ligamentos, em especial os das mãos:

    • Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC)
    • Disgrafia
    • Fibromialgia
    • Lesão por Esforço Repetitivo (LER)
    • Artrose
    • Artrite reumatoide
    • Dores musculares
    • Atrofias musculares
    • Paralisias 

Como pedir? 

O auxílio transcrição deve ser solicitado no momento da inscrição no Enem. Conforme o Edital do exame, o estudante deve preencher o campo de auxílio ou o recurso de acessibilidade de que necessitar, de acordo com as opções apresentadas. 

Quando estiver fazendo o cadastro, o interessado também deve apresentar o número do Código Internacional de Doenças (CID) que consta no laudo médico que comprova a deficiência ou doença que o impede de escrever. 

Quais os benefícios? Como funciona?

Quem pede auxílio fará a prova uma sala separada dos demais participantes. Nesse caso, ele terá atendimento individualizado da pessoa que o auxiliará no exame. 

O auxílio transcrição no Enem funciona assim: o participante fala a resposta correta e o ajudante a escreve. No caso da redação, o estudante dita o que deve ser redigido para o auxiliante escrever.

A recomendação é que o candidato chegue mais cedo ao local da prova. Dependendo do caso, também é possível pedir para ficar em uma sala de fácil acesso para, por exemplo, não precisar subir escadas. 

No final da prova, o estudante beneficiado tem que escrever uma avaliação sobre a pessoa que o auxiliou a escrever na prova. 

Outros casos

Estudantes que sofreram acidentes e não conseguem escrever momentaneamente às vésperas do Enem também podem solicitar ajuda. Nesse caso, eles deverão entrar em contato via central de atendimento do cidadão pelo telefone 0800.616161. 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as solicitações serão encaminhadas à comissão de demandas para que seja verificada a logística para o atendimento regular. 

Caso não seja possível o atendimento em questão, o participante será informado via SMS ou e-mail.