Whatsapp
Em 24/11/2020 18h57 , atualizado em 24/11/2020 19h06

Enem 2020 terá salas especiais para participantes do grupo de risco para coronavírus

Notícias

Salas especiais terão número máximo de 12 pessoas. Número de locais de aplicação deve ser ampliado. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira, 24 de novembro, novas regras para prevenção ao coronavírus durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Entre as medidas, além da redução no número de pessoas em uma única sala de aula, o Inep também vai oferecer uma sala especial aos participantes que fazem parte do grupo de risco ao contagio do covid-109. As salas especiais terão, no máximo, 12 pessoas.

Se encaixam no grupo os seguintes participantes: gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e oncológicas. Esses participantes não precisam se preocupar em fazer as solicitações de salas, já que os perfis foram identificados com base nas inscrições.

Como as salas terão a capacidade reduzida, o número de locais de provas será apliado. No Enem 2019, foram utilizadas 145 mil salas de aplicação e, no Enem 2020, a estimativa é que a aplicação seja feita em 205 mil salas, distribuídas por 14 mil pontos de aplicação em todo o país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Doenças infectocontagiosas

Os participantes que estiverem com coronavírus ou outras doenças transmissíveis nos dias das provas poderão pedir a reaplicação. Alguns exemplos de doenças infectocontagiosas são coqueluche, doença meningocócica, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

O participante deverá comunicar o Inep, na Página do Participante, antes da aplicação do exame para ter o direito à reaplicação.

Outras medidas de segurança

Em julho, o Inep já havia informado algumas medidas de prevenção ao coronavírus para os dias do Enem 2020. Os novos editais publicados estabeleceram o uso obrigatório de máscara em todo o local de prova, inclusive para os acompanhantes de mães que estiverem amamentando. 

Durante a ida aos banheiros, os participantes deverão fazer a higienização das mãos na entrada e saída. Todos os demais procedimentos de fiscalização deverão seguir o distanciamento entre as pessoas. 

As provas do Enem 2020 estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). 

Para mais informações acesse os editais (Impresso | Digital).

Relacionados
Faltam 100 dias para o Enem 2020! Por causa da Covid-19, o exame será aplicado em 2021. Confira as dicas de como aproveitar o tempo para estudar!
Começou o envio e distribuição de provas do Enem 2020 para os estados brasileiros e Distrito Federal. Serão entregues mais de 11,4 milhões de provas.
O Inep informou hoje, 10/12, que as inscrições do Enem PPL 2020 vão até 18 de dezembro. Prazo terminaria amanhã.
O Inep divulgou o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. Provas serão dia 25 de abril de 2021.
O Inep prorrogou as inscrições para o cadastro de certificadores do Enem 2020. Os interessados podem se inscrever até 13 de outubro.
O MEC disponibilizou os cronogramas do ProUni e Fies 2021 do primeiro semestre. Veja as datas!
Com provas adiadas para 2021, estudantes ganham mais tempo para a preparação do Enem e vestibulares. Veja dicas para estudar em casa e gratuitamente!
As notas do Enem 2020 não devem ser usadas para o SiSU 2021/1. Comentário foi feito pelo ministro da educação, Milton Ribeiro.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES