Faltando cinco dias para o Enem 2020, estudantes não conseguem consultar local de prova

Inscritos no exame relatam dificuldade de contato com o Inep e falta de resolução para o problema
Em 12/01/2021 09h50 , atualizado em 12/01/2021 11h08 Por Lorraine Vilela Campos

Letícia Crededio é uma das estudantes que não conseguem consultar os locais de prova
Letícia Crededio é uma das estudantes que não conseguem consultar os locais de prova
Crédito da Imagem: Letícia Crededio
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 impresso foram liberados em 5 de janeiro. No entanto, a cinco dias do exame alguns participantes não conseguem saber onde farão as provas deste ano. 

Os inscritos não conseguem um posicionamento do Inep ou resolução para os casos. Sem saber onde farão o Enem 2020, o medo dos participantes é que não consigam realizar as provas, já que o exame começa no próximo domingo, 17 de janeiro. 

Os participantes compartilham suas histórias e buscam ajuda. Um grupo no Whatsapp foi criado por alguns estudantes e conta com mais de 100 inscritos no Enem 2020 que estão sem conseguir saber onde farão as provas. "Me sinto largada para falar a verdade. Depois de enfrentarmos um ano como o de 2020, estudando a distância, e com várias provas sendo adiadas, querendo ou não nossos planos foram adiados, e agora tendo que se preocupar com local de prova que não é liberado", destaca Alessandra Resende, 18 anos, de Goiânia.

Desde o dia da divulgação do cartão de inscrição, alguns inscritos encontram um ícone para acesso aos locais de prova, mas ao clicarem nele são redirecionados para uma página com a mensagem "Aguarde a confirmação do seu local de prova. Efetue nova consulta nos próximos dias". É o caso de Letícia Caroline Crededio, 18 anos, de Indaiatuba/SP, ao acessar pela Página do Participante. Já pelo aplicativo oficial, ela encontra a informação de que apenas inscritos podem consultar os locais, mesmo a inscrição dela estando confirmada. A estudante tentou contato com Inep pelo telefone, mas não conseguiu falar com nenhum atendente após 10 minutos de espera. 

"Me sinto angustiada diante dessa situação, pois, faltando menos de uma semana para a aplicação do primeiro dia de provas, ainda não sei se conseguirei realizar o Enem por conta do erro presente. É um misto de indignação e apreensão, já que o Inep não se posiciona perante a um erro que prejudica milhares de estudantes que dependem desse vestibular para o ingresso no ensino superior", Letícia Caroline, 18 anos. 

Letícia Martello, 19 anos, de Indaiatuba/SP, é uma das estudantes que encontrou a mensagem para aguardar a confirmação do local de prova. "É muito chata essa situação! Parece que ninguém se importa. A página do participante não tem nenhuma caixa de mensagens, um "fale conosco", nada para entrar em contato. Falta menos de uma semana para a prova e além de toda situação da pandemia, precisamos lidar com esse tipo de preocupação", ressalta. 

Lara Luiza, 18 anos, de Goiânia/GO, também se deparou com o mesmo problema ao entrar na Página do Participante. "Liguei no 0800 (telefone do Inep) três vezes, fiz dois protocolos de reclamação, no último responderam só pra aguardar que em breve sairá o local. Estou desesperada", desabafa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Márcia de la Cruz, de São Paulo, tem duas filhas que farão o Enem 2020 e ambas não encontram os locais de prova. A mãe das estudantes entrou em contato com o Inep pelo telefone e foi orientada a esperar um dias e, caso não aparecessem os endereços do exame, deveria abrir uma solicitação no site do MEC. "Fizemos e até agora nada. Entrei em contato em todas as redes do Inep, Instagram, Twitter, Facebook e eles não respondem. Me sinto incapaz, sem saber onde procurar ajuda".

