Whatsapp
Em 24/02/2021 16h04 , atualizado em 24/02/2021 16h28

Unesp adia provas da segunda fase do Vestibular 2021

Notícias

Decisão foi motivada pelo agravamento da pandemia no estado de São Paulo. Nova data será divulgada oportunamente. Por Adriano Lesme
Crédito da arte: divulgação Unesp
Crédito da arte: divulgação Unesp
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) anunciou na tarde desta quarta-feira, 24 de fevereiro, que decidiu adiar as provas da segunda fase do Vestibular 2021. Elas seriam realizadas no próximo domingo, dia 28.

De acordo com o comunicado, a universidade e a Fundação Vunesp tomaram a decisão devido às "dificuldades geradas pelo agravamento da pandemia de Covid-19". Uma nova data será divulgada nos próximos dias.

THE confirmado

Os testes de habilidades específicas (THE) para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design (FAAC/Bauru) e Artes Cênicas, Arte-Teatro, Artes Visuais, Música Bacharelado e Música Licenciatura (IA/São Paulo) estão mantidos. Veja as datas:

21 a 24 de fevereiro: Licenciatura em Música e Música (Composição, Regência, Canto Erudito e Instrumentos) do Instituto de Artes de São Paulo (provas on-line).

22 de fevereiro a 2 de março: Arte Teatro, Artes Cênicas e Artes Visuais do Instituto de Artes de São Paulo. 

7 de março: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru.

Vestibular 2021

A Vunesp aprovou 35.434 candidatos para a segunda fase do Vestibular 2021. As provas da primeira fase foram realizadas nos dias 30 e 31 de janeiro, com a presença de 67.396 candidatos entre os mais de 80 mil inscritos.

Na primeira fase, os vestibulandos responderam 90 questões objetivas. A etapa foi dividida em dois dias para diminuir a aglomeração nos locais de provas. No dia 30 foi aplicada a prova para candidatos da área de Biológicas e, no dia 31, para os candidatos de Exatas e Humanas. 

Baixe as provas e gabaritos da 1ª fase

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesta edição, a segunda fase será realizada em apenas um dia em vez de dois. Os mais de 35 mil classificados terão cinco horas para produzir uma redação e responder 60 questões objetivas, sendo 20 questões para cada uma das seguintes áreas:

  • Linguagens e Códigos: elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte;
  • Ciências Humanas: elementos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e Matemática: elementos de Biologia, Química, Física e Matemática.

Por causa da pandemia, algumas medidas foram tomadas para as provas, como:

  • Abertura dos locais de provas com antecedência e entrada em turmas escalonadas, a cada 30 minutos;
  • Os candidatos devem se apresentar com máscara de proteção facial e levar máscara reserva;
  • Aumento de 166% nos locais de provas;
  • Máximo de 15 candidatos por sala (ocupação de 35%) e distanciamento de 1,5m entre as carteiras;
  • Disponibilização de álcool em gel para os candidatos.

Vagas

A Unesp está oferecendo 7.630 vagas neste vestibular. Das oportunidades 3.801 são destinadas à ampla concorrência e 3.829 vagas para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP).

As vagas do sistema são reservadas aos estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Dessas vagas, 35% serão destinadas aos candidatos que se autodeclararem Pretos, Pardos ou Indígenas.

Veja também: Número de ingressantes negros na Unesp aumentou em 89% na última década

Resultado

A primeira chamada do processo seletivo estava prevista para o dia 19 de março, mas essa data deve ser alterada depois do adiamento da segunda fase.

Para mais informações acesse o Site da Vunesp/Unesp ou consulte o Manual do Candidato.

Relacionados
O cursinho CUCA, da Unesp Araraquara, está com inscrições abertas. Oferta é de 270 vagas.
O cursinho popular da Unesp de Franca, em São Paulo, vai oferecer 300 vagas para 2021. Aulas serão on-line.
Com resultados do Enem e Vestibulares demorando mais, vale a pena esperar ou se inscrever em um cursinho é a melhor opção?
As provas da 2ª fase do Vestibular 2021 da Fuvest foram aplicadas nesta semana. Etapa foi considerada como exigente por especialistas.
A Unesp anunciou o adiamento das provas de habilidades específicas do Vestibular 2021. Fase vermelha da pandemia causou a suspensão.
A Unesp soltou um comunicado para desmentir os boatos sobre o cancelamento da 2ª fase do Vestibular 2021. Provas estão suspensas pela pandemia.
A Unesp liberou hoje, 17/02, o resultado da 1ª fase do Vestibular 2021. Próxima etapa será no dia 28 de fevereiro.
A Unesp encerra hoje, 19/02, as inscrições do Processo Seletivo Olimpíadas Científicas 2021. Oferta é de 195 vagas e inscrição é gratuita.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES