Topo
pesquisar
Em 18/09/2018 07h45, atualizado em 18/09/2018 07h45

8 dicas para estudar atualidades para o Enem e Vestibulares

Enem

Questões interdisciplinares do Enem e vestibulares exigem do candidato estar atualizado com as notícias do Brasil e do mundo. Por Rafael Batista
É importante que o estudante busque mais de uma fonte de informações sobre atualidades.
É importante que o estudante busque mais de uma fonte de informações sobre atualidades.
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os principais vestibulares estão cada vez mais interdisciplinares, exigindo dos estudantes, além das matérias estudadas na escola, conteúdos atuais. Por isso, para ter sucesso nessas provas, os candidatos precisam estar ligados no que está acontecendo no Brasil e no mundo.

A prova do Enem, geralmente, não cobra um fato específico, mas o contexto no qual ele está inserido. Por exemplo, a Copa do Mundo de Futebol na Rússia pode inspirar questões sobre a história do país: Revolução Russa, União Soviética, Guerra Fria etc. 

Desse modo, é essencial que o estudante liste os principais fatos e busque aprofundar o assunto, considerando o contexto histórico e as possíveis repercussões. Nós, do Brasil Escola, pensamos em 8 dicas para você estudar atualidades para o Enem e Vestibulares.

1. Ter um cronograma de estudos que inclua leituras de jornais ou sites de notícias é de extrema importância. A partir de então, consulte fontes especializadas nos assuntos mais relevantes para ter acesso à contextualização. O canal Atualidades do Vestibular Brasil Escola pode ajudar a aprofundar nos principais temas.

2. Acompanhar os grandes portais de notícias e observar quais temas estão nas páginas principais. Os que permanecem mais tempo têm chance maior de aparecer nas provas do Enem e dos vestibulares. Selecione os mais importantes e faça pesquisas em outras fontes.

3. O Portal Brasil Escola também é um grande aliado dos estudantes, com textos relacionados a todas as disciplinas escolares. O site conta também um canal de exercícios, com questões que auxiliam no aprofundamento dos conteúdos.

Se houver a epidemia de alguma doença no Brasil, como a dengue, por exemplo, no Brasil Escola é possível encontrar textos sobre o vírus, o transmissor, os sintomas etc.

4. Existem algumas ferramentas da própria internet que podem ajudar a identificar os temas mais buscados em determinado período. O Google Trends ou o Trend Topics do Twitter são alguns exemplos de como saber o que as pessoas estão pesquisando ou falando na internet.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

5. Em tempos de fake news (notícias falsas), é preciso ter cuidado ao selecionar as fontes de informação, verificando sempre a veracidade dos fatos. Mas não se prenda a uma única fonte, pois, lendo vários sites e jornais, é possível ter uma visão ampla do assunto e criar seus próprios argumentos diante de alguns temas.

Outro cuidado importante é na hora de acessar as redes sociais. Elas podem ajudar nos estudos, apontando temas polêmicos que podem pautar questões do Enem, mas nem tudo compartilhado é verdade. Nesse caso, busque fontes confiáveis.

6. Se você domina outro idioma, a dica é acessar sites de veículos estrangeiros, investigando se um assunto recente no Brasil foi notícia no exterior. Mas cuidado com as ferramentas de tradução automática, pois podem mudar o sentido de algumas frases, distorcendo a informação.

Levar o tema para conversas com os amigos ajudam a ampliar os argumentos.

7. Além de estudar os principais temas, levar os esses assuntos para conversas com amigos pode ser bem vantajoso. Agindo assim, o estudante vai conseguir expor seus argumentos e escutar outras opiniões, ampliando ainda mais sua visão sobre o assunto.

Quando achar conveniente, se for possível, leve o assunto para a sala e debata também com o professor. Falando em atualidades, quanto mais explanado um tema melhor para o estudante.

8. As provas dos vestibulares são elaboradas com algumas semanas de antecedência e, no caso do Enem, meses. Isso significa que fatos muito recentes dificilmente são cobrados nas provas. Nas semanas que antecedem às provas, aprofunda nos fatos mais importantes do ano em vez de acompanhar os novos. 

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola