Topo
pesquisar
Em 20/01/2017 15h44, atualizado em 20/01/2017 15h44

Dúvidas sobre o resultado do Enem 2016

Enem

Saiba como acessar o resultado, de que formas utilizar a pontuação do exame e outras dúvidas. Por Lorraine Vilela Campos
Uma das principais dúvidas é como usar a nota para entrar na faculdade
Uma das principais dúvidas é como usar a nota para entrar na faculdade
PUBLICIDADE

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sempre gera expectativas nos estudantes de todo o país. Mesmo com o Inep divulgando o edital com todas as orientações, algumas dúvidas permanecem entre os participantes. Existem até alguns mitos sobre o Enem.

Com base nas principais perguntas que os usuários enviam para o Brasil Escola, fizemos uma lista respondendo as dúvidas mais frequentes envolvendo o resultado do Enem. Confira!

1- Como vejo o meu resultado?

O resultado do Enem 2016 foi divulgado no dia 18 de janeiro de 2017. O acesso às notas é feito pela página oficial do Enem. Você precisa informar o CPF e senha cadastrados para consultar o resultado. 

2 - Esqueci minha senha. Como consigo recuperá-la?

Você precisa acessar a Página do Participante e informar seu CPF e data de nascimento nos locais indicados. Além disso, o site solicita que o estudante assinale a imagem correspondente à palavra informada (foto). 

Tela de recuperação de senha

3 – Quanto preciso tirar para passar no Enem?

No Enem não existe lista de aprovados, portanto, não tem como passar no exame. O Enem não é um processo seletivo como os vestibulares das universidades. No entanto, o participante pode usar a nota do Enem para ser aprovado em uma instituição ou conseguir diploma do ensino médio. 

A principal forma de usar a nota do Enem para esse propósito é se inscrevendo no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Ao participar do SiSU, você concorrerá a uma vaga e pode ser aprovado dentro do limite de oportunidades disponíveis. O sistema conta com notas de corte e pesos para cada uma das provas do Enem, as quais variam conforme o curso e a instituição de ensino. Saiba mais sobre como usar as notas do Enem para passar no vestibular.

4 – Qual a pontuação necessária para obter o Certificado de Ensino Médio via Enem?

Muitas pessoas nos escrevem perguntando quanto é preciso para passar no Enem, mas estão se referindo ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Para conseguir tal diploma, o estudante precisa obter 450 pontos em cada prova objetiva (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e Códigos), além de 500 na Redação. Caso não alcance a nota mínima em uma ou mais disciplinas, o participante pode pegar uma declaração de proficiência.

5 – Usei a nota do Enem para pegar o Certificado do Ensino Médio. Posso utilizar a mesma pontuação para entrar em uma faculdade ou devo fazer o exame no próximo ano? 

A nota do Enem pode ser usada para as duas finalidades, ou seja, você pode concluir o Ensino Médio com o exame deste ano e concorrer às vagas pelo SiSU, assim como tentar bolsa pelo ProUni e o financiamento do Fies. 

6 – Como faço para calcular a minha média do Enem? 

A média simples do Enem é composta pela soma de todas as provas objetivas e da Redação, cujo total deve ser dividido por cinco. Caso uma instituição adote peso para cada uma das provas do Enem, a média será a soma das cinco notas divididas pela soma dos pesos. Para simplificar, elaboramos uma ferramenta que calcula a média do Enem.

7 – Como posso calcular a minha nota?

Já a nota do Enem não pode ser calculada pelo estudante, pois o Inep utiliza um método que é conhecido como Teoria de Resposta ao Item (TRI). Achou estranho? Em poucas palavras, o cálculo leva em consideração o número de acertos em determinada questão, possibilidade de acerto em caso de chute (que determina se a pergunta é considerada fácil ou difícil), entre outros fatores. 

8 - Conferi o espelho da minha redação e não concordo com a correção e a nota. Posso recorrer?

O Edital não autoriza o recurso da redação, sendo o espelho exclusivamente para fins pedagógicos. 

9 – Como posso ter noção se fui bem ou não?

Você pode comparar a sua pontuação com as notas máxima e mínima divulgadas pelo Inep. Quanto mais próxima da maior nota, melhor o seu desempenho. 

10 – Como posso entrar em um universidade com a nota do Enem?

Como citamos, a principal utilidade do Enem é o ingresso em instituições públicas de ensino, o qual é feito pelo SiSU. No entanto, existem vestibulares que aceitam a nota do Enem. Confira aqui a lista de universidades que possuem ingresso com tais notas.

11 – Como consigo uma bolsa de estudos com o Enem?

Uma das utilidades para a nota do Enem é a participação no Programa Universidade Para Todos (ProUni), cujo objetivo é oferecer a estudantes de baixa renda bolsas de estudos em instituições particulares. O benefício pode ser de 50% ou integral. A média exigida para a inscrição no ProUni é de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação do Enem. Veja mais informações no FAQ do ProUni

12- É possível financiar um curso com o Enem ou ter descontos na mensalidade? 

Sim, pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para participar, o estudante precisa ter média de 450 nas provas do Enem e não ter zerado a redação, além de comprovar dados ligados à renda familiar per capita. Mais detalhes no FAQ do Fies

13 – Somente universidades brasileiras utilizam o Enem?

Não. O Inep tem fechado acordos nos últimos anos para a utilização do Enem como seleção de brasileiros. Até o momento, apenas Portugal usa tais notas para o ingresso de brasileiros em suas universidades e institutos politécnicos. Você confere mais detalhes neste artigo

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola