Bicentenário da Independência do Brasil: o que pode ser cobrado em Vestibulares e Enem

Professores listam temas que podem ser abordados nas provas e dão dicas de como estudar a data comemorativa
Em 06/09/2022 13h55 , atualizado em 12/09/2022 14h28 Por Silvia Tancredi

Bicentenário da Independência do Brasil em vestibulares e Enem
A Independência do Brasil foi efetivada em 7 de setembro de 1822
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Comemora-se amanhã, 7 de setembro, o Bicentenário da Independência do Brasil, que ocorreu em 1822, em São Paulo. A data comemorativa pode ser cobrada em provas de vestibulares e no Enem.

A Independência do Brasil é considerada um marco na história do nosso país. Coordenadores e professores da disciplina de História do Brasil de escolas e de pré-vestibulares ressaltam que não só os 200 anos da data podem ser trabalhados nas provas dos processos seletivos, mas, também, os episódios que antecederam o acontecimento e os seus desdobramentos. 

Leia tudo sobre a Independência do Brasil

Importância da data

De acordo com o professor de história do Poliedro Colégio, Raphael Cokero, a grande importância deste marco histórico proposto por Dom Pedro I é a formação de um primeiro contato com a ideia de Estado-Nação e que transformou o Brasil e sua sociedade para sempre. 

“O olhar que temos que ter sobre o Bicentenário da Independência do Brasil deve ser crítico. Sem dúvidas, o marco é fundamental para a compreensão da formação de nossa identidade como um país, mas a noção de liberdade que veio deste contexto não foi vista da mesma forma pelos vários grupos que formavam a nova nação”, lembra o professor de história, Raphael Cokero.             

Marcus Vinicius de Morais, professor de História do Colégio e Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, reforça que é preciso deixar bem claro que o dia 7 de setembro de 1822 foi uma data escolhida, pois outros dias do mesmo ano também tiverem relevância, como, por exemplo, o Dia do Fico - 9 de janeiro.

Professor de história Marcus Vinicius de Morais

Independência do Brasil em vestibulares e Enem    

A maneira mais tradicional que os 200 anos da Independência do Brasil podem ser cobrados em vestibulares e no Enem, na opinião do professor Marcus Vinícius, são os motivos que levaram à própria independência, tais como:

Daily Matos, coordenador e professor de história do colégio Objetivo, agrega que a comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil deve lançar aos alunos a reflexão sobre a importância da ruptura do domínio dos portugueses com o nosso país. 

“Ao estudar o Bicentenário da Independência do Brasil, os vestibulandos devem analisar que, há 200 anos, deixamos de ser dominados pelos portugueses e somos livres. A data marca que o Brasil passou a escolher seu próprio destino e o que poderia fazer depois de ser independente”, ressalta o professor de história, Daily Matos

Raphael Cokero, do colégio Poliedro, avalia também que os vestibulares podem cobrar uma visão mais crítica da Independência, ou seja, um olhar mais amplo e que abrace grupos que na historiografia clássica não são sempre citados, tais como mulheres e negros. 

“No Enem, cujas provas nos últimos anos têm tido uma postura mais conservadora, acredito que podem trabalhar a Independência de forma  mais factual, ou seja, preocupada com elementos técnicos do processo, como a volta da família real para Portugal e sua influência no desgaste entre a monarquia portuguesa e as elites brasileiras, desejosas de uma maior liberdade econômica”, acredita o professor.

Confira também: 20 filmes sobre história para estudar para o Enem

Raphael Cokero, professor do colégio Poliedro

Temas ligados à Independência do Brasil

Os professores de história do Brasil comentam que o Bicentenário da Independência do Brasil pode ser trabalhado de diversas formas nas provas de história, mas também em testes de literatura, de língua portuguesa e outras disciplinas.
                        
Confira abaixo oito temas ligados aos 200 anos da Independência do Brasil que podem cair em vestibulares e no Enem:

1- Mudança radical

As provas podem cobrar se a Independência foi uma mudança muito radical no país. Isso não condiz, de acordo o professor Daily, porque o Brasil manteve aspectos da época colonial, tais como a escravidão, exportação de matérias primas e manutenção da elite rural no poder.

Saiba mais sobre a escravidão no Brasil

2 - Participação de mulheres na Independência

Entre os nomes mais citados pelos professores estão Imperatriz Maria Leopoldina, Maria Quitéria, Maria Felipa e Maria Angélica.

3- José Bonifácio

O professor Daily lembra que uma das curiosidades é que José Bonifácio, conhecido como o patriarca da Independência do Brasil, já havia proposto tirar a capital do litoral e levar para o interior
                                              
4 – Revoltas                            

Revoltas ligadas à Independência do Brasil, como a Conjuração Mineira (projeto elitista) e a Conjuração Baiana, também conhecida Revolta dos Alfaiates (proposta popular) são temas que devem ser estudados.

5 – São Paulo

Curiosidades como por que a Independência foi declarada em São Paulo e não no Rio de Janeiro – capital do Brasil à época – é um assunto que pode cair em provas de vestibulares e Enem.

5 curiosidades sobre a Independência do Brasil

6- Memória

Criação de uma memória romântica sobre Dom Pedro I e a respeito do dia 7 de setembro.

7 - Centenário da Independência

Os cem anos da Independência do Brasil foram comemorados em 1922 no governo Epitácio Pessoa (1919-1922). Uma dica dos professores é que as provas de vestibulares e Enem podem abordar ainda a Semana da Arte Moderna, realizada no mesmo ano. 

8 - Usos políticos do Bicentenário

Reflexão em ano de eleições presidenciais no Brasil.

Veja também: história das eleições presidenciais do Brasil

Daily Matos é coordenador e professor de história

Como estudar os 200 anos da Independência do Brasil

Os professores listam dicas para estudar o Bicentenário da Independência do Brasil e os temas ligados ao assunto para mandar bem nas provas de vestibulares e no Enem:

Leia também: temas de história que mais caem no Enem