Fies 2020

A edição do primeiro semestre do Fies aconteceu em fevereiro. A partir da segunda edição de 2020, financiamento terá mudanças.
Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: shutterstock/brasil escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal que permite aos estudantes financiar de 50% a 100% das mensalidades dos cursos superiores. Em 2020, o Fies terá uma edição no primeiro semestre e outra no segundo. 

Tire suas dúvidas sobre o Fies

O Ministério da Educação (MEC) divide o financiamento em Fies Fundo Garantidor (Juros Zero) e P-Fies. O programa do Governo Federal exige média de 450 pontos e nota acima de zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo ser utilizada qualquer edição a partir de 2010. 

Além da participação no Enem e pontuação mínima, o MEC exige renda máxima para que os candidatos possam se inscrever. O Fies limita a renda a 3 salários minimos, enquanto o P-Fies tem como teto cinco salários mínimos. 

Tópicos deste artigo

Datas do Fies 2020 - 2º semestre

  • Inscrições: 28 a 31 de julho
  • Resultado: 4 de agosto
  • Complementação das informações: 4 a 6 de agosto
  • Lista de espera: 4 a 31 de agosto

Saiba mais: Novo cronograma do Fies 2020/2 está definido

Mudanças

A partir da segunda edição de 2020, as modalidades do Fundo de Financiamento Estudantil deixam de ter suas seleções conjuntas (como eram realizadas desde 2018) e o P-Fies não usará mais o Enem como critério de avaliação dos candidatos.

Tornando-se independente, o P-Fies terá inscrições em qualquer período do ano, mas o MEC ainda não informou como será o processo de participação e seleção. Em relação ao valor da renda, o P-Fies deixa de ter a exigência de até cinco salários mínimos.  

A partir de 2021, a modalidade Fies Fundo Garantidor (Juros Zero) continuará com o Enem como seleção, mas a pontuação mínima exigida para a redação será de 400 pontos. 

Vagas e Cursos

O Fies terá 100 mil vagas em 2020. Apesar de presentes em todas as áreas, as oportunidades têm prioridades de regiões, cursos e conceitos em avaliações nacionais. 

  • Regiões Prioritárias

Mesorregiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), como Norte e Nordeste. 

  • Cursos prioritários

Cursos nas áreas de Saúde, Engenharia e Computação e licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior, o equivalente a 60% das oportunidades. 

ATENÇÃO: cursos a distância (EaD) NÃO são financiados pelo Fies.

  • Prioridade para cursos com melhores notas

A porcentagem de vagas varia de acordo com a pontuação que o curso tem em determinada instituição de ensino, nota definida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo os mais bem avaliados (nota 5) os cursos prioritários para o financiamento do Fies. 

  • Conceito 5: 35% das vagas
  • Conceito 4: 30% das vagas
  • Conceito 3: 25% das vagas
  • Cursos recém-autorizados: 10% das vagas

=> Transferência de Curso

Participantes que tiverem financiamentos no Fies e desejarem transferir o curso terão que comprovar desempenho no Enem igual ou superior a nota de corte da graduação para a qual querem mudar. A determinação do MEC é para limitar as transferências entre cursos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como se inscrever no Fies 2020?

A inscrição do Fies 2020 será realizada no site fies.mec.gov.br. É importante que o candidato tenha em mãos CPF e número de inscrição do Enem.

O cadastro do Fies requer o preenchimento de dados pessoais do candidato e renda dos membros da família, além da necessidade de escolher até três opções de cursos/turno/instituição para concorrer. 

Fui pré-selecionado! E agora?

Somentes os candidatos pré-selecionados na modalidade Fies Fundo Garantidor deverão completar as informações no site oficial, etapa não existente para o P-Fies. 

Depois, é necessário que todos os pré-selecionados (Fies e P-Fies) procurem a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação, dentro do prazo de cinco dias. 

Após validar a documentação na CPSA, o candidato selecionado tem 10 dias (após o 3º dia da validação) para procurar o banco parceiro do Fies para assinar o contrato. 

Dúvidas? Acesse a página do Fies no Brasil Escola, consulte o site oficial ou ligue para 0800 616161. 

Assista às nossas videoaulas