As mudanças no Vestibular 2021 da Unicamp

Por causa da pandemia, universidade teve que alterar o formato do vestibular, principalmente da primeira fase.
Em 10/12/2020 15h20 , atualizado em 10/12/2020 15h25 Por Oficina do Estudante

Professor Daniel Cecílio, Diretor Pedagógico do Curso Pré-vestibular Oficina do Estudante
Professor Daniel Cecílio, Diretor Pedagógico do Curso Pré-vestibular Oficina do Estudante
Crédito da Imagem: Oficina do Estudante
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Neste ano tão atípico e desafiador para todos devido à pandemia de COVID-19, os vestibulandos foram afetados com todas as mudanças no formato das aulas e, também, com o adiamento e reestruturação de alguns vestibulares.

A Unicamp - universidade sempre preocupada no aprimoramento do seu vestibular - realizou alguns ajustes para possibilitar que as provas estejam alinhadas com a realidade atual, especialmente no sentido da segurança de seus possíveis futuros alunos.

Seguem algumas alterações definidas pela Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) para as provas de 2021:

1) A primeira fase passou de 90 para 72 questões; o tempo limite para realização, de cinco para quatro horas; e o tempo mínimo foi ajustado de três para duas horas. Além disso, a primeira fase será realizada em dois dias diferentes, de acordo com a área do curso escolhido pelos candidatos. Essa medida tem o intuito de reduzir o número de alunos nos locais de prova, evitando aglomerações, especialmente dentro das salas.

Leia também: Unicamp 2021: primeira fase sofre mudanças por causa da pandemia

2) Na primeira fase, os alunos farão 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 de Matemática e oito de cada uma das seguintes disciplinas: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química, totalizando 72 questões objetivas.

De acordo com o Diretor da Comvest, o professor José Alves de Freitas Neto, a Unicamp manterá o seu perfil, mesmo se adequando à atual situação. Segundo ele, há a previsão de conteúdos mais acessíveis* e articulados às competências e habilidades que a Unicamp espera dos estudantes e também um domínio pertinente dos temas gerais do ensino médio.

O candidato que quer ser aprovado na Unicamp deve estar atento à realidade do mundo e ter um olhar para os conhecimentos produzidos nos diversos campos do saber, nas ciências, nas letras e nas artes.

*Conteúdos clássicos, estruturantes. Ou seja, imprescindíveis para que as matérias sejam lecionadas.

3) A Comvest também propôs uma redução de obras de leitura obrigatória da prova de Literatura. A lista, que inicialmente incluía 12 obras, foi reduzida para sete. Segundo a própria Comvest, essa decisão leva em consideração a atual dificuldade de acesso a bibliotecas e os efeitos da pandemia na educação privada e, especialmente, na pública.

Datas

A Unicamp alterou a aplicação de suas provas por causa da pandemia de Covid-19. Os candidatos foram divididos em dois dias para a realização da primeira etapa:

6 de janeiro: candidatos aos cursos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas
7 de janeiro: candidatos aos cursos de Ciências Biológicas/Saúde

A segunda etapa será realizada em 7 e 8 de fevereiro. Veja como serão as provas:

1º dia: Provas comuns a todos os candidatos - redação, 8 questões de Língua Portuguesa e Literatura e 2 questões interdisciplinares de Língua Inglesa;

2º dia: Provas comuns a todos os candidatos - 6 questões de Matemática e prova  interdisciplinar com 2 questões de Ciências Humanas e 2 questões de Ciências da Natureza; Duas provas de conhecimentos específicos, cada uma com 6 questões conforme a opção de curso.

O resultado do Vestibular 2021 será publicado em 10 de março de 2021. Outras chamadas serão realizadas nos dias 17, 24 e 31 de março e 7, 12 e 14 de abril. 

Autor: professor Daniel Cecílio – Diretor Pedagógico do Curso Pré-vestibular Oficina do Estudante