Fies 2019

Programa utiliza o Enem para selecionar candidatos que desejam financiar cursos de graduação.

Por Lorraine Vilela Campos
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
A+
A-
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019 é um programa do Governo Federal que utiliza a pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes que desejam financiar mensalidades de cursos de graduação oferecidos por instituições particulares de ensino superior. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fies: como usar o Enem para financiar seu curso

O Fies 2019 tem duas modalidades de financiamento disponíveis: Fies Fundo Garantidor (com juros zero) e P-Fies (com juros definidos pelos bancos). A divisão em categorias de financiamento estreou em 2018, o chamado "Novo Fies", contando com critérios específicos para cada modalidade, mas ambas com a exigência de participação no Enem (a partir de 2010) para a realização da inscrição. 

Datas do Fies 2019

O Fies tem duas seleções por ano, uma a cada semestre. A edição do primeiro semestre já encerrou. As inscrições da segunda edição do Fies 2019 serão realizadas de 25 de junho a 1º de julho, gratuitamente, pelo site fies.mec.gov.br . 

O inscritos poderão conferir o resultado do Fies 2019/2 em 9 de julho. O P-Fies contará apenas com uma chamada regular, enquanto o Fies Juros Zero receberá inscrições da lista de espera de 15 de julho a 23 de agosto

A complementação virtual das informações de inscrição dos pré-selecionados é uma etapa exclusiva do Fies Juros Zero. Esta fase será de 10 a 12 de julho.

Fies 2019/2

Inscrições: 25 de junho a 1º de julho
Resultado: 9 de julho
Complementação da inscrição (somente modalidade Fies Juros Zero): 10 a 12 de julho
Lista de espera (somente modalidade Fies Juros Zero): 15 de julho a 23 de agosto

Quem pode participar do Fies 2019?

O Fies é destinado aos candidatos que fizeram qualquer edição do Enem a partir de 2010. Além disso, é preciso que o estudante tenha média de 450 pontos no exame e nota acima de zero na redação. Pessoas que já têm curso superior também podem participar do Fies, desde que não estejam em dívida com o financiamento e preencham os requisitos gerais.

O Fies também tem uma renda máxima para que os candidatos possam participar:

Fies Fundo Garantidor (Juros Zero): renda de até 3 salários mínimos por pessoa da família

P-Fies: renda de até 5 salários mínimos por pessoa da família

Como fazer a inscrição no Fies?

A inscrição do Fies 2019 é feita apenas pelo site do FiesSeleção, o fies.mec.gov.br, a partir de login com CPF e senha. Confira abaixo os passos para se inscrever no Fies:

1º: acesse o site fies.mec.gov.br e clique em "Minha Inscrição" => "Primeiro Acesso";

2º: informe seu CPF e data de nascimento. O sistema encontrará o resultado do Enem e, caso o candidato tenha a pontuação mínima exigida, será solicitada a criação de uma senha para acesso ao login e um e-mail pessoal, endereço que receberá o link de ativação da inscrição; 

3º: acesse o e-mail cadastrado para consultar o link de ativação (verifique caixas de spam, quarentena ou similares). Siga as orientações do e-mail para a ativação de sua inscrição;

4º: retorne ao site do FiesSeleção, clique na opção "Já sou cadastrado" => informe CPF e senha cadastrados e preencha os dados pessoais;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

5º: preencha os dados dos membros da família e suas rendas na aba "Grupo Familiar". É preciso informar o CPF de todos os familiares com mais de 14 anos. Se a pessoa não tiver renda ou estiver desempregado, preencha com R$ 0,00. 

6º: selecione um grupo de preferência e escolha até 3 cursos que tenham vagas disponíveis pelo Fies 2019, levando em consideração o seu perfil e interesse. 

Cursos e Vagas

O Fies 2019 (Juros Zero) tem 100 mil vagas para serem preenchidas este ano, enquanto o P-Fies tem aproximadamente 450 mil vagas para todo o ano.

O Ministério da Educação (MEC) definiu algumas prioridades para a oferta de vagas pelo Fies 2019. Em relação aos cursos, as graduações prioritárias sofreram mudanças em relação ao último ano.

=> Regiões Prioritárias

Mesorregiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), como Norte e Nordeste. 