Reclamação feita por Márcia de la Cruz

"É triste vivenciar o descaso que está acontecendo com os estudantes, já estamos na reta final e deveríamos estar com a mente tranquila sem nenhuma preocupação, porém a realidade na qual nos encontramos é bem diferente", relata Zaira Cristina Lacerda, 21 anos, de Ceará-Mirim/RN, outra participante que não consegue saber onde fará o Enem 2020. Ela também buscou esclarecimentos com o Inep e ainda não teve resposta. "Me sinto extremamente ansiosa diante dessa incerteza. O Enem não é uma prova fácil e essa desorganização do Inep me deixa cada dia mais aflita".

O Brasil Escola tentou contato com a assessoria de imprensa do Inep por e-mail. Não tivemos resposta até a publicação da matéria. 

Quando e como será o Enem 2020?

O Enem 2020 impresso será realizado em 17 e 24 de janeiro, já a versão digital será em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Para evitar aglomeração, os portões serão abertos 30 minutos mais cedo, ou seja, 11h30. O fechamento será às 13h e as provas serão aplicadas às 13h30 (horário de Brasília). 

O primeiro dia do Enem 2020 terá 45 questões de Linguagens e Códigos, Redação e 45 perguntas sobre Ciências Humanas. O segundo domingo contará com 45 questões de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática.

Todos deverão usar máscaras que cubram nariz e boca, as quais poderão ser retiradas apenas para alimentação e beber água. Haverá higienização das mãos com álcool em gel em momentos como entrada e saída de banheiros, por exemplo. 

Pessoas do grupo de risco farão as provas em salas especiais, locais com lotação máxima de 12 participantes. Além disso, o Inep ampliou o número dos lugares do exame para que as salas fiquem menos cheias e o distanciamento possa ser adotado.

O gabarito sairá em 27 de janeiro, já o resultado do Enem 2020 deve ser liberado em março. Mais informações no site do Inep


Relacionados

Letícia Crededio é uma das estudantes que não conseguem consultar os locais de prova
Brasil Escola fará correção do Enem 2020 em parceria com Poliedro e Oficina do Estudante
O Brasil Escola fará a correção comentada do Enem 2020 em parceria com Poliedro e Oficina do Estudante. A resolução será em 17 e 24 de janeiro, após as provas.
Notícias
Letícia Crededio é uma das estudantes que não conseguem consultar os locais de prova
Cartão com locais de prova do Enem 2020 já pode ser acessado
O Inep liberou hoje o Cartão de Confirmação da Inscrição do Enem 2020 com as principais informações sobre a aplicação da prova. Acesse o documento!
Notícias
Letícia Crededio é uma das estudantes que não conseguem consultar os locais de prova
Enem 2020: DPU abre novo pedido para adiamento de provas
A Defensoria Pública da União (DPU) fez novo pedido de tutela de uma ação cível pública para o adiamento do Enem 2020. Veja mais!
Notícias
Letícia Crededio é uma das estudantes que não conseguem consultar os locais de prova
Enem 2020: inscritos com Covid-19 deverão solicitar reaplicação antes das provas
O Inep informou que os participantes do Enem 2020 com Covid-19 deverão solicitar a reaplicação do exame antes dos dias de prova. Veja as instruções!
Notícias
Letícia Crededio é uma das estudantes que não conseguem consultar os locais de prova
Enem 2020: para diminuir aglomeração, portões serão abertos mais cedo
O Inep informou que vai abrir os portões do Enem 2020 mais cedo. Medida visa evitar aglomerações em locais de prova.
Notícias
Letícia Crededio é uma das estudantes que não conseguem consultar os locais de prova
Inep divulga Cartilha de Redação do Enem 2020
O manual "A redação do Enem 2020: cartilha do Participante" foi divulgado pelo Inep para auxiliar os mais de 5,7 milhões de inscritos para as provas.
Notícias
Letícia Crededio é uma das estudantes que não conseguem consultar os locais de prova
Justiça decide que Enem 2020 não será adiado
A Justiça Federal negou o pedido da Defensoria Pública da União (DPU) para adiamento do Enem 2020. Provas permanecem em 17 e 24 de janeiro.
Notícias