O que levar e não levar para o Enem

Alguns itens são obrigatórios no Enem, como documento oficial e caneta esferográfica de tinta preta
Por Silvia Tancredi

É importante planejar com tempo o que levar para o Enem
É importante planejar com tempo o que levar para o Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Dedicar alguns momentos para separar e organizar o que levar e não levar para o Enem faz bastante diferença e ajuda a deixar você, participante, mais tranquilo e seguro. 

A organização do Enem deixa bem claro, no Edital e outros informativos, o que exatamente você pode carregar para o local de prova. Listamos os itens para você. Confira!

Tópicos deste artigo

O que você deve levar para o Enem?

Documento

Sem o documento oficial de identidade você não faz a prova do Enem. Então, confira desde já se ele está em bom estado e o deixe à mão. Veja abaixo a lista de documentos que são aceitos:

-RG;
-Carteira de Trabalho e Previdência Social;
-Passaporte;
-Certificado de Reservista ou de Dispensa;
-Carteira Nacional de Habilitação;
-Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade. 

Em caso de roubo ou extravio do documento, o estudante deve apresentar o Boletim de Ocorrência, emitido há, no máximo, 90 dias antes das provas. Para estes será realizado um método de identificação exclusivo, com coleta de alguns dados e assinatura em formulário específico.

Caneta preta

A organização do Enem é clara: a prova somente pode ser feita com caneta esferográfica transparente de tinta preta. Então, compre agora mesmo duas e deixe-as à vista, para não esquecer. 

Canetas
Caneta preta é a única aceita no Enem

Máscara

A pandemia de coronavírus tornou obrigatório o uso da máscara no Enem. Os participantes só poderão entrar no local de prova usando uma máscara que cubra o nariz e a boca. É recomendável levar mais de uma máscara para trocar durante as provas.

O que eu posso levar

Cartão de Inscrição

Embora não seja obrigatório apresentar o cartão de confirmação de inscrição do Enem, é interessante que você o leve impresso. Com o documento em mãos, você poderá visualizar o número da sala, do prédio e da escola onde fará as provas. Assim, o acesso ao local será mais rápido. 

Alimentos

As provas do Enem são longas. No primeiro dia, são 5 horas e meia e, no segundo, 5 horas. Então, nada mais natural do que sentir fome. Nutricionistas aconselham planejar a alimentação durante o Enem para não sofrer imprevistos, como sentir tontura ou passar mal. 

Os profissionais recomendam levar alimentos leves, como sanduíches naturais, chocolates, barrinhas de cerais, etc. Para beber, água é uma boa pedida. 

Roupas confortáveis

Como já mencionamos, as provas duram muito tempo e, ao longo desse período, você ficará sentado. Então, a sugestão é, de durante o Enem, usar roupas e sapatos com os quais se senta confortável e que combinem com a região onde você mora. 

E o Celular?

O celular deve ser desligado durante o Enem

Se realmente for preciso, você pode levar para o Enem o seu celular. Porém, não poderá usá-lo durante as provas. Para evitar fraudes e outros incidentes, a organização é rígida: antes de você entrar à sala, deverá desligar o aparelho, tirar a bateria e guardá-lo em uma embalagem que será fornecida pelo fiscal de sala. 

O que você não pode levar

Acessórios

Não é permitido levar ao Enem óculos escuros, boné, chapéu, tiaras, gorros e demais acessórios próprios para usar na cabeça. Recomenda-se evitar usar pulseiras, colares e brincos que possam incomodar e, com isso, atrapalhar a concentração na hora da prova. 

Materiais escolares

Você não pode levar para o Enem lápis, lapiseira, borracha, caneta com material não transparente, livros, anotações e impressos gerais. 

Equipamentos eletrônicos

É proibido carregar para o Enem objetos como calculadora, agenda eletrônica, tablet, ipod, gravador, pen drive, mp3, relógio, receptores e transmissores de dados e mensagens.

Confira também: 7 erros que você não pode cometer no Enem

Assista às nossas videoaulas