Como recuperar a senha do Enem

A senha do Enem é necessária para acessar as notas e se inscrever no SiSU, ProUni e Fies
Por Lucas Afonso , Silvia Tancredi

Estudante com laptop no colo pensando Texto Como recuperar a senha do Enem
Confira o passo a passo para recuperar a senha do Enem.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Para recuperar a senha do Enem, o inscrito no exame precisa entrar na Página do Participante e seguir os procedimentos listados abaixo:

Clique no ícone azul escrito "Página do Participante - Entrar com conta gov.br".

Página do Participante do Enem

Você será redirecionado para a portal gov.br. 

Depois de informar seu CPF, o sistema vai te pedir a senha. Basta clicar em "Esqueci minha senha".

O sistema vai te dar várias opções para recuperar sua senha: 

  • Título de eleitor ou CNH: poderá recuperar a senha por meio de validação facial pela câmera do celular ou webcam;

  • Bancos credenciados: poderá recuperar a senha fazendo login nos bancos credenciados;

  • E-mail: você receberá um código de acesso no seu e-mail;

  • Celular: receberá um código de acesso via SMS;

  • Formulário: para recuperar a senha é necessário preencher seus dados e algumas informações. A resposta da solicitação será encaminhada via e-mail em até 7 dias úteis.

A página oferece as formas de recuperar a senha de acordo com nível de segurança de cada opção. A primeira opção apresentada, por validação facial, é a mais segura.

Print da página mostrando a opção validação por foto

Caso não tenha celular, bem como, não tenha o título de eleitor e CNH digitais, é só clicar em Não tenho celular. Será emitido um aviso sobre a questão da segurança.

Assim, serão apresentadas por ordem de segurança as opções de recuperação. Após a validação por reconhecimento facial, as opções são: bancos credenciados, endereço de e-mail, celular e por último, o formulário de solicitação de recuperação de senha.

Pronto! Você poderá criar uma nova senha ao escolher uma das opções. Caso não consiga recuperar por nenhuma das opções, entre em contato com o suporte do gov.br.

Acompanhe o passo a passo para a recuperar a senha do Enem no vídeo abaixo:

Lembre-se, estudante, de ter sempre sua senha da página do Enem em mãos. Com ela, você poderá se inscrever no Enem, acompanhar todos os informativos, como, por exemplo, o local onde fará as provas, e ainda acessar as notas. Com elas, você poderá participar de programas de acesso ao ensino superior, entre os quais:

Sistema de Seleção Unificada (SiSU): oferece vagas em instituições públicas de ensino, entre as quais universidades federais e estaduais e institutos federais de educação. As inscrições são abertas uma única vez no ano. 

Programa Universidade para Todos (ProUni): disponibiliza vagas em universidades particulares. O cadastro pode ser feito em fevereiro e julho;

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): possibilita financiamentos em cursos ofertados em universidades particulares. As inscrições são feitas em fevereiro e julho.