Whatsapp
Em 13/04/2021 13h25 , atualizado em 16/04/2021 12h48

UERJ adia novamente as provas do Vestibular 2021

Notícias

Com cenário de agravamento da pandemia, a instituição desistiu de aplicar as provas em maio para mais de 46 mil inscritos. Por Giullya Franco
Crédito: Diretoria de Comunicação da UERJ
Crédito: Diretoria de Comunicação da UERJ
PUBLICIDADE

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) decidiu adiar mais uma vez o Exame Único do Vestibular Estadual 2021. O motivo é novamente a pandemia de coronavírus, que agravou nas últimas semanas.

Em fevereiro, a UERJ já havia mudado o formato do vestibular e adiado as provas. O Exame Único estava previsto para o dia 2 de maio e, nesta terça-feira, 13 de abril, o Cartão de Confirmação de Inscrição com os locais de aplicação das provas seria liberado. Agora, as provas serão aplicadas em 18 de julho

O Brasil Escola entrou em contato com o Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA) da UERJ, que nos enviou a seguinte nota:

“COMUNICADO DE ADIAMENTO

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) decidiu adiar o Exame Único do Vestibular Estadual 2021, do dia 2 de maio para 18 de julho. A medida foi tomada em função do agravamento da pandemia de Covid-19 e das projeções negativas das autoridades sanitárias e das instituições científicas, bem como da Comissão para Acompanhamento e Suporte à Tomada de Decisão sobre o Coronavírus no Âmbito da Universidade. O modelo de prova e os programas das disciplinas permanecem os mesmos.

Os candidatos que se inscreveram mas perderam o prazo para escolha do curso terão uma nova oportunidade. O sistema será reaberto de 14 a 18 de abril, quarta-feira a domingo. Aqueles que desejarem optar pelas cotas também poderão enviar os documentos necessários neste período.

INSCRIÇÕES

Opção de curso e cota – novo prazo: 14 a 18 de abril

Todas as datas a serem acompanhadas estão no calendário - anexo 1 do edital.”

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Escolha dos cursos e cotas

Todos os candidatos já inscritos no Exame de Qualificação deverão obrigatoriamente escolher a opção do curso pretendido. Para fazer a opção é necessário acessar a página do vestibular, informar os dados e fazer a escolha de curso e cota. O prazo terminou no dia 8 de abril, mas a UERJ vai abrir o período novamente a partir de amanhã, 14 de abril, até o dia 18 seguinte.

Quem não fizer a opção de curso será considerado desistente e eliminado do Vestibular Estadual 2021.

Vestibular Estadual 2021

Foram registrados 46.209 inscritos na seleção. Devido à pandemia, a instituição mudou o formato da seleção e não vai dividir o vestibular em Exame de Qualificação e Exame Discursivo. Agora, os candidatos farão apenas provas objetivas e redação.

O Exame Único será composto de uma redação e prova objetiva contendo 60 questões, divididas em Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira – Espanhol, Francês e Inglês, Língua Portuguesa/Literatura, Matemática e Química.

Obras Literárias

As indicações de obras para o vestibular são as seguintes:

  • Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto (para a prova de Língua Portuguesa/Literatura)
  • 1984, de George Orwell (para a prova de Redação)

Novo cronograma

Escolha de curso e opção por cotas: 14 a 18 de abril
Cartão com locais de prova: 30 de junho
Provas: 18 de julho
Notas de redação: 30 de julho
Resultado: 9 de agosto

Vagas

A UERJ está oferecendo 5.731 vagas no processo seletivo, sendo 25% das oportunidades destinada aos candidatos cotistas. Veja a divisão:

20%: estudantes da rede pública;

20%: negros/indígenas;

5%: pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e de administração penitenciária mortos ou incapacitados por causa do serviço.

Para mais informações acesse o Site da UERJ ou consulte o edital.

Relacionados
A UERJ divulgou o edital do Vestibular 2021. Excepcionalmente, provas serão realizadas somente em uma etapa.
As solicitações de isenção e cotas do Vestibular 2021/2 do Cederj já podem ser realizadas. Veja os prazos!
A UERJ informou hoje, 16/03, que vai criar uma comissão para avaliar cotas dos processos seletivos. Veja informações!
Os inscritos no Vestibular Estadual 2021 da UERJ já podem fazer a opção de curso e cota. Cadastro é obrigatório.
A Universidade de Vassouras (RJ) está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2 de Medicina. Oferta é de 140 vagas.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES