Unicamp abre período para solicitar isenção de taxa do Vestibular 2021

Benefício é oferecido em três modalidades para estudantes de todo o país. Inscrições do vestibular serão abertas em julho.
Em 22/06/2020 09h05 Por Giullya Franco

Crédito: Comvest/Unicamp
Crédito: Comvest/Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu nesta segunda-feira, 22 de junho, o período para solicitação da isenção de taxa do Vestibular 2021 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Prazo vai até o dia 8 de julho.

Solicite a isenção

O benefício da isenção de taxa é oferecido para estudantes de todo o país em três modalidades e pode ser solicitado por quem vai fazer o Vestibular 2021 e Vestibular Enem-Unicamp 2020, que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os interessados devem ter cursado todo o Ensino Médio em instituições da rede pública (exceto na modalidade 3) e já ter concluído ou concluir o Ensino Médio em 2020.

Veja as modalidades:

  • Modalidade 1: Para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);
  • Modalidade 2: Para funcionários da Unicamp/Funcamp;
  • Modalidade 3: Para aqueles que se candidatarem aos cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).

Novidades

Este ano a Comvest anunciou três novidades para quem vai solicitar a isenção da taxa. Veja:

  • Na modalidade 1, que exige comprovação de renda, será aceito o cadastro no CadÚnico do Governo Federal, para que os candidatos não precisem anexar a documentação exigida;
  • A Comvest vai oferecer um número ilimitado de isenções na modalidade 2 (para funcionários Unicamp/Funcamp).
  • Na modalidade 3, a novidade é que a isenção está sendo estendida para os cursos noturnos de Tecnologia, além das Licenciaturas.

Documentos

Os interessados na isenção devem fazer o envio da documentação exigida até o dia 8 de julho, quando termina o prazo de inscrições.

Se os candidatos tiverem dificuldade de conseguir junto às escolas o Histórico Escolar, os matriculados na rede pública do Estado de São Paulo poderão emitir documento (e converter em PDF) no Site da Secretaria de Educação de São Paulo.

No caso dos estudantes de escola pública de outros Estados e do Distrito Federal, a declaração de que são estudantes da rede pública durante todo o Ensino Médio poderá ser anexada em PDF.

Resultado

A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3.

O resultado da solicitação será divulgado no dia 27 de julho. Os candidatos que tiverem a solicitação negada poderão apresentar recursos até as 17h do dia 29 de julho.

Vestibular 2021

Por conta da pandemia do coronavírus o Vestibular 2021 da Unicamp passou por algumas alterações em cronogramas e na forma como a seletiva será realizada.

A Unicamp previa receber as solicitações de isenção 4 a 22 de maio, mas a abertura do período foi adiada para hoje, assim como houve mudanças na forma de aceitar a documentação dos estudantes.

Levando em consideração a dificuldade de parte dos estudantes para ter acesso às obras literárias exigidas no vestibular, a Unicamp também reduziu o número de livros para a seletiva. De 12 obras a Comvest manteve apenas sete, que são de fácil acesso e domínio público.

Mais: Veja as obras literárias do Vestibular 2021 da Unicamp

A primeira fase de provas também foi modificada para se adaptar ao contexto da pandemia. A prova, que contava com 90 questões, será reduzida para 72 questões, e a aplicação com duração de 5 horas será reduzida para 4 horas, com a etapa realizada em dois dias.

Inscrições

A Comvest deve receber as inscrições do Vestibular 2021 entre 31 de julho e 8 de setembro, com taxa de R$ 170. As inscrições devem ser feitas durante o período para todos os candidatos, inclusive os que receberem o benefício da isenção.

Por enquanto a aplicação das provas ainda não tem data definida. A previsão é que a primeira fase seja realizada em janeiro de 2021 e a segunda em fevereiro. As datas serão divulgadas após o cronograma do Enem 2020 ser definido.

Para mais informações acesse o Site da Comvest/Unicamp ou consulte o edital de isenção.