Em 05/06/2020 12h19 , atualizado em 05/06/2020 15h24

Unicamp 2021: primeira fase sofre mudanças por causa da pandemia

Notícias

Provas da primeira fase serão aplicadas em dois dias para diminuir a aglomeração de candidatos. Vestibular deverá ser realizado apenas em 2021. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou nesta sexta-feira, 5 de junho, que a primeira fase do Vestibular 2021 terá mudanças para se adaptar ao contexto da pandemia de coronavírus. Em abril, a Comvest já havia informado que estava estudando as mudanças.

A primeira fase terá a quantidade de questões reduzida de 90 para 72 e a duração de cinco para quatro horas. A etapa será realizada em dois dias, um sábado e um domingo, de acordo com a área de curso escolhida pelo candidato.

Sábado: candidatos aos cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas.

Domingo: candidatos aos cursos de Ciências Biológicas/Saúde

Os candidatos sabatistas, ou seja, que por convicção religiosa restringem suas atividades aos sábados, poderão informar na inscrição que desejam realizar a prova à noite.

As mudanças foram definidas pela Câmara Deliberativa do Vestibular, em reunião realizada ontem, dia 4. A intenção da Unicamp com essas alterações é diminuir a aglomeração em dias de provas. De acordo com José Alves Neto, diretor da Comvest, a redução do número de questões e do tempo em sala também diminuem o estresse de uma prova muito extensa.

Uma outra mudança para o Vestibular 2021, mas anunciada no começo de maio, foi a redução de 12 para 7 obras literárias obrigatórias. Nesse caso, a Unicamp considerou a dificuldade de acesso a bibliotecas e os efeitos da pandemia na educação pública e privada. 

Como vai ficar o vestibular

Com as mudanças anunciadas, a primeira e a segunda fases serão aplicadas em dois dias. A diferença é que na primeira fase os candidatos terão que participar de apenas um dia de provas, de acordo com o curso escolhido na inscrição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As inscrições para o Vestibular 2021 serão recebidas entre 31 de julho e 8 de setembro, com taxa de R$ 170. Entre 22 de junho e 8 de julho, a Unicamp receberá pedidos de isenção da taxa. A Comvest vai oferecer 6.680 isenções para estudantes carentes de escola pública e um número ilimitado de isenções nas demais modalidades.

A primeira fase deve ser realizada em janeiro de 2021 e a segunda etapa em fevereiro. As datas devem ser divulgadas após o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ser divulgado.

Primeira fase: 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 questões de Matemática; e oito questões de cada disciplina: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.

Segunda fase: redação; 8 questões discursivas de Língua Portuguesa e Literaturas; 1 interdisciplinar de Inglês e Ciências da Natureza; 1 interdisciplinar de Inglês e Ciências Humanas; 2 questões interdisciplinares de Ciências Humanas e 2 de Ciências da Natureza; 6 questões de Matemática; 12 questões de duas disciplinas específicas.

Segundo o diretor da Comvest, o conteúdo das provas será mais acessível e articulado às competências e habilidades que a Unicamp espera dos estudantes. "Vamos manter o perfil do vestibular, mesmo se adequando à pandemia", finaliza José Alves.

Relacionados
A Unicamp abriu hoje, 22/07, um novo período para solicitar a isenção de taxa do Vestibular 2021. Prazo vai até 31 de julho.
No período de pandemia muitos processos seletivos estão sendo modificados. Veja como os próximos vestibulares devem ser realizados no país.
A Fuvest e a Unicamp informaram que não pretendem alterar as provas dos Vestibulares 2021 por coincidirem com as provas digitais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) reduziu de 12 para 7 os livros exigidos para o Vestibular 2021. Veja as obras literárias obrigatórias para o vestibular.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) decidiu adiar para junho os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2021. O novo prazo é de 22 de junho a 8 de julho.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES