Coronavírus: veja como próximos vestibulares devem ser realizados

Flexibilização de datas, meios de seleção e medidas de segurança devem ser mudanças em próximos vestibulares no país.
Em 25/06/2020 15h48 , atualizado em 26/06/2020 10h25 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A pandemia do coronavírus causou a alteração no calendário de estudos de todos os estudantes do país, assim como das instituições de ensino e cronogramas de vestibulares. Com isso, dezenas de universidades suspenderam provas e, no momento, estudam a melhor forma para realizar as suas seletivas.

Entre instituições públicas e privadas, algumas já divulgaram as alterações em seus vestibulares, tendo a maioria optado por processos seletivos que sejam feitos de forma totalmente on-line ou pelo tradicional aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de edições anteriores.

Enem

Falando no Enem, a edição de 2020 também passou por alterações em seu cronograma e, até o momento, não tem a data definida para a aplicação das provas. Entretanto, até o dia 30 de junho, os inscritos no exame podem acessar a Página do Participante para votar na melhor data para a prova. O Inep ofereceu três opções para a prova impressa e três para a prova digital com períodos estabelecidos entre dezembro deste ano e maio de 2021.

Mais: Saiba tudo sobre a escolha das datas de provas do Enem 2020

Fuvest e Unicamp

Além do Enem, outros dois grandes processos seletivos do país já divulgaram as informações sobre os Vestibulares 2021: Fuvest e Unicamp. As duas seletivas estão com período aberto para a solicitação da isenção de taxa de inscrição. Quem deseja participar da seletiva da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pode fazer o pedido até o dia 8 de julho. Para quem deseja ingressar na Universidade de São Paulo (USP) o período de solicitação vai até 10 de julho.

A Fuvest vai receber as inscrições do Vestibular 2021 entre 10 de agosto e 18 de setembro e até o momento não divulgou alterações em sua prova. A aplicação da primeira fase do vestibular está prevista para o dia 29 de novembro e da segunda fase, com dois dias de provas, para 3 e 4 de janeiro de 2021.

No caso da Unicamp, as inscrições deverão ser feitas de 31 de julho a 8 de setembro, porém, as datas de prova não foram divulgadas. A Comvest informou que fará mudanças no vestibular, como redução do tamanho da prova, e aplicação da primeira fase em dois dias com um número menor de candidatos. A previsão é que a primeira fase seja realizada em janeiro de 2021 e a segunda em fevereiro, mas as datas só serão divulgadas após o cronograma do Enem 2020 ser definido.

Mais: Solicite a isenção de taxa da Fuvest
Mais: Solicite a isenção de taxa da Unicamp

Vestibulares e Pandemia

As bancas e comissões organizadoras ainda não informaram como serão as medidas adotadas para a aplicação de provas presenciais nos próximos vestibulares. As decisões devem levar em consideração as indicações do Ministério da Saúde, assim como a situação vivida na época do vestibular em cada uma das regiões, para que os critérios sejam estabelecidos. Porém, listamos algumas das possíveis alternativas que poderão ser utilizadas nos próximos exames. Veja:

  • Algumas bancas poderão exigir o uso de máscaras (observando critérios que evitem o risco de fraudes na hora da prova), assim como a higienização das mãos e aferição de temperatura para entrada no ambiente de prova;
  • Para evitar a aglomeração de pessoas, instituições com vestibulares mais concorridos devem aumentar os dias de aplicação de provas e dividir os candidatos em grupos;
  • O número de salas de aplicação das provas também pode aumentar para que menos candidatos ocupem o mesmo espaço;
  • Processos seletivos que possuem provas extensas devem reduzir a quantidade de questões para que o tempo de aplicação do exame seja menor;
  • Candidatos deverão sentar-se em maior distância de segurança;
  • Número de profissionais que participam da aplicação de provas também deve ser reduzido.

Vestibulares Definidos

Os estudantes que desejam participar de vestibulares que já estão com inscrições abertas ou que já informaram como serão as seletivas, podem conferir abaixo algumas das universidades com processos seletivos definidos. Confira:

Universidades que vão aceitar o Enem: PUC-SP (SP), IFSulDeMinas (MG), Emescam (ES), USCS (SP), Unifacs (BA), UCP (RJ), UCB (DF), Univag (MT), Uniube (MG), Mackenzie (SP), ESPM (RJ – RS – SP), Udesc (SC), Unitau (SP), UniEvangélica (GO), Unit (AL – SE), UCSal (BA), UCDB (MS).

Universidades que vão aplicar provas digitais: UCP (RJ), UCB (DF), Uniube (MG), Mackenzie (SP), ESPM (RJ – RS – SP), UniEvangélica (GO), UCSal (BA), UCDB (MS).

Para acompanhar todas as informações sobre os principais vestibulares do país acesse a nossa página do Vestibular, que está sempre atualizada com os processos seletivos.

Estudos

Você também pode aproveitar o tempo de estudos para ter acesso às provas do Enem e provas dos vestibulares da universidade que deseja ingressar. Além disso, conteúdos com dicas de estudos para o Enem, principais temas que caem no vestibular e videoaulas gratuitas são atualizados diariamente para auxiliar quem está se preparando para entrar no ensino superior.

Veja também: Dicas para estudar em casa durante a pandemia do coronavírus

Bons estudos!