Página do participante do Enem

Página do participante é onde constam todas as informações sobre o Enem
Por Silvia Tancredi

Estudante ruiva segurando computador em cuja tela está escrito Página do participante do Enem
Página do Enem é o meio de comunicação do Inep com o inscrito no Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Página do Participante do Enem é onde constam todas as informações sobre o exame educacional. Essa página é o meio de comunicação do Inep com os inscritos no Enem.

Acesse a Página do Participante do Enem

Todos os anos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacacionais (Inep), que organiza o Enem, cria uma página específica para lançar todos os dados sobre o exame. Os inscritos precisam conferir esse site regularmente para ficarem atualizados sobre qualquer novidade sobre o Enem do ano em questão.

É na Página do Participante do Enem, por exemplo, que o estudante pode acessar links importantes para pedir isenção de taxa de inscrição, fazer sua inscrição, verificar seu local de prova e obter a sua nota. 

Tópicos deste artigo

Como acessar a Página do Participante do Enem?

Para acessar a Pagina do Enem, primeiro o participante deve fazer o seu cadastro no site Gov.br. Em seguida, precisa entrar na Página do Participante do Enem e criar um login e senha.

Com os dados de acesso, o estudante poderá entrar na Página do Participante do Enem sempre que precisar. Mas, caso ele tenha perdido a senha, é possível recuperá-la

Ao entrar na Página do Participante do Enem, o inscrito no exame poderá realizar todas etapas relacionadas ao exame educacional. Confira abaixo as principais

Inscrições na Página do Participante do Enem

As inscrições para o Enem devem ser feitas na Página do Participante. No momento do cadastro, o estudante deve informar os seguintes dados:

  • Nome completo;

  • CPF;

  • Data de nascimento;

  • Nome da mãe ;                                                                                                                               

  • Dados pessoais (sexo, raça, estado civil e nacionalidade);

  • Endereço e contato;                                                                                                                                  

  • Atendimento especializado e uso do nome social;

  • Opção de Língua Estrangeira;

  • Escolaridade;

  • Cidade de realização da prova;

  • Questionário socioeconômico.

Depois de preencher esses campos, o estudante deve gerar o boleto para pagar a inscrição, cujo valor costuma ser de R$ 85.

Vale destacar que alguns dados da inscrição do Enem podem ser alterados durante o prazo para cadastro. Saiba quais neste link,

Veja passo a passo para fazer a inscrição no Enem

Pedidos de isenção de taxa de inscrição na Página do Participante do Enem

Os pedidos de isenção de taxa do Enem também podem ser solicitados na página do participante. Podem solicitar o benefício os estudntes que se encaixam na seguintes situações:

=>Estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio em escolas da rede pública;

=>Candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais na rede particular e que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio;

=>Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal e que tenham Número de Identificação Social (NIS) próprio.

Saiba como conseguir isenção de taxa de inscrição do Enem

Cartão com local de prova na Página do Participante do Enem

O cartão com o local onde é aplicada a prova do Enem pode ser consultada na Página do Participante. Normalmente, essa informação é liberada aos estudantes no final do mês de outubro.

No cartão com local de prova do Enem, devem constar o endereço do colégio onde a prova será aplicada, o prédio, o número da sala, o horário do exame e a opção de língua estrangeira que o estudantes escolheu.

A recomendação é que os inscritos imprimam ou salvem o cartão para poder consultá-lo no dia da prova do Enem e, assim, encontrar rapidamente o prédio e a sala.

Notas das provas na Página do Participante do Enem

As notas das provas do Enem também podem ser acessadas na Página do Participante do Enem. Com as notas em mãos, os estudantes podem ter uma ideia se podem usá-las para participar de programas de acesso à educação superior, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por exemplo.