Unicamp 2021: primeira fase sofre mudanças por causa da pandemia

Provas da primeira fase serão aplicadas em dois dias para diminuir a aglomeração de candidatos. Vestibular deverá ser realizado apenas em 2021.
Em 05/06/2020 12h19 , atualizado em 05/06/2020 15h24 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou nesta sexta-feira, 5 de junho, que a primeira fase do Vestibular 2021 terá mudanças para se adaptar ao contexto da pandemia de coronavírus. Em abril, a Comvest já havia informado que estava estudando as mudanças.

A primeira fase terá a quantidade de questões reduzida de 90 para 72 e a duração de cinco para quatro horas. A etapa será realizada em dois dias, um sábado e um domingo, de acordo com a área de curso escolhida pelo candidato.

Sábado: candidatos aos cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas.

Domingo: candidatos aos cursos de Ciências Biológicas/Saúde

Os candidatos sabatistas, ou seja, que por convicção religiosa restringem suas atividades aos sábados, poderão informar na inscrição que desejam realizar a prova à noite.

As mudanças foram definidas pela Câmara Deliberativa do Vestibular, em reunião realizada ontem, dia 4. A intenção da Unicamp com essas alterações é diminuir a aglomeração em dias de provas. De acordo com José Alves Neto, diretor da Comvest, a redução do número de questões e do tempo em sala também diminuem o estresse de uma prova muito extensa.

Uma outra mudança para o Vestibular 2021, mas anunciada no começo de maio, foi a redução de 12 para 7 obras literárias obrigatórias. Nesse caso, a Unicamp considerou a dificuldade de acesso a bibliotecas e os efeitos da pandemia na educação pública e privada. 

Como vai ficar o vestibular

Com as mudanças anunciadas, a primeira e a segunda fases serão aplicadas em dois dias. A diferença é que na primeira fase os candidatos terão que participar de apenas um dia de provas, de acordo com o curso escolhido na inscrição.

As inscrições para o Vestibular 2021 serão recebidas entre 31 de julho e 8 de setembro, com taxa de R$ 170. Entre 22 de junho e 8 de julho, a Unicamp receberá pedidos de isenção da taxa. A Comvest vai oferecer 6.680 isenções para estudantes carentes de escola pública e um número ilimitado de isenções nas demais modalidades.

A primeira fase deve ser realizada em janeiro de 2021 e a segunda etapa em fevereiro. As datas devem ser divulgadas após o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ser divulgado.

Primeira fase: 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 questões de Matemática; e oito questões de cada disciplina: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.

Segunda fase: redação; 8 questões discursivas de Língua Portuguesa e Literaturas; 1 interdisciplinar de Inglês e Ciências da Natureza; 1 interdisciplinar de Inglês e Ciências Humanas; 2 questões interdisciplinares de Ciências Humanas e 2 de Ciências da Natureza; 6 questões de Matemática; 12 questões de duas disciplinas específicas.

Segundo o diretor da Comvest, o conteúdo das provas será mais acessível e articulado às competências e habilidades que a Unicamp espera dos estudantes. "Vamos manter o perfil do vestibular, mesmo se adequando à pandemia", finaliza José Alves.