Whatsapp
Em 12/04/2021 13h24

UFPR analisa Vestibular 2021 com fase única e em julho

Notícias

Provas estão suspensas desde março por causa do agravamento da pandemia de covid-19. Por Adriano Lesme
Campus Rebouças da UFPR / Crédito da Foto: Marcos Solivan/SUCOM UFPR
Campus Rebouças da UFPR / Crédito da Foto: Marcos Solivan/SUCOM UFPR
PUBLICIDADE

Em entrevista dada à rádio CBN Curitiba na semana passada, o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, afirmou que o Vestibular 2020/2021 pode ser realizado em julho e com fase única. O processo seletivo foi suspenso no início de março.

De acordo com o reitor, a universidade não tem condições, neste momento, de definir uma data para o vestibular por causa do agravamento da pandemia de coronavírus. No entanto, uma data plausível para a aplicação das provas seria no mês de julho, com os calouros ingressando em setembro.

A UFPR também estuda alguma adaptação no vestibular. Uma possibilidade é realizar apenas uma única fase, diminuindo o número de questões e colocando a redação junto com as provas objetivas, para poder viabilizar o calendário acadêmico.

"Dependendo deste cenário epidemiológico, nós talvez tenhamos que fazer alguma adaptação, nada que seja tremendamente radical, mas temos que trabalhar com essa possibilidade." (Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da UFPR)

Atualmente, o vestibular da UFPR é realizado em duas etapas. Na primeira, os candidatos respondem, em um único dia, uma prova objetiva com 90 questões de conhecimentos gerais. Na segunda, fazem uma redação e respondem questões discursivas comuns a todos os cursos, no primeiro dia, e questões discursivas específicas, no segundo dia.

Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto e Música também fazem um teste de habilidade específica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A primeira fase seria realizada no dia 28 de fevereiro, mas foi adiada para 28 de março e, depois, adiada novamente. O Conselho de Ensino e Pesquisa está estudando um novo cronograma.

Vestibular

Aproximadamente 30 mil candidatos estão inscritos no Vestibular 2021 da UFPR. Eles concorrem a 5.495 vagas em 127 opções de cursos oferecidos em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná, Terra Roxa e Toledo.

As vagas são para ingressos no segundo semestre de 2021 e primeiro semestre de 2022, pois o calendário acadêmico da UFPR está atrasado. Metade das vagas é reservada para candidatos de escolas públicas (Lei de Cotas).

Mais informações no Guia do Candidato e no site do NC (Núcleo de Concursos).

Relacionados
Pelo agravamento da pandemia a UFPR decidiu adiar mais uma vez o Vestibular 2020/2021. Seletiva não tem novas datas.
A UFPR informou hoje, 15/04, a nova data para aplicação do Vestibular 2020/2021. Veja mudanças!
A UFPR divulgou hoje, 24/02, as datas para a aplicação do Vestibular 2020/2021. Seletiva oferece mais de 5 mil vagas.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou como será o Vestibular 2020/2021 depois que ficou definido que ele será realizado em etapa única.
A UFPR oferecerá mais de 1,2 mil vagas no SiSU 2021/1, sendo mais de 600 para estudantes de escolas públicas.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES