Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior)

O Fies é o programa do Governo Federal que cria condições especiais de financiamento para estudantes pagarem as mensalidades da graduação.
Estudante sorrindo ao lado do texto “Fies 2024”, que está sobre outros estudantes ao fundo da imagem.
O Fies é um programa do Governo Federal que passou por reformulações para atender as populações economicamente vulneráveis.
Crédito da Imagem: FNDE

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma iniciativa criada em 2001 para apoiar alunos de instituições privadas no custeio de cursos de graduação. Recentemente reformulado, o programa apresenta o Fies Social, destinando metade das vagas a estudantes do CadÚnico. Os requisitos incluem a participação em provas do Enem, com média superior a 450 e nota não nula na redação.

O processo de inscrição, realizado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, requer uma conta gov.br para o Fies Social 2024. Candidatos aprovados têm condições especiais de empréstimo em parceria com bancos. O calendário do Fies 2024 estabelece prazos para inscrição, resultados e pré-seleção pela lista de espera.

Podem participar do Fies Social 2024 candidatos com renda familiar de até três salários-mínimos, que tenham realizado algum Enem desde 2010 e alcançado a média mínima de 450 pontos. A oferta de mais de 112 mil vagas abrange diversas áreas de estudo.

O financiamento do Fies varia de 50% a 100% do curso de graduação, com a estimativa de quitação em até 14 anos. O pagamento ocorre mediante desconto na fonte quando o graduado obtém renda, sendo possível o pagamento mínimo em casos de ausência de renda prevista.

Para alunos com contratos até 2017 e inadimplência até junho de 2023, há a possibilidade de renegociação de dívida até maio de 2024, com descontos expressivos. Canais de atendimento estão disponíveis na Caixa Econômica e Banco do Brasil para facilitar o processo de renegociação.

Leia também: ProUni — outro programa governamental relacionado ao ingresso em instituições particulares de ensino superior

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Fies

  • O Fies é o programa do governo federal que cria condições especiais de financiamento para estudantes pagarem as mensalidades da sua graduação.
  • Foi criado em 2001 para auxiliar alunos de instituições privadas no pagamento de cursos de graduação.
  • O Fies foi reformulado com a introdução do Fies Social, destinando 50% das vagas a alunos do CadÚnico.
  • É preciso ter conta gov.br para inscrição no Fies Social 2024.
  • Para se inscrever no Fies, é necessária a participação em pelo menos uma edição do Enem desde 2010, sem nota zero na redação.
  • É preciso que a média geral no Enem seja de pelo menos 450 pontos.
  • No momento da inscrição, é possível a escolha de até três cursos de graduação.
  • No Fies 2024, estão sendo ofertadas mais de 112 mil vagas, sendo 50% destinadas ao CadÚnico.
  • Os cursos ofertados no Fies 2024 abrangem diversas áreas de estudo.
  • O financiamento mínimo do Fies é de 50%. Há a possibilidade de financiamento de 100% para alunos do CadÚnico, com a quitação podendo ser feita em até 14 anos.
  • O financiamento do Fies é pago por meio de desconto na fonte quando o graduado inicia a renda. Se não houver renda prevista, o pagamento será quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo.
  • Contratos até 2017, com inadimplência até junho de 2023 com renegociação sendo feita até maio de 2024, têm descontos significativos.

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal que foi criado em 2001 para ajudar alunos de instituições privadas a pagarem seus cursos de graduação. O programa foi reformulado, e haverá o Fies Social, que reserva 50% das vagas para alunos inscritos no CadÚnico.

Para participar é necessário ter realizado alguma das provas do Enem entre as edições 2010 e 2023, além de obter uma média aritmética nas 5 provas maior que 450 e tirar uma nota diferente de 0 na redação.

Para os candidatos aprovados, são criadas, junto aos bancos participantes do projeto, condições especiais de empréstimo para financiar a graduação do participante. As inscrições para o Fies Social são gratuitas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como funciona o Fies?

Para participar do Fies Social 2024 é preciso efetuar sua inscrição através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O registro requer informações da conta gov.br, como CPF e senha. Caso não possua uma conta gov.br, é possível criar um novo acesso.

Após o acesso à conta, o candidato entra no sistema de vagas do Fies, onde deve fornecer os demais dados necessários e escolher até três cursos de graduação.

A aprovação no Fies será divulgada no Portal Único. O estudante aprovado formalizará um contrato de financiamento com um agente financeiro.

Os estudantes que não forem inicialmente selecionados serão automaticamente registrados na Lista de Espera. Não haverá novo ranqueamento das notas, e os candidatos devem acompanhar a pré-seleção na página do Fies.

Quem pode participar do Fies?

As inscrições para o Fies Social 2024 serão aceitas de candidatos que satisfaçam às seguintes condições:

  • ter renda familiar mensal, por pessoa, de até três salários-mínimos;
  • ter participado de qualquer edição do Enem desde 2010, excluindo a participação na condição de treineiro;
  • não ter obtido nota zero na redação do Enem;
  • ter alcançado uma média geral no Enem de, no mínimo, 450 pontos.

Além desses critérios, fica vedada a concessão de financiamento para alunos que já estejam usufruindo dos benefícios de outras edições do Fies Social ou tenham sido selecionados na edição anterior. Por outro lado, é permitido o financiamento para candidatos que tenham sido contemplados com bolsas parciais do ProUni.

Acesse também: SiSU — programa do Governo Federal que oferece vagas em graduações da educação pública por meio do Enem

Como se inscrever no Fies?

