Vestibulares adiados: como fica a situação de universidades e estudantes?

Veja como está o andamento dos vestibulares adiados no país e quais as opções para os estudantes continuarem a preparação.
Em 14/04/2021 15h30 Por Giullya Franco

Estudantes enfrentam dúvidas sobre futuro dos vestibulares
Estudantes enfrentam dúvidas sobre futuro dos vestibulares
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Após mais de um ano de pandemia, outra vez, diversos vestibulares tradicionais do país começaram a ter seus cronogramas adiados devido ao agravamento do cenário em praticamente todos os estados.

Com isso, os pré-vestibulandos vivem momentos de incertezas quanto aos processos seletivos que vão conseguir realizar e como devem continuar se preparando para esse momento.

Mas, sabemos que diante da situação vivida, mesmo com os protocolos de biossegurança que exigem utilização das máscaras de proteção facial, redução de candidatos em salas de provas, uso de álcool em gel e outras medidas de prevenção, a aplicação dos vestibulares neste momento, reunindo milhares de participantes, organizadores e acompanhantes não é segura.

Veja como está a situação de algumas universidades:

UERJ: A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) está com mais de 46 mil inscritos no Vestibular Estadual 2021 e já adiou as provas por duas vezes, além de ter mudado o formato da seleção para aplicar apenas o Exame Único. A nova data de aplicação, divulgada ontem, prevê que a prova seja realizada no dia 18 de julho. Saiba mais!

Unesp: No caso da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a primeira fase do Vestibular 2021 foi realizada em janeiro e teve a aplicação dividida em dois dias para evitar aglomeração e dos mais de 80 mil inscritos, apenas 67 mil compareceram. Foram classificados 35 mil candidatos para a segunda etapa, que seria realizada no dia 28 de fevereiro, mas foi suspensa e segue sem data definida. Saiba mais!

UFPR: A Universidade Federal do Paraná (UFPR) também já adiou duas vezes a aplicação das provas da primeira fase do Vestibular 2020/2021. A seleção tem cerca de 30 mil inscritos e até o momento segue sem data definida. A UFPR está estudando a possibilidade de realizar o vestibular em fase única, em julho. Saiba mais!

UEMA: Com mais de 43 mil inscritos, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) também precisou adiar o Programa de Acesso ao Ensino Superior (Paes) 2021. As provas seriam aplicadas em 28 de fevereiro e 1º de março, mas também seguem sem definição de novas datas. Saiba mais!

UnB: A Universidade de Brasília (UnB) modificou seus processos seletivos e distribuição de vagas para 2021. O Programa de Avaliação Seriada (PAS) está com as provas da 3ª etapa suspensas e o vestibular presencial foi cancelado. Com isso, as vagas foram acrescentadas à seleção via Enem, que aceitou notas das edições de 2018 a 2020, e encerrou as inscrições no dia 11 de abril. Saiba mais!

Particulares

As universidades particulares, desde o ano passado, têm realizado seus vestibulares em plataformas on-line próprias, aproveitamento de notas do Enem e análise de histórico escolar. No caso das que possuem números menores de inscritos, as provas são aplicadas presencialmente.

E os estudantes?

Entre as inúmeras dificuldades encontradas pelos estudantes durante este período para manter a disciplina e preparação para os vestibulares existem algumas opções que podem ajudá-los nos estudos.

Aqui no Brasil Escola, temos materiais sobre os maiores vestibulares do país e Enem de forma gratuita. Os vestibulandos podem assistir as videoaulas no Youtube, conferir provas anteriores, correções comentadas do Enem, realizar exercícios específicos para cada disciplina, fazer simulados semelhantes ao vestibular pretendido e até enviar redações para serem corrigidas pelo banco de redação.

Outra opção que contribui muito para os estudantes é participar de cursinhos comunitários. Em todo o país, muitos cursinhos estão com inscrições abertas, oferecendo milhares de vagas gratuitas, com aulas on-line durante o ano inteiro. Além disso, as aulas desses cursinhos costumam ser focadas em vestibulares da região. Acesse a página dos cursinhos comunitários e encontre um mais próximo de você.

Para conferir as novidades sobre os vestibulares das principais universidades do país os estudantes podem acompanhar as nossas notícias de vestibulares, atualizadas diariamente.