=> Cursos prioritários

Cursos nas áreas de Saúde, Engenharia e Computação e licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior, o equivalente a 60% das oportunidades. 

CLIQUE PARA AMPLIAR A IMAGEM

=> Melhores Notas = Mais Vagas

O percentual de vagas varia de acordo com a pontuação que o curso tem em determinada instituição de ensino, nota definida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo os mais bem avaliados (nota 5) os cursos prioritários para o financiamento do Fies. 

  • Conceito 5: 35% das vagas
  • Conceito 4: 30% das vagas
  • Conceito 3: 25% das vagas
  • Cursos recém-autorizados: 10% das vagas

Resultado do Fies

O resultado do Fies 2019/1 será publicado em 25 de fevereiro, sem horário definido, para todas modalidades do financiamento. O procedimento após a pré-seleção dos candidatos é diferente para Fies Juros Zero e P-Fies. Confira!

Fies Juros Zero

1º etapa: o candidato pré-selecionado no Fies tem que completar as informações no site, de 26 de fevereiro a 7 de março.

2ª etapa: após o complemento das informações, é preciso procurar Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação, dentro do prazo de cinco dias. 

3ª etapa: após a aprovação da documentação pela CPSA, o candidato tem 10 dias (após o 3º dia da validação) para procurar o banco parceiro do Fies para o fechamento do contrato. 

P-Fies

1ª etapa: o candidato pré-selecionado no P-Fies tem cinco dias para procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino para levar a documentação.

2ª etapa: após a validação da documentação pela CPSA, o pré-selecionado no P-Fies tem 10 dias (após o 3º dia da validação) para procurar os bancos para fechar o contrato.

Lista de Espera do Fies

Os candidatos que se inscreverem no Fies Juros Zero e não forem convocados poderão manifestar interesse pela lista de espera. A manifestação será de 27 de fevereiro a 10 de abril e os participantes precisam acompanhar a pré-seleção pelo site do FiesSeleção. 

Quando começa o pagamento das parcelas do Fies?

O estudante começa a pagar as parcelas do Fies (independente da modalidade) no primeiro mês após a terminar o curso, desde que o aluno tenha renda. Se não houver renda no momento, ou em algum outro período do pagamento, será cobrado o valor mínimo definido pelo regulamento. 

Qual o tempo máximo para pagar o Fies?

O prazo máximo para o pagamento do Fies é de 14 anos, levando em consideração a capacidade de quitação mensal do estudante. 

Mais informações sobre o Fies 2019 podem ser consultadas no site FiesSeleção.

Artigos Relacionados


Como funciona o Sistema Fies

Entenda como funciona e saiba como acessar o Sistema Fies. Para se inscrever, renegociar parcelas, aditar contratos ou outras atividades relativas ao Fies, o estudante precisa conhecer cada parte do Sistema Fies.

Fies 2019/2: resultado está disponível para consulta

O resultado do Fies 2019/2 já está disponível para consulta. Oferta do Fies foi de mais de 46 mil vagas.

Fies juros zero tem 100 mil vagas confirmadas para 2019

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019 terá oferta de 100 mil vagas anuais para a modalidade com juros zero. A informação faz parte de uma resolução publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) desta sexta-feira, 23 de novembro. 

Inscrições do Fies 2019/1 estão abertas

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019/1 foram abertas nesta quinta-feira, 7 de fevereiro, e vão até o dia 14/02. O candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média de 450 pontos e nota acima de zero na redação.

MEC anuncia cursos prioritários para o FIES 2019

O Ministério da Educação (MEC) publicou na edição de hoje, 20 de novembro, do Diário Oficial da União as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) para 2019.

Neora (Mais Estudo)

Empresa oferece bolsas de estudo em cursos de graduação, pós-graduação, idiomas e técnicos.

Onde posso usar as notas do Enem?

Confira onde e como você pode usar as notas do Enem. O desempenho no Enem pode te garantir uma vaga em universidade pública, uma bolsa de estudo, financiamento pelo FIES e até estudar em Portugal.

ProUni 2019

Clique aqui e saiba tudo sobre a edição de 2019 do ProUni, o Programa Universidade para Todos. As datas, como fazer a inscrição, quem pode participar, quais bolsas de estudo serão oferecidas e muito mais.