Auxílio transcrição no Enem é um tipo de atendimento especial para participantes impossibilitados ou com dificuldades de escrever a redação ou de preencher o cartão de resposta. Nesses casos, um auxiliar escreve para o estudante.
Tópicos deste artigo
- 1 - Quem pode pedir o auxílio transcrição?
- 2 - Como pedir?
- 3 - Quais os benefícios? Como funciona?
- 4 - Outros casos
Quem pode pedir o auxílio transcrição?
Podem pedir auxílio transcrição no Enem estudantes que precisam de atendimento específico por terem algum problema de saúde que os impede de escrever as respostas e a redação como os demais participantes.
Veja doenças mais comuns que comprometem os movimentos, músculos, nervos, ligamentos, em especial os das mãos:
• Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC)
• Disgrafia
• Fibromialgia
• Lesão por Esforço Repetitivo (LER)
• Artrose
• Artrite reumatoide
• Dores musculares
• Atrofias musculares
• Paralisias
Como pedir?
O auxílio transcrição deve ser solicitado no momento da inscrição no Enem. Conforme o Edital do exame, o estudante deve preencher o campo de auxílio ou o recurso de acessibilidade de que necessitar, de acordo com as opções apresentadas.
Quando estiver fazendo o cadastro, o interessado também deve apresentar o número do Código Internacional de Doenças (CID) que consta no laudo médico que comprova a deficiência ou doença que o impede de escrever.
Quais os benefícios? Como funciona?
Quem pede auxílio fará a prova uma sala separada dos demais participantes. Nesse caso, ele terá atendimento individualizado da pessoa que o auxiliará no exame.
O auxílio transcrição no Enem funciona assim: o participante fala a resposta correta e o ajudante a escreve. No caso da redação, o estudante dita o que deve ser redigido para o auxiliante escrever.
A recomendação é que o candidato chegue mais cedo ao local da prova. Dependendo do caso, também é possível pedir para ficar em uma sala de fácil acesso para, por exemplo, não precisar subir escadas.
No final da prova, o estudante beneficiado tem que escrever uma avaliação sobre a pessoa que o auxiliou a escrever na prova.
Outros casos
Estudantes que sofreram acidentes e não conseguem escrever momentaneamente às vésperas do Enem também podem solicitar ajuda. Nesse caso, eles deverão entrar em contato via central de atendimento do cidadão pelo telefone 0800.616161.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), as solicitações serão encaminhadas à comissão de demandas para que seja verificada a logística para o atendimento regular.
Caso não seja possível o atendimento em questão, o participante será informado via SMS ou e-mail.