Dúvidas sobre o resultado do Enem 2022

Saiba como acessar o resultado, de que formas utilizar a pontuação do exame e outras dúvidas.
Por Lorraine Vilela Campos

Uma das principais dúvidas é como usar a nota para entrar na faculdade
Uma das principais dúvidas é como usar a nota para entrar na faculdade
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sempre gera expectativas nos estudantes de todo o país. Mesmo com a divulgação do edital com todas as orientações por parte do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), algumas dúvidas permanecem entre os participantes. Existem até alguns mitos sobre o Enem.

Com base nas principais perguntas que os usuários enviam para o Brasil Escola, fizemos uma lista respondendo as dúvidas mais frequentes envolvendo o resultado do Enem. Confira!

1- Como vejo o meu resultado?

O resultado do Enem 2022 poderá ser consultado pela Página do Participante, no dia 9 de fevereiro. Você precisa informar o CPF e senha cadastrados para consultar o resultado.

As notas para os participantes que ainda estão no ensino médio são liberadas cerca de 60 dias depois das demais notas.

2 - Esqueci minha senha. Como consigo recuperá-la?

Você precisa acessar a Página do Participante, clicar no ícone azul escrito "Página do Participante - Entrar com gov.br"

Na portal gov.br, digite o seu CPF, clique em Esqueci minha senha. É possível recuperar a senha por diversas maneiras, tais como: validação facial (para usuários com título de eleitor digital ou Carteira Nacional de Habilitação digital); bancos credenciados, endereço de e-mail e número de telefone. 

Veja as principais informações sobre o Enem 2022 no vídeo abaixo: 

Saiba como recuperar a senha do Enem

3 – Quanto preciso tirar para passar no Enem?

No Enem não existe lista de aprovados, portanto, não tem como passar no exame. O Enem não é um processo seletivo como os vestibulares tradicionais das universidades. No entanto, o participante pode usar a nota do Enem para ser aprovado em uma instituição de ensino superior ou conseguir o diploma do ensino médio. 

A principal forma de usar a nota do Enem para esse propósito é se inscrevendo no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Ao participar do SiSU, você concorrerá a uma vaga e pode ser aprovado dentro do limite de oportunidades disponíveis. O sistema conta com notas de corte e pesos para cada uma das provas do Enem, as quais variam conforme o curso e a instituição de ensino.

4 – Qual a pontuação necessária para obter o Certificado de Ensino Médio via Enem?

Muitas pessoas nos escrevem perguntando quanto é preciso para passar no Enem, mas estão se referindo ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Entre os anos de 2009 e 2016, o Enem foi utilizado também como forma de obter o certificado do ensino médio. Era necessário ter 450 pontos em cada prova objetiva (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e Códigos), além de 500 na Redação.

A partir de 2017, o Enem deixou de ser a maneira de conseguir o certificado do ensino médio somente com prova. A certificação voltou a ser concedida pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

5 – Posso usar a nota do Enem para o SiSU, Fies e ProUni no mesmo ano?

A nota do Enem pode ser usada para as três finalidades, ou seja, você pode concorrer às vagas em instituições públicas pelo SiSU, assim como tentar bolsa pelo ProUni e o financiamento do Fies em faculdades particulares. No entanto, caso consiga vaga pelo SiSU e efetue a matrícula em universidade pública, não poderá concorrer a uma bolsa do ProUni.

6 – Como faço para calcular a minha média do Enem? 

A média simples do Enem é composta pela soma de todas as provas objetivas e da Redação, cujo total deve ser dividido por cinco. Caso uma instituição adote peso para cada uma das provas do Enem, a média será a soma das cinco notas divididas pela soma dos pesos. Para simplificar, elaboramos uma ferramenta que calcula a média do Enem.

7 – Como posso calcular a minha nota?

Já a nota do Enem não pode ser calculada pelo estudante, pois o Inep utiliza um método que é conhecido como Teoria de Resposta ao Item (TRI). Achou estranho? Em poucas palavras, o cálculo leva em consideração o número de acertos em determinada questão, possibilidade de acerto em caso de chute (que determina se a pergunta é considerada fácil ou difícil), entre outros fatores. 

8 - Conferi o espelho da minha redação e não concordo com a correção e a nota. Posso recorrer?

O Edital não autoriza o recurso da redação, sendo o espelho exclusivamente para fins pedagógicos. 

9 – Como posso ter noção se fui bem ou não?

Você pode comparar a sua pontuação com as notas máxima e mínima divulgadas pelo Inep. Quanto mais próxima da maior nota, melhor o seu desempenho. 

10 – Como posso entrar em um universidade com a nota do Enem?

Como citamos, a principal utilidade do Enem é o ingresso em instituições públicas de ensino, o qual é feito pelo SiSU. No entanto, existem vestibulares que aceitam a nota do Enem. Confira aqui a lista de universidades que possuem ingresso com tais notas.

11 – Como consigo uma bolsa de estudos com o Enem?

Uma das utilidades para a nota do Enem é a participação no Programa Universidade Para Todos (ProUni), cujo objetivo é oferecer a estudantes de baixa renda bolsas de estudos em instituições particulares. O benefício pode ser de 50% ou integral. A média exigida para a inscrição no ProUni é de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação do Enem. Veja mais informações no FAQ do ProUni

12- É possível financiar um curso com o Enem ou ter descontos na mensalidade? 

Sim, pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para participar, o estudante precisa ter média de 450 nas provas do Enem e não ter zerado a redação, além de comprovar dados ligados à renda familiar per capita. Mais detalhes no FAQ do Fies

13 – Somente universidades brasileiras utilizam o Enem?

Não. O Inep tem fechado convênios nos últimos anos para a utilização do Enem como seleção de brasileiros. Até o momento, apenas instituições portuguesas assinaram convênio para ingresso de brasileiros. Você confirar mais detalhes no artigo Como estudar em Portugal pelo Enem.

Algumas universidades nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá também usam o Enem, mas sem convênio com o Inep e apenas como uma das etapas do processo de seleção.

O uso do Enem para estudar no exterior não significa que a faculdade será gratuita. O estudante precisa arcar com todos os gastos.