Para se inscrever no Fies Social 2024 é necessário que o estudante acesse o Sistema de Seleção do Fies Social e forneça os dados solicitados. No primeiro acesso, serão necessárias informações como:

  • número de Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • data de nascimento;
  • um endereço de e-mail válido;
  • a criação de uma senha.

Após o fornecimento desses dados, o estudante receberá uma mensagem de validação no e-mail registrado. A partir desse ponto, o estudante poderá acessar o Fies Seleção para realizar a inscrição, inserindo informações pessoais, dados sobre o curso e a instituição.

Calendário do Fies 2024

Confira as datas do Fies 2024:

  • Inscrição: 12/03 – 15/03.
  • Resultado: 21/03.
  • Complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única: 22/03 – 26/03.
  • Pré-seleção por meio da lista de espera: 28/03 – 30/04.

Inscrição do Fies 2024

As inscrições para o Fies 2024 serão entre os dias 12 e 15 de março.

Resultado do Fies 2024

O resultado do Fies 2024 será publicado no dia 21 de março.

Nota de corte do Fies

As notas de corte do Fies vão depender do curso selecionado, pois elas correspondem ao desempenho do último aluno aprovado. O que é fixo é a nota mínima, que no Fies é de 450 pontos considerando a média aritmética das cinco provas, além de ser necessário pontuar na redação, ou seja, a redação não pode ter sido zerada.

Lista de espera do Fies

Os alunos não selecionados na chamada única do Fies serão automaticamente incluídos na lista de espera. Não havendo um novo processo de classificação, os candidatos da lista de espera devem monitorar sua pré-seleção através da página do Fies.

Vagas e cursos participantes do Fies

As vagas e cursos participantes do Fies podem variar de acordo com a edição. Estão sendo ofertadas mais de 112 mil vagas na edição do Fies 2024, sendo que 50% das oportunidades são destinadas aos candidatos cadastrados no CadÚnico e que possuam renda familiar mensal, por pessoa, de até meio salário-mínimo.

Os cursos ofertados no Fies 2024 abrangem as mais diversas áreas de estudo, desde ciências humanas, biológicas até exatas e área da saúde. 

Financiamentos oferecidos pelo Fies

O percentual mínimo de financiamento do Fies é de 50% do curso de graduação. As instituições não podem cobrar taxa de matrícula de alunos aprovados pelo Fies, mas cabe ao estudante arcar com a parte da mensalidade não financiada no Fies. Ainda, há possibilidade de financiamento de 100% para alunos cadastrados no CadÚnico.

Importante: Para todos os candidatos, o estimado é que o financiamento seja quitado em 14 anos.

Pagamento do Fies

Quando o aluno, já graduado, começar a ter renda, as parcelas serão descontadas na fonte. As cobranças seguirão valores previamente estipulados. No caso de o estudante não possuir renda no momento previsto, o financiamento será quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo.

Importante: Se o aluno conseguir emprego antes de se formar, ele não será cobrado, entretanto é possível realizar o pagamento de forma voluntária.

Renegociação de dívida do Fies

A renegociação de dívidas dos contratos celebrados até 2017 e com inadimplência até junho de 2023 pode ser feita até maio de 2024. O estudante deve solicitar a renegociação junto ao banco com o qual ele firmou contrato.

Na renegociação, os descontos podem chegar a 99% do valor consolidado da dívida e a 100% dos juros e multas por atraso. A Caixa Econômica e o Banco do Brasil disponibilizaram canais de atendimento para ajudar os alunos na renegociação, os contatos são:

Caixa Econômica: 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas)

0800-104-0104 (demais regiões)

Banco do Brasil: (61) 4004-0001 (WhatsApp)

4004-0001  (capitais e regiões metropolitanas)

0800-729-0001 (demais regiões)

Diferenças entre SiSU, ProUni e Fies

Apesar de os três utilizarem o Enem como prova de acesso, as diferenças entre SiSU, ProUni e Fies consistem na própria natureza dos programas.

  • SiSU: é o sistema de seleção utilizado para ingressar em universidades e institutos públicos que são gratuitos.
  • ProUni: é o programa de bolsas, são concedidos descontos de 50% e de 100% para alunos de baixa renda que queiram ingressar em faculdades particulares.
  • Fies: é o programa de financiamento, ou seja, depois de formado, o aluno precisará ressarcir os cofres públicos, ainda que com condições especiais de empréstimo com juros baixos.

Em suma, o SiSU é para ingressar na educação superior gratuita e pública, o ProUni oferta descontos na mensalidade de instituições particulares e, por fim, o Fies financia os estudos dos candidatos em instituições particulares.

Fontes

BRASIL. Edital Nº 10, de 6 de março de 2024: Fundo de Financiamento Estudantil - Fies Processo Seletivo - Primeiro Semestre de 2024. Diário Oficial da União, 7 mar. 2024, edição 46, seção 3, página 37. Disponível em: https://s5.static.brasilescola.uol.com.br/be/2024/03/edital-Fies-social-2024.pdf.

BRASIL. Fies: Abertas as renegociações de dívidas com o Fies. Ministério da Educação, 7 nov. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/novembro/abertas-as-renegociacoes-de-dividas-com-o-Fies.

BRASIL. Fies: Tire suas dúvidas. Ministério da Educação, [s.d.]. Disponível em: http://portalFies.mec.gov.br/?pagina=faq.

BRASIL. Fies Social garantirá mais acesso para quem mais precisa. Minsitério da Educação, 11 mar. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/Fies-social-garantira-mais-acesso-para-quem-mais-precisa. 

Assista às nossas videoaulas