O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta sexta-feira, 26 de março, que vai liberar o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 após as 18h de segunda-feira, 29 de março.
Apenas os participantes que já terminaram o ensino médio poderão consultar o resultado do Enem 2020 no dia 29 de março. Os treineiros terão acesso às notas somente em 29 de maio.
Acesse a Página do Participante
Para fazer a consulta, ao entrar na Página do Participante, a personagem Nanda lhe dará boas vindas e apresentará o ícone "Entrar com gov.br" para que você possa clicar e ser redirecionado ao login único do Governo Federal.
1- Na página do gov.br, informe seu CPF e clique em "avançar".
2 - Na página seguinte, informe sua senha de acesso. Pronto! Você será redirecionado (a) novamente para a Página do Participante e poderá ver suas notas!
Como é calculada a nota do Enem?
A nota do Enem é calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), método que leva em considerações fatores como dificuldade da questão, número de acertos do candidato e quantidade de pessoas que acertaram a pergunta. Com isso, participantes podem acertar o mesmo número de questões e terem notas finais diferentes. A métrica utilizada para calcular a pontuação permite até mesmo identificar possíveis chutes dos estudantes.
Como foram as provas?
Em relação ao formato, o Enem 2020 não sofreu alterações. Suas provas foram compostas por 180 questões objetivas e uma redação. Veja como foi a divisão:
- 1º dia: 45 questões de Linguagens e Códigos + 45 de Ciências Humanas + Redação
- 2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 de Matemática
Confira as provas e gabaritos do Enem 2020
O gabarito oficial do Enem 2020 foi divulgado com erros, mas o Inep só corrigiu e publicou a versão correta no dia seguinte.
Para mais informações acesse a página do Enem 2020 no Brasil Escola.