Whatsapp
Em 18/02/2021 18h36

Reaplicação do Enem

Enem

Participantes podem solicitar a reaplicação em casos de problemas logísticos e doenças infectocontagiosas. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

Anualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebe milhões de inscrições para suas provas. Porém, sempre acontecem casos de participantes que acabam tendo imprevistos que os impedem de realizar a prova.

O que nem todo mundo sabe é que existe a reaplicação do Enem para diversos casos, como problemas logísticos e situações relacionadas à saúde. Para ter outra chance de fazer a prova, os participantes devem seguir as regras exigidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e solicitar a reaplicação.

Veja abaixo as principais informações sobre a reaplicação do Enem:

O que é a reaplicação do Enem?

O Inep aplica uma segunda prova do Enem para os candidatos que tiveram problemas com a primeira aplicação, seja a versão impressa ou digital. A prova da reaplicação tem o mesmo formato da primeira, com 180 questões objetivas e uma redação.

Leia também: Como funciona o Enem Digital

A reaplicação também é feita em dois dias, porém, os dias são seguidos, e não em dois domingos como acontece com o Enem regular. A prova costuma ser feita no meio da semana e a aplicação ocorre em aproximadamente um mês após a primeira prova.

Na mesma data da reaplicação, o Inep realiza o Enem PPL, a prova do Enem aplicada às pessoas que estão privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa.

Veja o formato tradicional da prova:

1º dia
- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias
- Redação

2º dia
- 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem pode solicitar a reaplicação?

Após a aplicação da primeira prova, o Inep abre um prazo para os participantes solicitarem a reaplicação. O pedido pode ser feito para os dois dias de prova ou só para um dia, de acordo com a necessidade de cada participante.

Geralmente, os participantes têm quatro dias após a aplicação de cada prova para apresentar sua solicitação na Página do Participante. As análises são feitas individualmente.

Veja abaixo os motivos aceitos pelo Inep para a reaplicação do Enem:

  • Incidentes logísticos: Desastres naturais (que prejudiquem a aplicação devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao inscrito que solicitou uso de leitor de tela, erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador, que tenha, comprovadamente, causado prejuízo ao participante, entre outros casos.
  • Doenças infectocontagiosas: Coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19*.

Para as duas opções acima os participantes devem fornecer documentos que informem a veracidade das afirmações, de acordo com as exigências que forem feitas pelo Inep.

*A Covid-19 entrou na lista de doenças infectocontagiosas na aplicação do Enem 2020, durante o período de pandemia. Os inscritos no exame que foram diagnosticados com a doença não puderam comparecer aos locais de prova e tiveram que informar ao Inep para realizar a reaplicação.

Como é a divulgação do resultado?

O resultado do Enem é divulgado no mesmo dia tanto para quem fez a primeira prova, quanto para os participantes que fizeram a reaplicação e o Enem PPL.

Artigos Relacionados
A reaplicação do Enem 2020 começa nesta terça-feira, 23 de fevereiro, e segue até amanhã (24). Enem PPL também será realizado nestes dois dias.
O Inep divulgou hoje (19) os locais de prova da reaplicação do Enem 2020. Provas serão aplicadas em 23 e 24 de fevereiro.
A reaplicação do Enem 2020 começou hoje, 23/02, e "A falta de empatia nas relações sociais no Brasil" é o tema da redação.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES