Enem 2020
Provas do Enem 2020 foram aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021, por causa da pandemia de coronavírus. Enem Digital é a novidade.
Por Adriano LesmeO Enem 2020 é a principal porta de entrada nas instituições de ensino superior em 2021. Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame deste ano tem como grande novidade a aplicação digital da prova.
As inscrições para o Enem 2020 encerraram no dia 27 de maio. O valor da taxa permaneceu o mesmo do ano passado, R$ 85.
Os editais do Enem impresso e digital foram divulgados no final de março e, depois, retificados em abril. Recomendamos que leiam o edital antes de iniciar a inscrição e/ou fazer as provas.
Datas do Enem 2020
Pedidos de isenção da taxa: 6 a 17 de abril de 2020
Justificativa de ausência para isenção de taxa: 6 a 17 de abril de 2020
Resultado dos pedidos de isenção e justificativa de ausência: 24 de abril de 2020
Inscrições: 11 a 27 de maio de 2020
Prazo para pagamento: 10 de junho de 2020
Tratamento pelo nome social: 1 a 5 de junho de 2020
Cartão do Enem: 5 de janeiro
Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
Gabarito provas impressas: 27 de janeiro
Provas digitais: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
Gabarito provas digitais: 10 de fevereiro
Resultado: 29 de março de 2021
Isenção de taxa do Enem 2020
Antes das inscrições abrirem, os estudantes de baixa renda puderam solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2020. Os pedidos foram recebidos entre 6 e 17 de abril. No mesmo período, candidatos isentos no Enem 2019 que faltaram às provas puderam justificar ausência para obter o benefício novamente.
Saiba como pedir isenção de taxa do Enem
Veja também como justificar ausência
Para não prejudicar os estudantes que estão sem acesso à internet durante o isolamento promovido pela pandemia do coronavírus, o Inep irá aceitar pedidos de isenção, excepcionalmente, durante o período de inscrição do Enem (saiba mais).
Inscrição Enem 2020
As inscrições para o Enem 2020 foram recebidas em maio, somente pela internet, na Página do Participante. Para fazer a inscrição no Enem 2020 foi preciso informar um CPF próprio, não sendo aceitos documentos de pai, mãe ou responsável. O estudante também precisou informar um número de celular e um endereço de e-mail.
Saiba como se inscrever no Enem 2020
Durante a inscrição no Enem, o sistema solicitou a escolaridade, necessidade de atendimento especial, local de prova e a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol). Ao final, cada participante teve que responder um questionário socioeconômico.
Veja passo a passo como fazer a inscrição no Enem
Cartão do Enem 2020
O Cartão de Inscrição do Enem 2020 foi liberado no dia 5 de janeiro para as provas impressas e será disponibilizado no dia 15 de janeiro para o Enem Digital. O cartão contém os dados do participante, local, endereço e sala de prova, opção de língua estrangeira e tipo de atendimento especializado (para os que solicitaram). Veja abaixo tudo que tem no cartão do Enem 2020:
- Nome completo
- Número da inscrição
- CPF
- Opção de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
- Atendimento especializado e/ou específico (se solicitado)
- Datas e horários das provas
- Local de aplicação do exame
- Número da sala
- Cidade de realização do exame
- Instruções sobre a Covid-19
- Obrigatoriedade do uso da máscara
- Necessidade de levar a própria água
Se as informações no cartão estiverem incorretas, o participante deve entrar em contato com o Inep por telefone, antes da aplicação das provas, para solucionar o problema. O telefone de contato do Inep é 0800 616161.
Nos casos dos locais de prova, atendimento especializado e opção de língua estrangeira, não é possível promover mudanças. A alteração só permitida durante o período das inscrições.
Provas do Enem 2020
A pandemia do novo coronavírus resultou no adiamento das provas do Enem 2020. Em julho foram divulgadas as novas datas. As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Entenda a situação!
O formato do exame permanece o mesmo, com questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, totalizando 180 itens, além da redação.
1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões Matemática
Enem Digital
A maior novidade do Enem 2020 será a aplicação de provas digitais, ou seja, os estudantes poderão fazer o exame pelo computador. O Enem Digital será aplicado para cerca de 100 mil pessoas nesta primeira edição.
Veja como serão as provas digitais do Enem 2020
A intenção do Ministério da Educação (MEC) é aumentar a cada ano a quantidade de participantes que farão as provas digitais, até elas substituírem totalmente as provas impressas em 2026. A medida visa, a longo prazo, reduzir custos de impressão.
Somente estudantes que já concluíram o ensino médio ou concluirão em 2020 poderão participar do Enem Digital 2020, ou seja, treineiros só poderão fazer as provas impressas. No ato de inscrição, o participante deverá escolher entre a prova impressa ou digital. Não será possível fazer as duas.
Gabarito Enem 2020
No dia 27 de janeiro, o Inep liberou os cadernos de provas e os gabaritos oficiais da versão impressa do Enem 2020. Duas questões foram anuladas, uma de Ciências da Natureza e uma de Matemática. Você pode fazer o download das provas e gabaritos do Enem 2020 no link abaixo:
Baixe as provas e gabaritos do Enem 2020
Em parceria com o Sistema Poliedro Educação e o curso e colégio Oficina do Estudante, realizamos em tempo real a correção comentada do Enem 2020. Os professores resolveram as questões das provas impressas, aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro.
O que estudar para o Enem 2020
O Enem 2020 deverá ser a última edição do exame que seguirá a Matriz de Referência do Enem, que é a mesma desde 2009. A partir de 2021, como já adiantou o MEC, o exame sofrerá mudanças para se adequar ao Novo Ensino Médio.
O conteúdo da Matriz de Referência é extenso, por isso, é preciso se preparar para o Enem com antecedência. No entanto, alguns temas costumam cair com mais frequência.
Veja os temas que mais caem no Enem
No Brasil Escola, você encontra várias ferramentas de estudo para o Enem 2020. Veja algumas:
Simulado Enem: o melhor simulado para o Enem, com questões reais, opção para personalizar sua prova, cronômetro e correção comentada das questões.
Videoaulas no YouTube: professores de cursinhos para o Enem gravam vídeos com aulas e dicas e resolvem exercícios.
Exercícios: site do Brasil Escola só com listas de exercícios sobre todas as disciplinas.
Provas anteriores do Enem: temos todas as provas do Enem aplicadas desde 2009, com seus respectivos gabaritos e correções.
Dicas para o Enem: vários textos com dicas para as provas do Enem.
Pratique sua redação: no Banco de Redações você pode enviar sua redação e conferir a correção gratuitamente.
Temas mais cobrados no Enem: lista com os temas mais cobrados no Enem, para você dar um reforço nos estudos.